fbpx

Você sabe o que significam os nomes dos 12 apóstolos de Jesus Cristo?

Durante Seu ministério terreno, Jesus Cristo teve muitos seguidores (ver Lucas 10:1). Contudo, ele escolheu especificamente 12 homens para serem seus discípulos. A lista dos discípulos de Jesus Cristo é mencionada em Mateus 10:2-4, Marcos 3:16-19, Lucas 6:13-16 e Atos 1:13.

Os doze discípulos originais também são chamados de apóstolos, que vem do grego, “apóstolos”. Esta palavra refere-se a alguém que é enviado com uma comissão especial como representante totalmente autorizado do remetente, algo como um embaixador.

E foi exatamente isso que os apóstolos de Jesus Cristo fizeram, testificando Dele e ensinando Seu evangelho, além de servirem ao próximo. Hoje conheceremos um pouco mais sobre esses homens e veremos o que significavam seus nomes, entre outras informações.

Pedro

(Grego: Petros que significa “rocha”)

Pedro foi um dos discípulos de Jesus que mais se destacou. Ele era um porta-voz natural e também o líder da igreja primitiva.

Seu nome hebraico era Simão, o que era muito comum. Jesus o chamou de Kephas, um nome aramaico. João traduziu-o do grego “Petros”, que significa “rocha” ou “vidente” (João 1:40-42 – “tu serás chamado Cefas”).

Pedro era natural de Betsaida (João 1:44), era irmão de André e morava numa vila de pescadores: Cafarnaum (Marcos 1:29). Ele era pescador de profissão no Mar da Galiléia. E ele era um homem casado (Marcos 1:30, 1 Coríntios 9:5).

Tiago

(Grego: Iakobos que significa “Israel ou aquele que suplanta seu Irmão”).

Tiago era filho de Zebedeu (Marcos 4:21), irmão mais velho de João (Mateus 17:1), pescador de profissão. Dedicou-se a essas tarefas junto com seu irmão e pai no Mar da Galiléia, em parceria com Pedro e André (Lucas 5:10).

Ele foi o primeiro discípulo a ser martirizado (Atos 12:2) após a ressurreição de Jesus.

João

(Hebraico: Yohanan, que significa “Deus é gracioso”).

Também chamado de João, o Amado.João provavelmente foi discípulo de João Batista (João 1:35), depois conheceu Jesus (João 1:35-39) e foi chamado apóstolo (Mateus 4:21–22; Lucas 5:1–11).

Ele era irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Ele morava em Cafarnaum, na Galiléia, mas provavelmente era natural de Betsaida. Assim como Pedro, ele era pescador no Mar da Galiléia junto com seu irmão e pai (Marcos 1:19-20). Ele foi um dos três discípulos mais próximos de Jesus, os outros eram Pedro e Tiago.

André

(Grego: Andreas, que significa “viril”, “homem”).

Ele era irmão de Simão Pedro, morava em Cafarnaum como seu irmão e era pescador. Ele conduziu Pedro a Jesus (João 1:25-42).

Filipe

(Grego: Philippos, que significa “amante de cavalos”)

Ele era amigo íntimo de André e Pedro e natural de Betsaida (João 1:44). Jesus chamou Filipe como apóstolo perto de Betânia, onde João Batista estava pregando (João 1:43). Foi ele quem persuadiu e trouxe Natanael a Jesus (João 1:45-51).

Bartolomeu

(Grego: Bartholomaios que significa “filho de Talmai”).

Acredita-se que Bartolomeu e Natanael se refiram à mesma pessoa (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14; João 1:43–45).

Bartolomeu é mencionado em todas as quatro listas de apóstolos do Novo Testamento. Não há nenhuma outra referência a ele no Novo Testamento. Não se sabe muito sobre ele.

Tomás

(Aramaico: Te’oma que significa “gêmeo”).

Ele também foi chamado de “Dídimo” (João 11:16, 20:24, 21:2). Quando Jesus apareceu aos apóstolos após a Sua ressurreição, Tomé não estava com eles.

Mais tarde, quando os discípulos lhe contaram sobre a aparição de Jesus, ele não acreditou neles até que Jesus apareceu uma semana depois (João 20:24-29). Por esse motivo, ele foi chamado de “Tomé, o que duvidou”. Sua ocupação é desconhecida.

Mateus

(Grego: Maththaios que significa “dom de Deus”)

Ele também foi chamado de “Levi” (Marcos 2:14, Lucas 5:27). Era cobrador de impostos por profissão. Jesus o chamou para ser um de Seus discípulos, quando ele estava no banco de impostos públicos (Mateus 9:9, Marcos 2:14). Ele é creditado como o autor do evangelho de Mateus.

Tiago, filho de Alfeu

(Grego: Iakobos que significa “Israel ou aquele que suplanta seu Irmão”).

Ele também foi chamado de Tiago, o menor (Marcos 15:40). Ele era filho de Alfeu e provavelmente irmão de Mateus. Não se sabe muito sobre ele.

Judas Tadeu

(Hebraico: Yehudah que significa “louvado”).

Ele é mencionado em duas das quatro listas de discípulos de Jesus (Mateus 10:3, Marcos 3:18). Nas outras duas listas ele também é chamado de Judas, o Zelote. Nada mais se sabe sobre ele, além de sua menção nas duas listas.

Simão

(Hebraico: Shimon, que significa “ele ouviu”).

Também chamado de Simão, o Cananeu, Simão, o Zelote, ou Zelotes (Mateus 10:2-4).

Os Zelotes eram judeus com grande zelo pela lei. Eles rejeitaram a autoridade romana ou qualquer outra autoridade estrangeira e procuraram expulsar o Império Romano da Terra Santa. Ele pode ter se associado a esse grupo ou simplesmente ter grande zelo por Jesus Cristo e Seu evangelho.

Judas Iscariotes

(Hebraico: Yehudah que significa “louvado”)

Ele foi o discípulo que traiu Jesus. Seu sobrenome “Iscariotes” vem da palavra hebraica ish kerioth que significa “um homem de Kerioth”, um lugar no sul de Judá (Josué 15:25). O único apóstolo que não era galileu. Tesoureiro nomeado entre os discípulos (João 12:6, 13:29).

Depois de trair Jesus por 30 moedas de prata, ele ficou triste com suas ações e se enforcou (Mateus 27:5). Ele é sempre mencionado por último na lista dos apóstolos.

Bônus – Matias

(Hebraico: Mattityahu, que significa “dom de Deus”).

Quando Judas cometeu suicídio após trair Jesus (Mateus 27:3-10), os onze discípulos escolheram Matias como o décimo segundo apóstolo.

“E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual destes dois escolheste, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E lançaram-lhes sortes, e caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1: 23-26).

Fonte: Bibleseo

Veja também: Como são escolhidos novos apóstolos na Igreja de Jesus Cristo?

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *