fbpx

Contra Cristo: quem eram os fariseus?

Ao longo da vida de Cristo, Ele fez muitos inimigos. Fariseus, saduceus, escribas, anciãos, o Sinédrio, etc. Hoje vamos dar uma olhada mais de perto em quem são essas pessoas, no que elas acreditam, por que elas são importantes, e como elas se conectam.

Na época de Cristo, os romanos tinham o poder sobre a Palestina. Porém, Roma, em grande parte, permitiu que os judeus governassem a si mesmos.

O Sinédrio “governava como um tribunal judaico em questões religiosas, maneiras e lei em que os interesses Romanos não eram diretamente afetados.”

Em outras palavras, o Sinédrio em Jerusalém era essencialmente o supremo tribunal judaico. Lembre-se que naquela época não havia separação entre igreja e estado. Portanto, muitas vezes, os líderes religiosos também eram líderes civis. As leis religiosas eram leis civis.

A palavra “Sinédrio” vem da palavra grega synedrion. Mas na versão do Rei Tiago da Bíblia, não encontramos a tradução como “Sinédrio”, mas sim como “conselho”, o que faz sentido porque o Sinédrio era uma espécie de conselho.

Este conselho era tradicionalmente composto por 71 membros e liderado pelo sumo sacerdote do templo.

O Sinédrio

Quem eram os membros do Sinédrio? Eles são mencionados diversas vezes em todo o Novo Testamento. Por exemplo, em Mateus 26 diz:

“Então os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás. E consultaram-se juntamente para prenderem Jesus com ardil e o matarem.” Porque estas pessoas se encontram com o sumo sacerdote Caifás? Porque Caifás, o sumo sacerdote, é o líder do Sinédrio. O Sinédrio é composto por sacerdotes, escribas e anciãos”.

Os sumos sacerdotes líderes eram homens da tribo de Levi que trabalhavam no templo. “Os escribas… são às vezes chamados de advogados ou doutores da Lei no Novo Testamento. Eles desenvolviam a lei em pormenor e aplicavam às circunstâncias do seu tempo.”

O título “ancião” significa algumas coisas diferentes em toda a Bíblia, mas quando se trata do Sinédrio estes eram apenas homens bem respeitados e líderes comunitários, geralmente com uma idade mais avançada.

Sempre que lemos sobre os sumos sacerdotes, escribas e anciãos reunidos, podemos pensar no Sinédrio. Pense em oficiais judeus do governo.

Fariseus e Saduceus

Os membros do Sinédrio geralmente pertenciam a dois grupos ideológicos: os fariseus e os saduceus.

Quase se pode pensar nestes grupos como dois partidos religiosos opostos. Estas duas ideologias abordavam as escrituras de maneiras diferentes.

Os fariseus acreditavam que a lei oral, a tradição oral, era tão válida quanto a lei escrita. Eles eram mais populares entre as pessoas comuns do que os saduceus, mas os saduceus detinham a maioria no Sinédrio.

“Os saduceus eram o partido dos sacerdotes, famílias aristocráticas e comerciantes, os elementos mais ricos da população.”

Eles eram mais conservadores quando se tratava de escritura, apenas a escritura escrita era válida.

Uma curiosidade é que os saduceus não acreditavam em coisas sobrenaturais como ressurreição, anjos ou um pós vida, céu ou inferno. Já os fariseus acreditavam.

Estas doutrinas são uma espécie de coisa muito importante, então não é difícil entender porque estes dois grupos não se deram bem… até que pudessem unir-se contra um inimigo comum, como Jesus.

Os fariseus não gostavam de Jesus porque o viam como um herege. Cristo os condenou e desafiou suas tradições todas as vezes possíveis.

Os saduceus não gostavam de Jesus porque ele ensinava justamente sobre uma vida após a morte e ressurreição e realizava um monte de milagres sobrenaturais, algo que os saduceus não acreditavam que fossem possíveis.

E, claro, ele também interrompeu publicamente o seu pequeno esquema de vendas no templo.

Pode ser interessante: Você conhece bem o livro de Salmos?

Zelotes

E então temos outro grupo interessante para se estudar que eram os Zelotes

 Os Zelotes eram a resistência contra Roma. Eles se recusavam a apoiar o governo romano, e desprezavam os judeus que apoiavam este governo.

Naturalmente, eles não se davam bem com os saduceus e fariseus que podem não ter sido felizes com o governo romano, mas aceitavam e cooperavam.

Um ramo extremista dos Zelotes, chamado Sicarii (que significa homens da adaga), lutou contra Roma por meio de terrorismo e assassinato.

Uma curiosidade é que a palavra Sicarii vem do latim “sicarius”, que significa assassino. Pode ser que você esteja familiarizado com o termo espanhol para assassino, “sicario”, que deriva da mesma palavra latina.

Um dos discípulos de Cristo era conhecido como Simão, o Zelote. É possível que isto seja uma referência ao seu zelo pelo evangelho ou outra causa, ou ele pode ter sido associado aos zelotas ou até mesmo aos sicários. Há muito debate sobre esse assunto.

O julgamento

Como você sabe, Cristo foi traído pelo apóstolo Judas, e preso no jardim de Getsêmani. Mas o que talvez você não saiba é que ele não foi preso pelos romanos. Ele foi preso por oficiais do Sinédrio.

O soldado que teve sua orelha cortada por Pedro não era um soldado romano, ele era o servo de Caifás, o sumo sacerdote e líder do Sinédrio.

Só depois do falso julgamento de Cristo com o Sinédrio é que o levam a Pôncio Pilatos, o prefeito Romano responsável, para ser executado.

Há uma grande discussão sobre o poder do Sinédrio para executar pessoas legalmente, mas pelo menos no relato bíblico parece que no caso de Cristo, eles não poderiam ter feito o que fizeram, e por isso que eles envolveram os romanos na situação.

De qualquer forma, esperamos que este pano de fundo possa ser útil em seus estudos dos evangelhos e do Novo Testamento em geral.

Fonte: Saints Unscripted

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *