fbpx

Os Atributos de Cristo

Jesus Lavando pés dos apóstolos

Atributos divinos dentro de nós

Os Mórmons, como são conhecidos os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, passam suas vidas tentando se tornar mais semelhantes ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.  Para se tornar mais semelhantes a Cristo, é preciso conhecer quais são estes atributos e trabalhar para estimulá-los. Cristo nos mostrou o caminho e sempre nos convida a segui-Lo, a fazer as coisas que O vimos fazer.  O único meio pelo qual podemos ter sucesso neste esforço é pedir Sua ajuda e usar a graça que Ele nos oferece gratuitamente, para que possamos desenvolver os atributos divinos que temos dentro de nós.

Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas (1 Pedro 2:21 ).

Os Mórmons acreditam que nossas escolhas nos moldam.  Cada escolha que fazemos nos aproxima ou afasta de Deus.  Ao usar o direito de escolha que Deus nos deu da maneira correta, Cristo nos concede bênçãos celestiais, Seus atributos.  Devemos começar com um desejo de agradar a Deus, de nos aproximar mais Dele.  Devemos nos humilhar e tornarmos ensináveis por intermédio do Espírito Santo.  Devemos ter o desejo de colocar nosso pecado sobre o altar e desistir deles e encaminhar em direção às coisas celestiais.

Fé em Jesus Cristo

O primeiro passo é ter fé em Jesus Cristo.  Precisamos aceitá-lo como nosso Salvador e Redentor e saber que Ele é o meio pelo qual voltaremos à presença de Deus.  A verdadeira fé sempre leva à ação.  Ao ampliarmos nosso conhecimento sobre os atributos de Cristo, devemos nos esforçar para incorporá-los em nossas vidas e a usá-los a serviço dos filhos de Deus.  A fé produz ações como o arrependimento, obediência aos mandamentos e prestar serviços (ver Pregar Meu Evangelho, 116).

Uma pessoa com uma verdadeira fé encontrará poder por intermédio da graça de Deus para sobrepujar seus desafios, para ampliar o conhecimento da vontade do Senhor e para encontrar a paz, mesmo quando o mundo estiver em confusão.  Podemos aumentar nossa fé lendo e buscando conhecimento nas santas escrituras e orando sinceramente a nosso Pai Celestial.  Podemos nos tornar sensíveis e aprender a agir de acordo com os sussurros do Espírito Santo.

Ao começarmos a ter fé, também começamos a ter esperança e é necessário ter uma para ter a outra.  Quando entendermos o que a expiação de Cristo pode fazer por nós, podemos desenvolver uma perfeita sensação de esperança de que poderemos ficar diante Dele um dia para receber sua aprovação, porque nos arrependemos e buscamos imitá-Lo  (ver Hebreus 6:10-20; Romanos 8:24-25).

Desenvolver Atributos Cristãos

Caridade

Cristo foi e é a personificação da caridade e amor.  A caridade é definida como o puro amor de Cristo.  Manifestamos caridade quando buscamos ver as pessoas ao nosso redor do mesmo modo que Deus as vê — como Seus filhos e filhas.  Este é um dom de Deus para o qual devemos orar diligentemente.  O profeta do Livro de Mórmon, Morôni, disse: “rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor” (Morôni 7:48).

A caridade, assim como a fé, leva a ação.  Os serviços que prestamos aumentam ainda mais nossa caridade.   (ver 1 Coríntios 13; 1 Timóteo 4:12; 2 Néfi 26:30.)

Virtude

A virtude “é um padrão de pensamento e conduta baseado em elevados padrões morais”.  A pessoa que é virtuosa sempre se afasta do que é mau e nunca compromete os mandamentos de Deus.  Ele é justo, honesto, bondoso, sincero e verdadeiro.  É preciso ser virtuoso para que o Espírito Santo habite com a pessoa, Porque o Espírito Santo não pode habitar locais impuros.  O Espírito Santo pode motivar a pessoa a aumentar sua virtude ainda mais, ajudando-a a tomar as decisões corretas a todos os momentos.

Conhecimento

Cristo entrou neste mundo como um bebê, assim como todos nós.  Ele foi ensinado do alto e aprendeu de graça em graça, linha sobre linha.  Ninguém possui Sua sabedoria e inteligência, mas podemos crescer em conhecimento.  O Senhor nos aconselhou a buscar conhecimento.  De fato, através de profetas modernos, o Senhor nos deu mandamentos de aprender sobre absolutamente tudo, ganhando conhecimento deste mundo e de coisas espirituais:

“Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á, para que sejais instruídos mais perfeitamente em teoria, em princípio, em doutrina, na lei do evangelho, em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus, que vos convém compreender;

Tanto as coisas do céu como da Terra e de debaixo da Terra; coisas que foram, coisas que são, coisas que logo hão de suceder; coisas que estão em casa, coisas que estão no estrangeiro; as guerras e complexidades das nações e os julgamentos que estão sobre a terra; e também um conhecimento de países e reinos” (D&C 88:78-80).

Paciência

Ao ler a Bíblia e o Livro de Mórmon, podemos ver como o Senhor é longânimo com as inadequações e até mesmo com as rebeliões de Seus filhos.   Se nossa fé for forte, podemos aprender a esperar o tempo de Deus, assim como Cristo fez.

Humildade

Embora Ele tenha sido a maior pessoa que já viveu nesta Terra, Cristo sempre foi verdadeiramente humilde.  Ele sempre se submeteu à vontade do Seu Pai.  A gratidão é um pré-requisito para a humildade.  Se não formos gratos, é muito difícil ser humilde e reconhecer as mãos de Deus em todas as coisas.  A humildade é necessária para confiar em Deus em todas as coisas.  Ao nos tornarmos orgulhosos, saímos do caminho do plano que Deus preparou para nós e fazemos decisões de nos tornar algo menor do que Ele quer que sejamos.

Diligência

Cristo nunca falhou em Sua obra, mas continuou com firmeza, servindo a todos.  Diligência é um esforço contínuo.  Ele é sincero e energético em fazer a obra de Deus.

Obediência

Embora Ele seja o Senhor, Cristo sempre foi perfeitamente obediente em fazer a vontade do Pai.  Há uma bela seção no Livro de Mórmon onde o Cristo ressuscitado visitou o povo e ministrou entre eles.  Várias vezes, Ele consultou o Pai em oração, para que a vontade do Pai fosse feita dentre este ramo dos israelitas.  Cristo continuou em mansidão e consultas frequentes com Seu Pai todo o tempo que ministrou a seu povo, deixando o exemplo para aplicar em nossas próprias vidas.

E depois de haver proferido estas palavras, ele também se ajoelhou e eis que orou ao Pai; e as coisas que disse em sua oração não podem ser escritas e a multidão que o ouviu deu testemunho. (3 Néfi 17:15).

E depois de haver proferido estas palavras, ele e a multidão testificou isso; e pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai (versículo 21).

E da mesma forma que orei entre vós, assim orareis na minha igreja entre o meu povo que se arrepende e é batizado em meu nome. Eis que eu sou a luz; eu dei-vos o exemplo (3 Néfi 18:16)

Recursos Adicionais:

Jesus Cristo no Mormonismo

Quais São As Escrituras Mórmons?

O Livro de Mórmon

Acesse o site www.mormon.org.br

 

http://youtu.be/Aqpvjsc6X8Y

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *