fbpx

O motivo pelo qual NENHUMA revolução se aproxima no “Mormonismo”

Esse texto rebate diretamente outro, publicado aqui mesmo no mormonsud.net, chamado “A Revolução Que Se Aproxima Dentro do Mormonismo“.

O mormonsud.net é uma iniciativa que pretende compartilhar pensamentos e considerações sobre o universo mórmon. Não é um site oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Neste sentido, os diversos autores que escrevem para o mormonsud.net expressam sua opinião, enfocando diferentes aspectos doutrinários, culturais e históricos que envolvem os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Alguns dos escritores do mormonsud.net não produzem conteúdo original, mas tão somente traduzem conteúdo de outro dioma, notadamente o inglês. É o caso do texto que citei acima. O texto foi publicado no site  GREGTRIMBLE.COM e traduzido por meu amigo Rafael Sales, a quem tive a honra de instruir quando eu trabalhava no Centro de Treinamento Missionário.

O texto teve uma repercussão grande, e é um dos mais lidos do nosso blog. Foi publicado em março de 2017, quando eu estava afastado do mormonsud.net (havia pedido licença por questões acadêmicas). Porém, alguns dias depois da publicação, fiz um comentário no blog e nas redes sociais. Esse comentário, que coloco mais abaixo, foi motivado não apenas pelo texto original, mas pelos diversos comentários míopes que ele ocasionou. De fato, alguns aproveitaram o texto para atacar a Igreja, seus membros e seus líderes.

O problema do artigo não é apenas o título – que usa uma isca para atrair leitores (sem falar no uso descontinuado do termo “mormonismo”). O artigo em si é problemático, quando expressa uma visão distorcida da realidade da Igreja – pelo menos a realidade como percebida pela esmagadora maioria de membros.

O autor faz previsões que, para ele, são parte de uma revolução próxima. Para ele não existe amor abundante entre os membros – e um dia isso acontecerá. Entretanto me parece que na vontade de criticar e de antever um futuro melhor, ele olha além do marco e tropeça com aquilo mesmo que ele anela por exterminar: julgamentos. Sim, ele coloca todos os santos dos últimos dias dentro de saco e os julga – dizendo que não são bons discipulos e  que devem melhorar rapidamente.

Embora as pessoas sejam imperfeitas, e cometam erros, às vezes sérios. A maioria das irmãs ministradoras são com anjos na vida de outras pessoas, a maioria dos missionários são fiéis e usam eficazmente as escrituras, a maioria das reuniões na Igreja trata de pessoas e não de números, os líderes não se consideram como superiores. A religião não é “metódica”, seja lá o que o autor quis dizer com isso. Ela é pura e verdadeira – e socorre os órfãos e as viúvas.

Por tudo isso, e mais, dei a seguinte resposta:

“Eu não gostei do artigo. Eu não acho que uma “”revolução se aproxima dentro do mormonismo”. A Igreja permanece “independente, acima de todas as outras criaturas abaixo do mundo celestial” (D&C 78:14). A cultura dos membros da Igreja varia, e é mais ou menos influenciada pela cultura do mundo – mas a maioria dos membros da Igreja vivem os mesmos princípios e padrões ensinados desde à época de Joseph Smith. Não há novidade quanto a isso. Somos o sal da Terra e a Luz do Mundo – e nosso sabor e brilho continuam em constante (e às vezes silencioso) crescimento. Não há nenhuma drástica mudança se aproximando.
A comparação do autor com os fariseus é descabida. A compreensão que o mesmo demonstra sobre o ministério do Salvador é fraca. Só para dar um exemplo: o Senhor não ministrou a todos durante Sua mortalidade. Ele foi enviado especificamente a um povo (Mateus 15:24).
A maioria dos membros não são preconceituosos. A maioria dos membros recebem bem todas as pessoas. A maioria dos membros destoa da visão que o autor desejou passar.
Lembrando que o Rafael Sales, que fez um ótimo trabalho de tradução, não é o autor do texto.”

Para terminar, gosto muito a seguinte citação do Profeta Joseph Smith:

“Está alçado o Estandarte da Verdade; não há mão ímpia que possa obstar o progresso da obra; perseguições poderão campear, turbas se reunir, exércitos se congregar, a calúnia difamar, mas a verdade de Deus seguirá avante com destemor, nobreza e independência, até ter penetrado todo continente, visitado cada clima, varrido cada país e soado em todo ouvido, até que os propósitos de Deus sejam atingidos e o Grande Jeová diga que a obra está concluída.”

Essa citação coloca a Igreja e seu destino no devido lugar. Nossa opção é participar ativamente ou observar o cumprimento destas palavras. Mas não podemos impedir ou constranger a glorioso caminho traçado para Sião.

A verdadeira revolução acontece em cada pessoa, em cada coração – e não na Igreja de Jesus Cristo coletivamente. Foi Ele quem estruturou Sua Obra e ninguém poderá distorcer seus padrões ou comprometer suas diretrizes. A obra Dele não precisa de uma revolução, uma drástica mudança alterando substancialmente suas características.

 

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
páscoa centralizada em Cristo
Como minha família comemora uma Páscoa centralizada em Cristo
famílias e vida após a morte
O que o Livro de Mórmon ensina sobre a vida após a morte?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *