fbpx

Nova conexão entre a palavra de sabedoria e o câncer

Para a longa lista de bênçãos da palavra de sabedoria, os membros da Igreja agora podem adicionar “saúde para o esôfago”.

O periódico acadêmico Annals of Internal Medicine divulgou um estudo que mostra que o consumo de chá quente combinado com tabaco e álcool aumenta radicalmente o risco para câncer de esôfago.

Estudo observacional examinou 456.155 indivíduos com idades entre 30 e 79 em 10 áreas em China. Os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo por um período de 9 anos para controlar o seu risco para câncer de esôfago. Encontraram 1731 casos.

“Entre as pessoas que regularmente fumaram cigarros e bebiam pelo menos uma bebida por dia, o chá quente estava ligado a um cinco vezes maior risco de desenvolver câncer de esôfago, em comparação com aqueles que não tinham nenhum desses três hábitos”, afirmou a TIME.

Os pesquisadores acreditam que consumir chá quente pode danificar o tecido do esôfago, tornando-o mais suscetíveis aos perigos do tabaco e álcool. A “formação de compostos inflamatórios” resultantes de um esôfago irritado poderiam explicar o maior risco, a TIME relata.

Mas chá preto não é a bebida quente na berlinda. Em 2016, a Lancet Oncology salientou que o café também pode aumentar o risco para alguns tipos de câncer.

Constatações do estudo

Em cada um desses estudos, não foi concluído que a composição química nem do café nem do chá é que os torna prejudiciais, mas suas temperaturas de consumo extremamente quente.

Verdadeiramente “bebidas quentes não são para o corpo nem para o ventre”.

Este estudo revela também uma outra verdade: a palavra de sabedoria é muito mais eficaz quando a seguimos com exatidão. Os benefícios para a saúde vêm quando nos abstemos não de uma determinada substância, mas de todas eles ao mesmo tempo.

Felizmente, como santos dos últimos dias, não precisamos depender dos caprichos da ciência para ditar nossas escolhas alimentares. Nem devemos confiar em descobertas científicas para fundamentar nossa crença. Houve e sempre haverá épocas em que a ciência moderna e os princípios baseados na fé estão em desacordo.

Em vez disso, podemos conduzir nossas próprias experiências seguindo a palavra de sabedoria para testemunhar a abundância de bênçãos que vêm com ela.

Vamos comemorar!

Escrito por Anessa Rogers e publicado em Mormonhub.com.

Relacionado:

https://mormonsud.net/temas/para-refletir/so-uma-bebida-ja-e-prejudicial/

| Inspiração
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
tiroteio
Duas estudantes mórmons entre as vítimas do tiroteio em escola nos...
Líderes das mulheres
Líderes mórmons das mulheres participam de conferência mundial...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *