fbpx

Os Mórmons Acreditam no Jesus Cristo da Bíblia?

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecidos como Mórmons) tem recebido muita atenção da mídia por causa da candidatura de Mitt Romney, um candidato Mórmon a presidência dos Estados Unidos. A publicidade tem sido tanto negativa quanto positiva; positiva porque as pessoas tem aprendido que os Mórmons são seres humanos normais que vivem suas vidas permeadas por fortes valores morais; e negativa porque algumas informações não correspondem com a realidade – um exemplo são as acusações de que os Mórmons não são cristãos. Como membro da Igreja SUD, eu testifico que eu sou um cristão e reconheço Jesus Cristo como o Salvador, Criador e Redentor do mundo.

Quais são as diferenças entre os Mórmons e as outras religiões quando falamos de Cristo?

Para responder a questão, os Mórmons acreditam no mesmo Jesus Cristo dos outros cristãos? A resposta é um enfático sim! Existem, porém algumas diferenças. Abaixo estão algumas delas:

Estátua CristoMuitos cristãos acreditam na trindade (A deidade como um único Deus de três personagens: o Pai, o Filho e o Espirito Santo). Os Mórmons, por causa das revelações modernas, sabem que a deidade (Pai, Filho e Espirito Santo) são três personagens distintos unidos em proposito (Doutrina e Convênios 130:22-23), o Filho sendo Jesus Cristo. Um exemplo do Pai e do Filho, descrito na Bíblia, como uma manifestação individual e independente é quando Jesus chama a Seu Pai da cruz dizendo: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito (Lucas 23:46). Mesmo acreditando que Cristo é o “Filho de Deus”, os Mórmons acreditam que Ele é eterno.

Acreditamos que o espirito de Cristo se reuniu ao Seu corpo quando foi ressuscitado. Um exemplo disto também é encontrado na Bíblia onde o Cristo ressuscitado disse aos Seus discípulos: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lucas 24:39).

Abaixo veja os detalhes a respeito das crenças Mórmons a respeito de Jesus Cristo em Seus diferentes papéis:

O Senhor Jesus Cristo como Salvador

O Presidente Boyd k. Packer (presidente do Quórum dos Doze Apóstolos) disse o seguinte a respeito de Jesus Cristo:

Quando o plano de salvação e felicidade (veja Alma 34:9) foi apresentado (veja Alma 42:5,8) [antes da fundação da terra], era requerido que alguém expiasse para prover redenção e misericórdia para todos aqueles que aceitassem o plano (veja Alma 34:16; 39:18; 42:15). O Pai perguntou: “A quem enviarei”? Aquele conhecido como Jeová voluntariamente e solicitamente decidiu responder: “Aqui estou, envia-me” (Abraão 3:27).

“Pai seja feita a Sua vontade e seja a Sua glória para sempre” (Moisés 4:2).

Assim Jeová recebeu o titulo de “Salvador”, Ele aceitou Sua missão divina, salvar os filhos de Deus de seus pecados, através da Expiação. No site oficial da Igreja SUD, aprendemos através do Guia de Estudo das Escrituras que “a expiação é sofrer a penalidade pelo ato de pecado, removendo assim os efeitos deste através do arrependimento do pecador e permitindo-lhe que se reconcilie com Deus”. Isto sabemos, “através da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva, pela obediência as leis e ordenanças do Evangelho” (Regras de Fé 1:3) – uma lista de declarações descrevendo treze crenças fundamentais das crenças Mórmons. E no verso, se não tem o dom da Expiação “esta corrupção não poderia revestir da incorruptibilidade” e “esta carne teria que apodrecer e desfazer-se em sua terra mãe, para não mais se levantar”, na verdade “é necessário haver uma expiação infinita” (2 Néfi 9:7).

O Senhor Jesus Cristo como o Salvador

Os Mórmons não somente acreditam que Jesus Cristo é o nosso Salvador, mas também acreditamos que nosso Pai instruiu Jesus Cristo a ser o criador, e, assim, “todas as coisas foram feitas por Ele, e sem ele nada do que foi feito, se fez” (João 1:3). Por isso, Ele ama todas as Suas criações, e Sua expiação, se estendeu a todas as coisas vivas. A Pérola de Grande Valor, no livro de Moisés, recebidas por revelação por Joseph Smith enquanto trabalhava na nova tradução do Genesis, diz o seguinte:

E eis que a glória de Deus estava sobre Moisés, de modo que Moisés permaneceu na presença de Deus e conversou com ele face a face. E o Senhor Deus disse a Moisés: Fiz essas coisas para meu próprio intento. Aqui há sabedoria e em mim permanece. E pela palavra de meu poder criei-as, a qual é meu Filho Unigênito que é cheio de graça e verdade. E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito. (Moisés 1:31-33)

E o Senhor Deus falou a Moisés, dizendo: Os céus, eles são muitos e são inumeráveis para o homem; mas são enumeráveis para mim, pois são meus. E como uma terra com seu céu passará, assim outra surgirá; e não há fim para minhas obras nem para minhas palavras. Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem. (Moisés 1:37-39)

O Senhor Jesus Cristo como o Filho de Deus

Como citado acima, as escrituras na Bíblia ensinam que Jesus Cristo é o Filho de Deus. João 3:16 declara: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Também temos a beleza da unidade que Cristo tem com o Seu Pai como declarada em Doutrina e Convênios 93:3: “E que eu estou no Pai e o Pai em mim; e o Pai e eu somos um”. João explica a idéia de ser um com Deus:

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:13-16)

As crenças Mórmons a respeito de Jesus como Filho de Deus não diminui Seu papel de Salvador e Redentor do mundo – de fato, nossa devoção a Ele prova que Ele é a parte central de nossa fé. E acreditamos que Sua igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Meu testemunho de Jesus Cristo

Eu sei que Jesus é o Cristo e que Ele vive! Eu sei que voluntariamente Ele deu a Sua vida por meus pecados. Eu sei que Ele ama cada um dos filhos de Deus, de um modo que não pode ser compreendido pela mente humana. Ele sofre quando sofremos. Ele se alegra quando nos alegramos. A despeito das complexidades deste mundo, Ele se importa com as coisas que nos importamos como: a morte de um ente querido, a perda da saúde, ou mesmo a tristeza de uma criança que perdeu um brinquedo. Ele é o nosso Senhor e O amamos.

Termino com uma citação que encontrei ontem, que abriu minha visão a respeito do relacionamento com Ele, feita por Bruce C. Hafen (ex-membro do Quórum dos Setenta):

Ele chorou, Ele que desceu abaixo de todas as coisas, Homem de dores, Ele tomou sobre Si todas as nossas mágoas. O ápice de sua capacidade infinita de alegria é o inverso, da profundidade de sua capacidade de suportar nossos fardos. Assim como a capacidade de sentir de nossos corações são ampliadas com as dores que vivemos em nossas vidas, assim também a nossa capacidade de sentir alegria também é ampliada. Então, quando o Homem de Dores transforma nossas experiencias amargas em doces, nossa alegria abunda e preenche os nossos corações com o que as escrituras chamam de “plenitude”. Quando aceitamos sem reservas sua Expiação e amor, o seu propósito para nós está totalmente satisfeito. Então saberemos que fomos feitos para isso. Então, vamos saber onde e por quê, e a quem, nós pertencemos. “Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta”. (Salmos 107:9) (The Belonging Heart, p. 315)

Recursos Adicionais:

Conheça mais sobre os Mórmons.

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *