fbpx

A inspiradora história de conversão de uma espiã de guerra britânica

conversão espiã de guerra britânica

Era domingo de primavera em torno do meio da Primeira Guerra Mundial, quando Edith Papworth embarcou em um ônibus de dois andares em Londres. Um cartaz na porta de um grande edifício chamou a atenção: “A mensagem mórmon para o mundo”.

“Mórmon.”

A palavra soou conhecida . Os pais dela a avisaram para se desconfiar daquelas pessoas. Mas por alguma razão, ela não conseguia tirar o olhar daquele cartaz…

O trabalho como emissária secreta

A jovem de dezesseis anos havia se mudado recentemente para Londres para trabalhar no escritório de guerra. Embora tenha começado como datilóloga, logo Edith e outra jovem foram escolhidos para missões secretas: transportar mensagens militares para as forças britânicas na França ocupada pela Alemanha.

Os perigos estavam envolvidos. As duas receberam algumas regras para sua própria segurança. Mastiguem as mensagens e engulam-nas se forem capturadas pelos alemães. Não abram nem leiam as mensagens. Não falem com ninguém. Voltem para a sede de Londres o mais rápido possível.

Certo domingo, enquanto andava no ônibus de dois andares, Edith fez outra escolha de vida aventureira. Causaria seu desgosto e alegria. Traria provações e milagres. A curiosidade levou-a a sair do ônibus na parada seguinte e a voltar para aquele edifício.

O curioso edifício Deseret

Edith cautelosamente entrou no edifício que tinha o nome “Deseret” sobre ele. Ela encontrou cerca de 400 santos de toda Londres reunidos para uma conferência.

Ela viu as crianças a participarem das reuniões, pessoas de todas as idades sendo batizadas e bebês recebendo bênçãos.

Edith was especially delighted with the Latter-day Saints’ teachings on baptism.

Antes da sessão da tarde, ela conheceu um missionário de Utah chamado Élder Linford. Embora ela estivesse hesitante e cautelosa ao responder às perguntas do missionário, Edith ficou à vontade quando descobriu que eram primos de segundo grau. Ela aprendeu mais sobre em que os santos acreditavam, participou das reuniões e se viu “cheia do Espírito do Senhor”.

Um Natal sem a família

Embora fosse proibida por seus pais, Edith foi batizada n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apenas quatro dias antes de seu décimo oitavo aniversário.

O Natal estava chegando, e Edith queria passá-lo com sua família como ela fazia todos os anos. Então ela pegou o trem para casa e caminhou os mais de 3 quilômetros restantes tarde da noite na véspera de Natal. Ao entrar na casa quente, seu pai perguntou o que ela estava fazendo lá. Embora sua mãe tivesse implorado ao pai para deixá-la ficar, o pai de Edith disse-lhe para sair e nunca mais voltar.

Ela caminhou de volta para a estação de trem e esperou no frio até amanhecer.

Durante aquele Natal solitário em seu pequeno apartamento, Edith escreveu uma longa carta para seus pais expressando seu amor e agradecendo-lhes por dar-lhe uma infância feliz. Ela prestou seu testemunho e explicou que ela não poderia desistir de fazer parte da Igreja. Enquanto os meses passaram sem ouvir de seu pai, ela trocou correspondências com a mãe.

O Milagre do óleo consagrado

Depois de falar com o presidente James Gunn McKay, o Presidente da missão de Londres, Edith decidiu se mudar para Utah, pois ela “tinha o desejo de ir para Sião”.

Este processo foi interrompido quando seu pai curiosamente assinou a papelada necessária para o seu passaporte, mas depois alegou que ela tinha forjado as assinaturas. No final de um julgamento judicial, ela foi ordenada por um juiz a voltar para casa para a jurisdição de seu pai por um ano.

Durante esse tempo em casa, um médico encontrou um crescimento canceroso na garganta de Edith e disse-lhe que não havia nada que ele pudesse fazer. Determinada a sobreviver àquela provação, ela exerceu fé:

“Virei-me para o Presidente McKay e pedi-lhe para me enviar um recipiente de óleo consagrado, que ele enviou junto com uma carta afirmando que se eu tivesse fé suficiente, o óleo duraria tanto tempo quanto eu precisasse dele. Era um frasco muito pequeno, mas tomei uma colher cheia dele todos os dias durante semanas até que eu pudesse falar de novo e minha garganta não estivesse mais dolorida. Meu pai me viu tomar o óleo, mas não acreditava que poderia ajudar. Voltei ao médico e ele disse que um milagre tinha acontecido. O crescimento tinha desaparecido! Tomei mais uma colher de óleo e o recipiente estava vazio. No entanto, todo o tempo que eu precisei, o óleo tinha permanecido no recipiente”.

Um exemplo de fé e sacrifício

Edith Florence Papworth Weenig Tanner

Edith posteriormente conseguiu um passaporte e viajar para Utah. Lá, ela se casou com John Weenig e teve três filhos. Após a morte de John, ela se casou com Paul Leroy Tanner em 1964 antes de falecer vinte anos mais tarde com 84 anos de idade.

Sua coragem de ser fiel, mesmo quando as coisas ficaram difíceis é um exemplo para todos que conhecem a sua história. Ela procurou a verdade e sentiu o Espírito, permitindo-se ser guiada para onde ela precisava estar.

Quais histórias de conversão de membros de sua família você conhece? Qual é a sua própria história de conversão? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Como uma mulher Palestina encontrou a Igreja e arriscou sua vida para viver o Evangelho

 

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *