Antes de iniciar, devo deixar claro que embora o termo “mórmon” tenha sido amplamente usado no passado, o nome correto da igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Portanto, vou me referir aos membros desta Igreja como santos dos últimos, fazendo assim referência ao nome dela.
Dito isto, então, os santos dos últimos dias acreditam, sim, que Jesus retornará à Terra, assim como a maioria dos cristãos. Entretanto, existem algumas diferenças entre o que os membros da Igreja de Jesus Cristo e outras religiões acreditam que acontecerá nesse evento futuro.
A Segunda Vinda está próxima?
A Bíblia ensina que ninguém sabe o momento exato em que Jesus retornará. Apenas Deus sabe. Por esta razão, é importante estar sempre preparado para quando isso acontecer. Se estivermos preparados, não temos razões para nos preocupar quanto a isto, e não precisamos saber a data exata. Saber a data exata apenas nos encorajaria a procrastinar nosso arrependimento.
No entanto, Deus prometeu nos dar sinais da vinda do Salvador. Muitos destes sinais estão acontecendo atualmente, nos alertando de que a época está se aproximando. Alguns sinais são tristes e precisamos de fé para perseverar quando acontecerem.
O profeta do Velho Testamento, Daniel, disse que os últimos dias seriam tempos trabalhosos, maior do que qualquer coisa que o mundo já viu. As pessoas seriam indelicadas umas com as outras, a iniquidade cresceria, e haveria um aumento nos desastres e na fome. Os sinais também nos alertam para o acontecimento de grandes tempestades. Mateus 24:6-7 nos adverte que haverá muitas guerras.
No entanto, os santos dos últimos dias sabem que embora haja sofrimento, tribulações e calamidades profetizadas antes da Segunda Vinda, Deus também trará acontecimentos gloriosos. À medida que os últimos dias se aproximam, o evangelho de Jesus Cristo será pregado para todas as pessoas do mundo em seus próprios idiomas. Os membros da Igreja de Jesus Cristo enviam missionários a todos os lugares que podem entrar legalmente, e a Bíblia e o Livro de Mórmon estão ampliando a variedade dos idiomas em que são publicados. A tecnologia possibilitou que até os países onde a liberdade religiosa é restrita possam aprender mais sobre Jesus Cristo. Malaquias disse:
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:5-6)

Importância dos templos
Os membros da Igreja acreditam que esta escritura esteja se referindo ao trabalho no templo. A Igreja ensina que os casamentos e as famílias não devem terminar com a morte e o plano de Deus é para que as famílias vivam juntas para sempre. Isso pode acontecer quando os casamentos são realizados nos templos, mantendo os corações dos pais e dos filhos juntos para sempre.
Os santos dos últimos dias também acreditam que quando o tempo de o Salvador retornar estiver se aproximando, eles construirão uma cidade chamada Nova Jerusalém, localizada no Missouri, Estados Unidos. Esta cidade, juntamente com Jerusalém, é um dos lugares onde o Salvador governará após o seu retorno.
Purificar a Terra
Quando Jesus voltar, ele limpará a Terra, destruindo os iníquos, queimando as coisas corruptas e purificando a Terra por fogo.
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:31-34).
Esta escritura do Novo Testamento ensina que Jesus realizará o julgamento na Segunda Vinda. João, o Revelador, também falou sobre isto, nos dizendo que haverá um período de mil anos no qual Jesus Cristo governará.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição” (Apocalipse 20:4-5).

O Milênio
Estes mil anos mencionados na escritura anterior se chamam o Milênio. Nessa época, Jesus arrebatará os justos para estarem com Ele. Esta será uma época de alegria para os justos, que viverão na Terra sob o reino do Salvador, levando o trabalho de Deus adiante. Deus reservará essa época para todos os justos — não apenas os de uma única religião —, pois há pessoas justas em todas as crenças. Continuará a haver muitas religiões diferentes por um tempo, mas eventualmente todos reconhecerão Jesus Cristo e Sua Igreja.
A Primeira Ressurreição, que começou quando Jesus ressuscitou, terminará nesta época. Satanás perderá sua liberdade e não poderá influenciar as pessoas por mil anos. Haverá, como resultado, uma paz completa sobre a Terra. As guerras cessarão e os governos serão justos. Não haverá morte. Teremos a oportunidade de receber a verdade completa.
Os santos dos últimos dias, embora reconheçam as dificuldades que as pessoas enfrentarão antes do retorno do Salvador, não temem a Segunda Vinda. Todos os dias eles tentam viver como Cristo viveu, se espelhando Nele o máximo possível, e aguardam ansiosos o dia da vinda do Senhor Jesus Cristo.
Veja também:
- 4 sinais esperançosos da Segunda Vinda de Cristo
- Os erros e milagres por trás dessa pintura da Segunda Vinda
- 10 maneiras que o Presidente Nelson te convida a preparar-se para a Segunda Vinda
Sou mórmon e estou ansiosa pela segunda vinda de Jesus Cristo. Embora estejamos a passar por grandes e dolorosas experiências, reconheço e agradeço ao Senhor por estar viva e por essas dificuldades, pois entendo que elas são um valioso contributo para o nosso crescimento espiritual. Sou muito grata e feliz por ter o Evangelho de Jesus Cristo na minha vida.
Sou muito grata por minha família e pela expiação de Jesus Cristo.
A oportunidade que Deus me deu de poder seguir Cristo, foi a maior prova de amor que Ele me deu. Sou muito feliz pela oportunidade que tenho de ir ao Templo fazer as ordenanças pelos nossos antepassados e assim poder participar no Plano de Salvação de nosso Pai Celestial.
Amo meu salvador Jesus Cristo, sei que estamos vivendo os últimos dias e o senhor virá. Aguardo sua vinda anseio pelo momento de estar de joelhos diante dele. Ele é meu senhor eu sei que ele vive, o seu evangelho é maravilhoso, foi o fato mais importante que aconteceu em minha vida, sou muito feliz e grato por isso.
0.5
1
3.5