fbpx

Vem e Segue-me: 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom

Para apoiar o programa de aprendizado da Igreja – “Vem, e Segue-me” – estamos publicando semanalmente comentários sobre a lição designada. Estamos estudando o Novo Testamento em 2019. Na lição de hoje, estudaremos as duas cartas que Paulo escreveu à Timóteo, Tito e Filemon.

Timóteo, Tito e Filemon

Paulo escreveu essa epístola a Timóteo, que o acompanhara em sua segunda viagem missionária (ver Atos 16:3). Depois dessa missão, Timóteo continuou a ser um fiel missionário e líder da Igreja (ver Atos 19:22; Filipenses 2:19) e um dos amigos em quem Paulo mais confiava (ver 1 Coríntios 4:17). Paulo disse que Timóteo era seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2). O pai de Timóteo era um gentio grego, mas a mãe e a avó materna eram judias fiéis que lhe ensinaram o evangelho e as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15).

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3). Paulo deu a entender que, como Timóteo era jovem, alguns membros duvidavam de sua capacidade de liderança (ver 1 Timóteo 4:12). Paulo pretendia ir ver Timóteo pessoalmente, mas não sabia se isso seria possível (ver 1 Timóteo 3:14; 4:13). Paulo escreveu essa epístola para ajudar Timóteo, que era um jovem líder da Igreja, a entender melhor as próprias responsabilidades.

A Segunda Epístola a Timóteo salienta a força que emana de se ter um testemunho de Jesus Cristo (ver 2 Timóteo 1:7–8). Além disso, contém a profecia de que nos dias de Paulo e Timóteo e nos últimos dias ocorreriam “tempos trabalhosos” (ver 2 Timóteo 3:1–7). Como forma de ajudá-lo a vencer as dificuldades, Paulo incentivou Timóteo a confiar nas escrituras e nos líderes da Igreja (ver 2 Timóteo 3:14–17) e a apoiar-se nas doutrinas verdadeiras (ver 2 Timóteo 4:2).

Em sua epístola a Tito, que era um líder da Igreja em Creta, Paulo o exorta a ensinar doutrinas sãs e a corrigir as pessoas com base nessas doutrinas. Além disso, aconselhou Tito a ensinar os santos a ser bons exemplos, ter esperança na redenção por meio da Expiação de Jesus Cristo e a continuar a praticar boas obras.

Paulo louvou a fé de Filemom e seu amor ao Salvador e aos membros da Igreja. Ele aconselhou Filemom a aceitar Onésimo, seu servo que havia fugido, de volta, mas como irmão no evangelho. (Fonte: Manual do aluno do seminário)

Fiz um vídeo comentando essa lição:

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Vem e Segue-me: Jesus Cristo, “o autor da eterna salvação” -...
3 verdades sobre a revelação que passaram despercebidas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *