fbpx

Santos trabalham e servem ao próximo depois de explosão em Beirute

Estamos no início do ano de 2021 e os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Líbano continuam a trabalhar com seus vizinhos para se recuperarem após a grande explosão no porto de Beirute em 4 de agosto de 2020.

Os sobreviventes do desastre estão tentando seguir em frente com suas vidas, apesar dos grandes desafios que enfrentam e do desânimo.

A explosão trouxe mais dificuldades para um povo que lida com hiperinflação e com a desvalorização de sua moeda.

O Líbano também enfrenta um aumento nas infecções por COVID-19 em um momento em que vários hospitais da cidade sofreram danos ou foram destruídos.

Apesar do tumulto, as pessoas estão fazendo o possível e ajudando umas as outras. Organizações não-governamentais estão trabalhando para fornecer alimentos, ajuda médica e abrigo temporário aos que necessitam.

Os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias, o braço humanitário da Igreja, doou quase 2 milhões de dólares em ajuda ao país e está trabalhando com parceiros locais para fornecer alimentos e medicamentos.

Os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias estão financiando vários outros projetos no Líbano, que incluem:

A MedGlobal, que forneceu suprimentos médicos para quatro hospitais locais e clínicas móveis. O dinheiro também foi usado para treinar profissionais de saúde a identificar pessoas com necessidades de saúde mental e encaminhá-los para tratamento.

O Projeto HOPE, que fez parceria com a Fundação Rene Moawad para fornecer suprimentos de saúde de emergência, incluindo 165 paletes de medicamentos, seringas, curativos, gaze e máscaras N95.

O International Medical Corps, que entregou suprimentos médicos a cinco centros de saúde em Beirute. A doação das instituições de caridade dos santos dos últimos dias também financiou 3.000 kits de higiene e sanitização para os usuários que vêm aos centros.

A Rahma Worldwide distribuiu cestas básicas e kits de higiene para 5.000 famílias afetadas pela explosão.

O Convoy of Hope está ajudando famílias deslocadas e idosos com alimentos, água e assistência médica. A doação dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias também apoia a remoção de entulhos e limpeza de casas em Beirute.

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, que está administrando um sistema de vale-alimentação para ajudar as famílias e as empresas locais a voltarem a funcionar.

Son of Man. Esta instituição de caridade dirigida pela freira cristã Madre Agnes patrocina uma cozinha central para moradores de rua e outras pessoas que precisam de refeições.

Além dos esforços de ajuda humanitária da Igreja, alguns santos dos últimos dias trabalham para ajudar seus vizinhos.

Beirute abriga um pequeno grupo da Igreja que se reúne em um andar de um prédio bem alto. Vários andares do prédio foram atingidos pela explosão, como a loja de varejo que fica embaixo da Igreja e os andares acima, mas as salas de reuniões da Igreja permaneceram intocadas.

Este pequeno milagre foi apenas uma das muitas ternas misericórdias do Senhor durante a explosão.

Danos causados pela explosão na loja do presidente Maroun Akiki.

O presidente do distrito, Maroun Akiki, administra uma loja que vende veículos. Ele estava sentado em sua mesa perto de grandes janelas quando ocorreu a explosão.

Vários detritos caíram ao seu redor, mas ele saiu ileso. Quando olhou para fora, viu destroços espalhados por toda parte e pessoas encharcadas de sangue que gritavam e corriam pelas ruas.

A esposa do presidente Akiki, Roula, estava com enxaqueca e sentiu que deveria esperar cerca de 10 minutos a mais do que o normal para ir buscar Maroun.

Ela estava em uma rodovia, com as janelas abertas, e o impacto da explosão empurrou seu carro por duas pistas. Ela se recuperou e continuou, ilesa e grata por não estar em uma área mais próxima da explosão.

A família Akiki trabalhou durante a maior parte da noite movendo os produtos da loja para uma área segura.

Após 21 dias de trabalho quase constante, o presidente Akiki, junto com outros funcionários, abriu a nova novamente e, felizmente, obteve lucro para manter sua renda.

“Ao contemplar os eventos, passei por grandes emoções, mas nós somos abençoados. Armazenamos alimentos em nossa casa, como nossa Igreja nos ensinou a fazer, e isso ajuda” disse Roula.

Milhares de pessoas em Beirute têm histórias semelhantes para contar. Eles agradecem a Deus enquanto compartilham sobre terem sido livrados de catástrofes pessoais por uma questão de minutos ou até segundos.

Mais de 200 pessoas perderam a vida. A explosão foi a terceira maior detonação não nuclear da história, e a maioria dos moradores concorda que o baixo número de fatalidades é um milagre.

Maroun e Roula Akiki na loja que ele administra depois da explosão.

A presidente da Sociedade de Socorro local, Somia Mohana, relatou que alguns membros sofreram pequenos danos em suas casas, mas ninguém no ramo ficou ferido.

Ela e outros líderes da Igreja levaram caixas de alimentos para os santos dos últimos dias e outras pessoas de suas comunidades.

Karim Assouad, ex-presidente do distrito, estava conversando com sua mãe e irmão pouco antes da explosão. Os três estavam sentados em frente à janela do apartamento que logo seria estilhaçada, mas decidiram ir embora.

Karim desceu até o estacionamento alguns minutos depois. Quando a explosão aconteceu, ele viu muito vidro caiu ao seu redor, e ouviu os gritos de algumas crianças que brincavam nas proximidades. Mas nenhum deles ficou ferido, nem Assouad.

“Temos que viver um dia de cada vez, tudo é incerto, instável. Mas sabemos como sobreviver aqui no Líbano” disse ele.

O presidente do ramo, Charbel Hatem, estava voltando para casa quando os explosivos detonaram. Ele disse que sentiu uma terrível concussão atingir sua cabeça, mas não se machucou.

Ao seu redor, no entanto, estava tudo um caos. Como líder voluntário de sua congregação, as próximas tarefas do Presidente Hatem foram entrar em contato com os membros da Igreja e seus vizinhos para determinar que tipo de ajuda eles precisavam e se certificar de que a receberiam.

“Graças a Deus, os membros estão todos bem, como membros da Igreja, todos nós oraremos pelo Líbano” disse ele.

Durante os dias seguintes a explosão, vizinhos ajudaram vizinhos. Jovens limparam ruas, removeram escombros e escoraram edifícios.

Em uma cidade conhecida por sua variedade de tradições religiosas, a unidade prevaleceu entre os vizinhos de todas as religiões.

Ahmud, um jovem sírio que vive em Beirute, estava cuidando do apartamento de um amigo perto do porto. Durante a explosão, ele saiu do chuveiro para um pequeno cômodo, o único cômodo do apartamento que não foi atingido.

Depois que conseguir controlar o pânico, ele abriu caminho pelo prédio para encontrar pessoas feridas que pudesse ajudar.

Lina, uma mulher muçulmana, mora em uma cidade nas montanhas a quase 16 quilômetros da explosão, mas as janelas de sua varanda explodiram. Ela se sentiu abençoada por ter sofrido apenas ferimentos leves, e agora todos os dias ajuda uma mulher que perdeu sua casa.

Rabia é uma católica maronita, que mora a apenas um quilômetro do porto de Beirute. Na tarde da explosão, ela e a irmã abriram as janelas em vez de ligar o ar condicionado.

A força da explosão atingiu seu apartamento como uma forte rajada de vento e as janelas abertas as pouparam de sofrer ferimentos graves. Ela se sente grata, mas a nova realidade é difícil de enfrentar. “Sentimos como se nossos sonhos tivessem sido tirados de nós”, disse ela.

A primeira reação da população de Beirute foi confusão e depois alívio, pois eles sentiram-se gratos por terem sobrevivido.

Porém, dias difíceis os esperam no futuro, com milhares de pessoas que ainda estão desabrigadas e enfrentam a alta taxa de desemprego. Para piorar a situação, muitos bancos quebraram e as pessoas perderam suas economias.

“Nossos corações estão com o povo do Líbano durante este momento difícil”, disse Boyce Fitzgerald, Gerente dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias.

“Somos gratos pelas generosas doações aos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias, que possibilitam que ajudemos aqueles que necessitam. Nossos parceiros já fizeram entregas de suprimentos essenciais para milhares de pessoas, e esse trabalho irá continuar”.

Fonte: Sala de Imprensa – Oriente Médio

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *