fbpx

Como o estudo de Apocalipse pode tornar seu Natal mais especial

registros

No programa Vem e Segue-me este ano estudamos o Novo Testamento, e estamos prestes a terminar o ano e o estudo desta escritura sagrada. As designações das últimas semanas abrangem o livro de Apocalipse, que está no final do Novo Testamento. E seu estudo coincide com o final do ano – onde temos a comemoração do Natal. Por mais que pareça estranho a princípio, o livro de Apocalipse pode tornar o seu Natal ainda mais especial. E eu vou dar algumas razões pra isso:

Um testemunho de Cristo

Natal é época para lembrar de Jesus Cristo. E o livro de Apocalipse foi escrito para testificar de Jesus Cristo. Embora muitas pessoas agem que João apenas tratou de tragédias e catástrofes em seu livro, isso não é verdade. A mensagem Dele é centralizada em Jesus Cristo – e como tal é cheia de esperança.
João cita vários nomes do Senhor Jesus Cristo nesses versículos. É uma boa introdução, pois ele escreve Apocalipse no nome e pelo nome de Cristo, que é a fiel testemunha. E, na verdade, essa daria uma boa explicação sucinta sobre o conteúdo de Apocalipse: “é um livro que fala sobre Cristo.”

Alguns nomes, títulos e expressões que se referem ao Salvador e suas respectivas explicações estão logo abaixo.

Jesus – nome dado por Maria a seu filho, por ordem do anjo Gabriel (Lucas 1:31).

Cristo – palavra grega, correspondente a Messias (hebreu) e significa “o ungido” (GEE “Jesus Cristo”).

Fiel Testemunha – Com seu poder onipresente e onipotente o Cristo, que é o Senhor, conhece todas as coisas e é a personificação da verdade. Ele não mente e não se desvia (Jeremias 42:5, Apocalipse 3:14 3 Néfi 27:18, GEE “Testemunha”)

Primogênito dentre os mortos – Cristo foi o primeiro a ressuscitar e também foi quem possibilitou vencermos a morte espiritual (2 Néfi 2:8, GEE “Morte Espiritual”)

Àquele nos amou – Cristo amou o mundo a tal ponto de entregar sua vida por nós. Através de seu sacrifício expiatório podemos ser perdoados e viver para sempre com Deus (GEE “Expiação, Expiar”).

Àquele que lavou nossos pecados – Jesus Cristo é o Redentor. Ele tomou sobre si nossos pecados, e pode nos tornar limpos e puros (GEE “Redenção, Redimido, Redimir”).

Àquele que nos fez reis e sacerdotes – Graças ao poder expiatório podemos herdar a Vida Eterna e tornarmo-nos co-herdeiros com Cristo (Ver “Apocalipse 2:26 – Poder sobre as nações”, pg. 84 e “Apocalipse 5:10 – Reis e Sacerdotes”, pg. 150).

Àquele que virá pelas nuvens – O Salvador voltará a Terra uma segunda vez. Mas na sua Segunda Vinda, virá na glória de um Deus (GEE “Segunda Vinda de Jesus Cristo”).

O Alfa e o Ômega – A primeira e a última letra do alfabeto grego representam que Cristo é infinito e eterno, além de possuir todo conhecimento e poder (GEE “Alfa e Ômega”).

Àquele que era, que é e que há de vir – O Senhor é o mesmo sempre (Hebreu 13:8)

O Todo-Poderoso – Ele tem todo poder (Mórmon 5:23).

Ponderar sobre esses títulos pode nos lembrar o verdadeiro significado do Natal.

Cristo está o Controle nestes últimos dias

Vivemos nos últimos dias – e o livro de Apocalipse trata em sua maior parte de eventos reservados para estes dias. Apesar de João mencionar muita coisa triste e que nos deixa alarmado – ele garante que Deus está no controle – e que no final, o Cordeiro vencerá.

Como prelúdio do grande final o evangelho será pregado a toda nação, tribo língua e povo (Mateus 24:14). “E depois [desse] testemunho vêm ira e indignação sobre o povo.Pois depois [do] testemunho [dos santos dos últimos dias] vem o testemunho de terremotos, que farão gemer a Terra em seu âmago; e homens cairão por terra e não poderão ficar de pé. E vem também o testemunho da voz de trovões e da voz de relâmpagos e da voz de tempestades e da voz das ondas do mar, arremessando-se além de seus limites.

E todas as coisas estarão tumultuadas; e certamente o coração dos homens lhes falhará; pois o temor tomará conta de todos. E anjos voarão pelo meio do céu, clamando em alta voz, soando a trombeta de Deus, dizendo: Preparai-vos, preparai-vos, ó habitantes da Terra; pois é chegado o julgamento do nosso Deus. Eis que vem o Esposo; saí para encontrá-lo. E imediatamente aparecerá um grande sinal no céu e todo o povo o verá juntamente.

E outro anjo soará sua trombeta, dizendo: Aquela grande igreja, a mãe das abominações, que fez com que todas as nações bebessem do vinho da ira de sua fornicação, que persegue os santos de Deus, que derramou seu sangue – aquela que se assenta sobre muitas águas e sobre as ilhas do mar – eis que ela é o joio da Terra; está amarrada em feixes; seus laços são fortalecidos, nenhum homem os pode desatar; portanto está pronta para ser queimada. E ele soará sua trombeta longa e fortemente; e todas as nações a ouvirão” (D&C 88:88-94).

Essa será a época em que muitos virão no nome de Cristo, dizendo: “Eu sou o Cristo”e enganarão a muitos. Nesses dias também se ouvirá de “guerras e rumores de guerras”; De fato “se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.” Nas palavras da revelação: “haverá terremotos também em diversos lugares e muitas desolações; e ainda assim os homens endurecerão o coração contra mim e levantarão a espada uns contra os outros e matar-se-ão uns aos outros” (D&C 45:33). Haverá ainda grande perseguição daqueles que seguem à Deus. Nesse tempo muitos irão se escandalizar, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E”por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:5-12).

Muitos sinais e maravilhas serão mostrados em cima dos céus e embaixo da terra (D&C 45:40). Entretanto alguns dirão que Cristo retarda sua vinda (D&C 45:26). Haverá fogo, vapores de fumaça e sangue (D&C 45:41). Além disso, uma praga terrível – uma doença desoladora cobrirá a terra (D&C 45:31)
Aqueles que temem ao Senhor estão lhe esperando (D&C 45:39). O Cordeiro aparecerá no Monte Sião “e, com ele, cento e quarenta e quatro mil, tendo o nome de seu Pai escrito na testa” (D&C 133:18).

“E aqueles que estiverem nos países do norte serão lembrados pelo Senhor; e seus profetas ouvirão sua voz e não mais se conterão; e ferirão as pedras e o gelo se derreterá diante deles. E erguer-se-á uma estrada no meio do grande abismo. Seus inimigos tornar-se-ão uma presa para eles; E nos desertos estéreis surgirão poços de água viva; e o solo ressequido já não será uma terra sedenta. E trarão seus ricos tesouros para os filhos de Efraim, meus servos. E as extremidades dos outeiros eternos estremecerão em sua presença.

E lá cairão e serão coroados de glória, sim, em Sião, pelas mãos dos servos do Senhor, os filhos de Efraim. E encher-se-ão de cânticos de alegria eterna. Eis que essa é a bênção do Deus Eterno sobre as tribos de Israel e a mais rica bênção sobre a cabeça de Efraim e seus companheiros. E também os da tribo de Judá, após sua dor, serão santificados em santidade perante o Senhor, para habitar em sua presença dia e noite, para todo o sempre.” (D&C 133:26-35)

símbolos

Símbolos nos ensinam muito mais

Nas escrituras vemos o uso recorrente de simbolismo. Os sinais e símbolos no evangelho estão nas ordenanças do sacerdócio, na vida dos profetas, nas parábolas do Senhor, nas alegorias que seus servos pronunciam, etc. Apocalipse é um grande livro simbólico. “Compreender os símbolos é a chave maior para a compreensão do livro [de Apocalipse].” (“Um Livro para os Santos”, O Novo Testamento – Doutrina do Evangelho Suplemento do Professor 1986 – pg. 164)
O Natal é cheio de símbolos também: a árvore de Natal, os sinos, as cores, o Papai Noel, etc. Muitos destes símbolos nos lembram o espírito de Natal. Podemos aprender muito ao ponderar as imagens do Natal. O mesmo se dá com os símbolos no livro de Apocalipse. Se ponderarmos e tentarmos entender a mensagem atrás dos símbolos aprenderemos muito mais.

As escrituras são escritas para levar-nos a Cristo (2 Néfi 25:26). João escreve Apocalipse por essa razão. A Expiação e a vida do Senhor são o principal tema nos símbolos do evangelho.

Relacionado:

Tenha espaço para Jesus Cristo neste Natal

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Elder Soares dedica o Templo de Arequipa Peru
Você sente que nada te faz feliz? Saiba como isso pode mudar

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *