fbpx

Vem e Segue-me – Tiago – “Se tendes falta de sabedoria”

Todas as semanas deste ano estamos postando artigos que visam apoiar o estudo do manual Vem e Segue-me. Nesta semana estudaremos o livro de Tiago, no Novo Testamento. 

Tiago era filho de Maria e José, e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo. Ele provavelmente serviu como bispo em Jerusalém, e mais tarde foi chamado ao apostolado (Gálatas 1:19). Em sua pequena carta ele trata de assuntos simples, mas muito significativos. De fato, a pequena passagem em Tiago 1:5 mudou a vida de todos nós, pois levou a Restauração do Evangelho de Jesus Cristo nestes últimos dias.

A lição desta semana inicia com essa reflexão:

“Algumas vezes apenas um único versículo da escritura pode mudar o mundo. Tiago 1:5 parece ser apenas um minúsculo conselho — se você precisa de sabedoria, peça a Deus. Mas, quando o jovem Joseph Smith, de 14 anos de idade, leu aquele versículo, “pareceu entrar com grande força em cada fibra de [seu] coração” (Joseph Smith—História 1:12). Assim inspirado, Joseph agiu de acordo com a admoestação de Tiago e buscou a sabedoria de Deus por meio da oração. E eis que Deus liberalmente deu, concedendo a Joseph uma das mais extraordinárias visitações celestiais na história humana — a Primeira Visão. Essa visão mudou o curso da vida de Joseph e conduziu à Restauração da Igreja de Jesus Cristo na Terra. Hoje todos nós somos abençoados pelo que Joseph Smith leu em Tiago 1:5 e colocou em prática.”

Fé exige ação

Tiago ensinou que a fé sem obras é morta. Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze, disse:

“A verdadeira fé se concentra no Senhor Jesus Cristo e sempre conduz à ação. A fé, como princípio de ação, é ressaltada em muitas escrituras que todos conhecemos muito bem.

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).

“Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago 1:22).

“Mas eis que, se despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo à prova minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé (…)” (Alma 32:27).

E a fé como princípio de ação é extremamente essencial ao processo de aprendizado e aplicação prática da verdade espiritual.” (“Aprender pela fé”, A Liahona Setembro de 2007)

Da mesma boca procede bênção e maldição

Tiago também ensinou sobre o poder da fala. Um dos melhores discursos baseados na passagem de Tiago 3 foi dado pelo Elder Jeffrey R. Holland. Ele disse:

“De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”.

Ora, isso foi muito direto! Evidentemente, Tiago não quis dizer que nossa língua é sempre iníqua, tampouco que tudo o que dizemos é “cheio de peçonha mortal”, mas fica claro que ele quis dizer que ao menos algumas coisas que dizemos podem ser destrutivas, até venenosas—e essa é uma acusação assustadora para um santo dos últimos dias! A voz que presta um profundo testemunho, profere orações fervorosas e canta os hinos de Sião pode ser a mesma voz que deprecia e critica, envergonha e rebaixa, inflige dor e destrói seu próprio espírito e o de outras pessoas no processo. “De uma mesma boca procede bênção e maldição”, lamenta Tiago. “Meus irmãos [e irmãs], não convém que isto se faça assim.”

Não será isso algo no qual todos podemos melhorar um pouquinho? Não será um ponto em que todos podemos tentar ser um pouco mais perfeitos?” (“A Língua dos Anjos, Conferência Geral abril de 2007)

O Elder Holland sugeriu então:

“Digam coisas positivas. Digam coisas animadoras, inclusive a respeito de si mesmos. Tentem não reclamar nem resmungar incessantemente. Dizem por aí que até quando a vida é um mar de rosas há quem reclame dos espinhos.”

Todos podemos melhorar neste aspecto.

Quais outros ensinamentos você gostou em Tiago?

Relacionado:

Vem e Segue-me: “O sumo sacerdote dos bens futuros” – Hebreus 7-13

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Confira como vai ficar o templo de Phnom Penh, Camboja
O que o Irmão de Jarede pode te ensinar sobre almas gêmeas?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *