fbpx

Nós fomos preordenados na Pré-Existência?

preordenados

Quando falamos sobre preordenação na Igreja, nós tomamos o cuidado para diferenciar a palavra de “predestinação.” Quando fomos preordenados na vida pré-mortal nos foi dado uma prévia do que nós precisamos para servir de forma especial durante a mortalidade, mas isso não afeta o nosso arbítrio de nenhuma maneira.

Somos livres para guiar nossas vidas de qualquer maneira que parecer certa, e se formos espiritualmente diligentes, nos arrependermos, e fizermos escolhas para seguir em frente com fé, podemos cumprir aquilo que nós fomos preordenados a fazer. Se falharmos em cumprir o papel no qual fomos preordenados, outra pessoa será chamada por Deus para fazê-lo.

Nós sabemos que o maior entre nós, especialmente aqueles que se tornam líderes espirituais para administrar o evangelho verdadeiro, forem preordenados para essa tarefa. Como descrito no livro de Abraão, Abraão aprendeu que ele estava entre “os nobres e grandes” e que fora escolhido antes de nascer para ser um líder entre os homens, um profeta. Em Abraão 3:22-23, nós lemos:

“Ora, o Senhor mostrara a mim, Abraão, as inteligências que foram organizadas antes de o mundo existir; e entre todas essas havia muitas das nobres e grandes;

E Deus viu que essas almas eram boas; e ele estava no meio delas e disse: A estes farei meus governantes; pois ele se encontrava entre aqueles que eram espíritos, e viu que eles eram bons; e disse-me: Abraão, tu és um deles; foste escolhido antes de nasceres.”

Esta lição foi repetida para Joseph F. Smith em sua visão no Mundo Espiritual:

“[Eu vi] o Profeta Joseph Smith e meu pai, Hyrum Smith, Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodruff e outros espíritos preciosos que foram reservados para nascer na plenitude dos tempos a fim de participar no estabelecimento dos alicerces da grande obra dos últimos dias…

Mesmo antes de nascerem, eles, com muitos outros, receberam suas primeiras lições no mundo dos espíritos e foram preparados para nascer no devido tempo do Senhor, a fim de trabalharem em sua vinha para a salvação da alma dos homens.”

A maioria de nós não vamos nos tornar profetas. Então, nós fomos preordenados?

Arte: Walter Rane

A Preordenação para o Sacerdócio

Nossos líderes nos ensinaram que aqueles que possuem o sacerdócio foram preordenados a possuí-lo:

Alma ensinou a grande verdade que cada pessoa que possuí o Sacerdócio de Melquisedeque foi preordenado a receber esta santa ordem nos conselhos da eternidade na pré-existência. “E este é o modo pelo qual foram ordenados,” ele disse. Eles foram “chamados e preparados desde a fundação do mundo, segundo a presciência de Deus, por causa de sua grande fé e suas boas obras [enquanto viviam na pré-existência], sendo primeiramente [na pré-existência] livres para escolherem o bem ou o mal; portanto, tendo escolhido o bem e exercendo uma fé muito grande, são chamados com uma santa vocação, sim, com aquela santa vocação que lhes foi preparada com uma redenção preparatória e de conformidade com ela.” Deste modo, ele explica, os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque foram “preparado[s] desde a fundação do mundo” para seus chamados. O Senhor os preparou “de eternidade a toda eternidade segundo sua presciência em todas as coisas.” (Alma 13:3-9) (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, segunda edição.)

Mas há outras formas de preordenações? Todas as preordenações são centralizadas nos chamados da Igreja?

Outras Preordenações:

Ser escolhido para nascer na última dispensação

Muitos profetas mórmons nos falaram como nós fomos ordenados para nascer durante os últimos dias:

“Por quase seis mil anos, Deus os reservou para que surgissem nos últimos dias antes da Segunda Vinda do Senhor. Algumas pessoas vão cair, mas o reino de Deus permanecerá intocado para receber de volta o seu líder, sim, Jesus Cristo.

Embora esta geração seja comparável em iniquidade aos dias de Noé, quando o Senhor limpou a Terra com o dilúvio, há uma diferença importante desta vez. A diferença é que Deus reservou para a disputa final alguns de Seus filhos mais fortes, que ajudarão a fazer com que o reino triunfe”. 

Não pense o contrário – Vocês são uma geração eleita. Nunca se esperou tanto dos fiéis em um período tão curto de tempo como é esperado de nós.” (The Teachings of Ezra Taft Benson [1988])

Ser preordenado para ser um salvador no Monte Sião

Joseph Smith introduziu a ideia de nos tornarmos salvadores no Monte Sião ao fazer o trabalhar em favor de nossos parentes falecidos:

“Como eles se tornarão salvadores no Monte Sião? Construindo seus templos, erigindo suas fontes batismais e recebendo todas as ordenanças, batismos, confirmações, abluções, unções, ordenações e poderes de selamento sobre sua cabeça, em favor de todos os seus antepassados falecidos, redimindo-os para que possam surgir na primeira ressurreição e ser exaltados em tronos de glória com eles; e essa é a corrente que une o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais e cumpre a missão de Elias, o profeta. (…)” (De uma carta de Joseph Smith para os apóstolos servindo na Grã-Bretanha.)

Se ajudar a redimir os mortos nos faz salvadores no Monte Sião, da mesma forma nos faz redimir os vivos. Na edição de abril de 1973 da revista Nova Era, Gordon C. Thomasson disse o seguinte:

“De fato, nos é dito que ao levar o evangelho as pessoas e trazê-las ao arrependimento, por meio de genealogia e o trabalho no templo, e vivendo vidas cristãs, nós podemos nos tornar salvadores no Monte Sião. Ao dar sua vida livremente, Cristo, e somente Cristo, expiou por toda a humanidade.

Nós temos a oportunidade de ajudar outras pessoas a aceitar seu amor e sacrifício, o dom da expiação, e então ajudar na obra de exaltação da família humano, nos tornando salvadores no Monte Sião. Tornar-se um salvador por outras pessoas não é uma tarefa fácil. Se estudarmos a vida de nosso Salvador, se torna aparente que ele sofreu para ajudar seus irmãos e irmãs…Nos perguntamos se para nos tornamos como Cristo nós precisamos sofrer pelos outros em algum grau do sofrimento que ele teve por nós…Cada presente genuíno envolve um sacrifício por parte do doador. Uma disposição de sofre pelo bem de outros se a ocasião requerer.

O evangelho de altruísmo é um evangelho de serviço, não um serviço automático, mas um serviço amoroso. Não apenas doar até começar a ser incômodo e então parar, mas doar mesmo que doa, e continuar a doar por toda a eternidade, se necessário. Eu penso na agonia de uma mãe que vê seu filho mais novo, diagnosticado com esclerose múltipla, enfrentando uma vida de sofrimento e angústia. Esta mãe vê a perspectiva de doar muito por um filho que vai ser cada vez menos capaz de responder. O retorno é pouco, mas mesmo assim o amor é doado. Mas aquela mãe e sua família vão ter sua habilidade de servir e amar aumentada, ao mesmo tempo que seu filho aprende a aceitar ajuda e cuidados que vêm deles. E todos terão que perseverar até o fim.”

Há aqueles que se tornam salvadores no Monte Sião ao quebrar a corrente de comportamento destrutivo herdado por gerações em sua família. A primeira pessoa da família a se unir a Igreja, por exemplo, é um salvador no Monte Sião. A primeira pessoa a se abster de álcool em uma família com um histórico de dependência e álcool, a primeira pessoa a buscar educação, a primeira pessoa a criar uma família feliz e funcional.

Algumas preordenações são muito pessoais. Ao invés de ser um profeta dessa geração, você pode ser chamado para ajudar a salvar uma pessoa que de outra maneira poderia se perder.

Para o mundo, você pode ser só mais uma pessoa,

Mas para uma pessoa, você pode ser o mundo.

 

Fonte: MormonHub

Relacionado:

5 Coisas que Você Esqueceu Sobre sua Vida Pré-mortal

 

 

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *