fbpx

O que é preciso fazer para alcançar a exaltação?

No artigo anterior falamos sobre a diferença entre salvação e exaltação. 

Hoje, no entanto, vamos falar sobre o que é necessário para alcançarmos a exaltação. Mas antes disso, vamos nos relembrar o que nos diz o Manual – Princípios do Evangelho, sobre a exaltação:

“Exaltação é vida eterna, o tipo de vida que Deus vive. Ele habita em grande glória, é perfeito, possui todo o conhecimento e toda a sabedoria. É o Pai de filhos espirituais e é um criador.

Podemos tornar-nos como o Pai Celestial, e isso é exaltação. Se provarmos nossa fidelidade ao Senhor, viveremos no mais alto grau do reino celestial e seremos exaltados para viver com nosso Pai Celestial em uma família eterna. A exaltação é o maior dom que o Pai Celestial pode dar a Seus filhos (ver D&C 14:7).” [1]

Reforçando: ser exaltado é ter o mesmo tipo de vida que Deus tem.

avô

Como então podemos alcançar a exaltação? O que é necessário fazermos para merecermos o maior dom que o Pai Celestial pode nos dar?

O momento de cumprir as exigências para a exaltação é agora (Alma 34:32–34). O Presidente Joseph Fielding Smith disse:

“A fim de obter a exaltação, temos que aceitar o evangelho e todos os seus convênios; e tomar sobre nós as obrigações que o Senhor oferece; e andar na luz e entendimento da verdade; e viver ‘de toda palavra que sai da boca de Deus’” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 43).

Para sermos exaltados, precisamos primeiro ter fé em Jesus Cristo e perseverar nessa fé até o fim da vida. Nossa fé em Cristo deve ser tal que nos leve ao arrependimento e nos faça obedecer aos Seus mandamentos.

Ele nos ordena que recebamos as seguintes ordenanças:

  • Precisamos ser batizados.
  • Precisamos receber a imposição das mãos para ser confirmados como membros da Igreja de Jesus Cristo e receber o dom do Espírito Santo.
  • Os homens precisam receber o Sacerdócio de Melquisedeque e magnificar seus chamados no sacerdócio.
  • Precisamos receber a investidura do templo.
  • Precisamos casar para a eternidade, quer nesta vida ou na próxima.

Além das ordenanças exigidas, o Senhor ordena todos a:

  • Amar a Deus e nosso próximo.
  • Guardar os mandamentos.
  • Arrepender-nos de nossos erros.
  • Pesquisar nossos parentes falecidos e receber as ordenanças de salvação do evangelho por eles.
  • Assistir às reuniões da Igreja tão regularmente quanto for possível para renovar nossos convênios batismais tomando o sacramento.
  • Amar nossos familiares e fortalecê-los nos caminhos do Senhor.
  • Realizar orações familiares e individuais todos os dias.
  • Ensinar o evangelho a outras pessoas por preceito e exemplo.
  • Estudar as escrituras.
  • Ouvir as palavras inspiradas dos profetas do Senhor e obedecer a elas.

Por fim, todos precisam receber o Espírito Santo e aprender a seguir Sua orientação em nossa vida pessoal.

intimidade

O casamento eterno é uma chave para a exaltação

Em Doutrina e Convênios 131:1-4 lemos:

“Na glória celestial há três céus ou graus; E para obter o mais elevado, um homem precisa entrar nesta ordem do sacerdócio [que significa o novo e eterno convênio do casamento];

E se não o fizer, não poderá obtê-lo.

Poderá entrar em outro, mas esse será o fim de seu reino; ele não poderá ter descendência.”

Ou seja, para alcançarmos a exaltação é necessário que sejamos casados, tanto para essa vida quanto para a eternidade. O casamento poderá ocorrer tanto nesta vida quanto na próxima.

ler as escrituras em isaías

Perseverar até o fim

O Senhor disse: “E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus” (D&C 14:7). O Presidente Joseph Fielding Smith disse:

“Se continuarmos em Deus, isto é, guardarmos Seus mandamentos, O adorarmos e amarmos a Sua verdade, então tempo virá em que seremos embebidos na plenitude da verdade, a qual se tornará mais e mais brilhante até o dia perfeito” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 36)”

O Profeta Joseph Smith também ensinou:

“Quando subimos uma escada, somos obrigados a começar de baixo e subir degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os princípios do Evangelho — devemos começar com o primeiro, e continuar subindo até que tenhamos aprendido todos os princípios de exaltação.

Mas só muito tempo depois de termos passado pelo véu é que os aprenderemos. Não compreenderemos tudo neste mundo; teremos muito trabalho para aprender nossa salvação e exaltação, mesmo depois da morte” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 280).

Joseph Smith ensinou:

“O primeiro princípio do evangelho é conhecermos com toda a certeza o caráter de Deus.(…) Ele já foi um homem como nós; (…) o próprio Deus, o Pai de todos nós, habitou sobre uma Terra, tal como o próprio Jesus Cristo o fez” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, comp. por Joseph Fielding Smith, 1976, p. 336).

O Pai Celestial conhece nossas provações, nossas fraquezas e nossos pecados. Ele tem compaixão e misericórdia de nós e deseja que sejamos bem-sucedidos como Ele foi.

Imaginem a alegria que cada um de nós terá quando voltarmos ao Pai Celestial e pudermos dizer:

“Pai, fiz tudo de acordo com a Tua vontade, fui fiel e guardei todos os Teus mandamentos. Estou feliz por voltar para casa”. Então, nós O ouviremos dizer: “Bem está, (…) sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25:23).

Referências

[1] Princípios do Evangelho – Exaltação

Relacionado:

Qual a diferença entre salvação e exaltação?

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Igreja anuncia ajustes nas normas do templo por meio de nova carta
Por que não devemos "pagar na mesma moeda"?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *