fbpx

666 – o número da Besta mencionado em Apocalipse – o que sabemos

O melhor título deste artigo seria: “666 – o número da Besta mencionado em Apocalipse – o que NÃO sabemos”! De fato não sabemos nada sobre isso, ou melhor, sabemos muito pouco. Sabemos que João, no contexto de sua visão nos últimos dias, viu que Satanás teria grande poder, e anotou o “número da besta” como sendo “666”.

Bem, há coisas que o Senhor decidiu não revelar, e o significado deste número é uma delas.

Teorias sobre o número da Besta

Há uma seita no México, denominada “Creciendo en Graçia” na qual seus adeptos tatuam o número 666 no corpo, como sinal de que serão protegidos e de que seguem o “Jesus Cristo Homem”. Este “Jesucristo Hombre” foi um influente pastor chamado “José Luiz”. Ele também se denomina o “anticristo”. Esse é um exemplo da grande confusão em torno do número 666.

Alguns sustentam ainda que o número da besta é o “www” usado na internet – outros que é a própria internet. Outros deduzem que é o sistema de códigos de barras dos produtos vendidos atualmente nesse mundo globalizado. E há também os que afirmam que é uma identificação secreta de algum credo ou grupo religioso. Há muitas outras hipóteses, algumas tão tolas e absurdas que são instantaneamente recusadas pela mente sã; e outras um tanto persuasivas e convincentes – mas todas carecendo de segura revelação e confirmação escriturística e profética. Todas elas, portanto, devem ser recusadas como explicações falsas e infundadas.

Talvez nem seja o número 666

Alguns especialistas que estudam pergaminhos antigos com textos do Novo Testamento sugerem que o número “666” pode não ser o número escrito por João. Um pergaminho descoberto em Oxyrhynchus, no Egito contém um texto fragmentário do livro do Apocalipse e usa o número 616 como o número da besta, em oposição ao usual 666. Alguns estudiosos argumentam que esse número é mais correto (Ver Metzger and Erhman, “The Text of the New Testament”, 61). É certo que com o grande número de papiros encontrados em Oxyrhynchus ou outros lugares, os estudiosos continuarão a fazer novas descobertas.

Mas seja 666 ou 616 – não temos nenhuma outra escritura ou declaração dos profetas explicando o significado do número.

Você e o mistério do número 666

O Profeta Joseph Smith ensinou que Deus não nos cobrará por aquilo que ainda não aprendemos:

“Declaro amplamente que, ao conceder uma visão ou imagem, um animal ou uma figura de qualquer tipo, Deus sempre dá uma revelação ou interpreta seu significado, pois, do contrário, não temos que responder por nossa crença na visão ou figura, se Deus não vos revelou ou interpretou o tema” (Ensinamentos de Joseph Smith, pg. 283)

Assim, com relação ao número da besta não fique tão preocupado. Algumas coisas Deus ainda revelará. E enquanto não o faz, temos que viver com aquilo que Ele já nos mostrou.

Caso você esteja ansioso para saber mais sobre esse mistério ou outro, saiba que Desu tem poder para revelar Seus mistérios, mas exige humildade e paciência. Na sua busca você deve evitar a confecção de hipóteses baseadas em fantasias e meias-verdades. Deus “concede aos homens segundo os seus desejos” (Alma 29:4), e Néfi é um bom exemplo. Ele disse que “aquele que procurar diligentemente, achará; e os mistérios de Deus ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo, tanto agora como no passado e tanto no passado como no futuro; portanto, o caminho do Senhor é um círculo eterno(1 Néfi 10:19).

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
amor
Os 5 idiomas do amor e diferença que podemos fazer ao ministrar
líderes da igreja
Como os líderes da Igreja estão nos preparando para a Segunda Vinda

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *