fbpx

Lições importantes que aprendemos com 5 mães do Velho Testamento

Quando penso em lições importantes que aprendemos das escrituras, profetas como Leí, Néfi, Mórmon, Moisés, Noé e Adão vêm à mente primeiro. Adoro histórias sobre profetas e as verdades que aprendemos com eles.

Mas quando se trata de mulheres nas escrituras, muitas vezes senti que há exemplos menores para tirar proveito. Isso é compreensível – as escrituras foram escritas em um tempo e lugar diferentes, então não é surpreendente que não saibamos tanto sobre as mulheres desses períodos.

Dito isso, vamos dar uma olhada mais profunda nas mulheres das escrituras e ver o que podemos aprender com elas. Especificamente, pesquisei as mães das escrituras – e fiquei chocada com quantas encontrei.

É impossível falar todas elas aqui, mas espero que esta análise de cinco mães do Velho Testamento possa encorajar todos nós a procurar mais intencionalmente por mulheres nas escrituras e apreciar o que suas histórias podem nos ensinar.

Eva

Em seu discurso da sessão das mulheres da conferência geral de outubro de 1987, intitulado “Lições de Eva”, o presidente Russell M. Nelson falou sobre como Cristo criou a Terra sob a direção do Pai Celestial. Falando sobre a importância da mulher, ele disse:

“Como Miguel, Adão fez a sua parte. Ele tornou-se o primeiro homem. Mas, apesar do poder e da glória da criação até aquele ponto, o último elo na cadeia da criação ainda estava faltando. Todos os propósitos do mundo e tudo o que estava no mundo seriam reduzidos a nada sem a mulher – a pedra angular do arco do sacerdócio da criação.”

O uso da palavra pedra angular pelo Presidente Nelson é significativo, pois essa descrição é frequentemente usada para o Livro de Mórmon, para expressar sua grande parte no evangelho de Jesus Cristo.

Para entender melhor o que é uma pedra angular, vamos olhar para a definição de Merriam-Webster, que chama a pedra angular de “a peça em forma de cunha na coroa de um arco que trava as outras peças no lugar”.

Pensar em Eva dessa maneira é especialmente poderoso. Sem ela, a “mãe de todos os viventes” e a “primeira de todas as mulheres” (Moisés 4:26), o propósito do mundo e tudo nele teria desmoronado. Mas como parte central do arco, a criação dependia dela e, por causa dela, o plano de salvação poderia avançar.

O exemplo de Eva pode mostrar às mulheres hoje como elas são integrantes do plano de salvação. Sejam solteiras ou casadas, com ou sem filhos, há muitas maneiras pelas quais as mulheres podem ser a pedra angular de suas próprias esferas.

Ao serem um suporte para aqueles ao seu redor ou o centro sobre o qual os outros podem se apoiar, as mulheres ajudam o plano de Deus a progredir.

Agar

Agar era uma serva egípcia de Sara, que foi dada a Abraão para gerar um filho quando Sara não pôde ter filhos. Quando Agar concebeu, surgiram sentimentos ruins entre ela e Sara, e Agar fugiu.

Em um artigo do LDS Living, a autora Chelsea Hayden descreve a cena:

“Neste momento sombrio, quando Agar deve ter se sentido completamente invisível, o Deus de Abraão se manifestou e explicou que havia ouvido seus clamores. A espantada serva, não mais invisível, deu-lhe o nome ‘Deus que me vê’”.

Hayden observa que Agar deve ter se sentido especialmente invisível como empregada doméstica, estrangeira, mulher e fugitiva, e que era “duvidoso que ela esperasse encontrar ajuda enquanto vagava por esse deserto desolado”.

E ainda assim Deus a viu quando ela se sentiu mais invisível. Na verdade, não apenas Deus a viu, mas Ele posteriormente prometeu fazer de seu filho Ismael “uma grande nação” (Gênesis 21:18), o que Ele realmente fez.

A história de Agar serve como um lembrete hoje para confiar em Deus mesmo quando sentimos que estamos vagando em nossos próprios desertos pessoais, e para acreditar que Ele não apenas cumprirá as promessas que nos fez, mas que Ele fará isso em uma escala maior do que podemos imaginar agora.

Veja também: Por que a Mãe Celestial é essencial?

Sara

O capítulo 11 de Hebreus lista muitas pessoas de grande fé: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés e Sara.

Sara é uma das duas mulheres mencionadas no capítulo, juntamente com a prostituta Raabe, que ajudou a esconder dois espiões em Jericó e cuja coragem ajudou a salvar ela e sua família quando a cidade de Jericó caiu. Mas o que as escrituras dizem sobre a fé de Sara? No versículo 11, lemos:

“Pela fé, também a própria Sara recebeu o poder de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.”

Pode ser difícil para nós entender algumas das ações de Sara com base no que está escrito sobre ela nas escrituras. Sabemos que ela desejava que Agar e seu filho fossem expulsos (Gênesis 21:10) e que ela riu quando recebeu a notícia de que teria um filho (Gênesis 18:12-15).

Mas reconhecendo os anos de dor que ela deve ter sentido depois de não poder ter um filho e o espanto que ela deve ter experimentado ao saber que finalmente teria um, podemos ter compaixão por Sara e tudo o que ela passou.

É por isso que Hebreus 11 é especialmente significativo, porque recebemos informações sobre ela que não encontramos em outro lugar: o tempo todo, Sara teve a fé de que teria um filho porque sabia que Deus cumpriria Suas promessas.

Também pode ser significativo que Sara seja listada ao lado de muitos dos maiores profetas, mostrando não apenas que sua fé era tão grande quanto a deles, mas que o milagre que ela experimentou foi tão notável quanto Moisés dividindo o Mar Vermelho ou Enoque sendo traduzido.

E se isso não fosse suficiente para falar à mulher que Sara era, podemos olhar para o significado hebraico de seu nome: “princesa”. Um nome assim é adequado para alguém que teve a fé que seu Rei lhe daria a força para ter um filho quando parecia impossível.

Sara é um exemplo de alguém que reconheceu seu direito divino como filha de um Rei Celestial para receber as bênçãos que lhe foram prometidas, nos lembrando que podemos fazer o mesmo.

Rebeca

Rebeca lidou com o inesperado repetidas vezes em sua vida. Primeiro, consentiu em se casar com Isaque sem tê-lo conhecido (Gênesis 24:58).

E então, apesar de ser abençoada por ser a “mãe de milhares de milhares” (Gênesis 24:60), ela não pôde ter filhos por quase 20 anos de casamento).

Talvez a situação de Rebeca tenha sido confusa ou até perturbadora para ela. Talvez, depois de duas longas décadas de espera, ela questionou qual era o seu propósito, ou se seria mãe em sua vida. E ainda assim, Rebeca eventualmente engravidou de gêmeos depois que seu marido implorou ao Senhor em seu nome (Gênesis 25:21).

Isso certamente foi uma grande bênção, mas algo não estava certo na situação – Rebeca descobriu que aqueles gêmeos “lutaram juntos dentro dela”, e quando perguntou a Deus por que isso acontecia, Ele respondeu que o mais velho dos gêmeos serviria ao mais novo (Gênesis 25:23).

Mais uma vez, Rebeca enfrentou o inesperado. Ela provavelmente não pensou que seus filhos, Jacó e Esaú, estariam tão em desacordo um com o outro, mesmo no ventre, e depois de 20 anos de espera, isso pode ter sido uma notícia difícil de ouvir.

Mais tarde, à medida que cresceram, ela também sentiu “tristeza de espírito” quando seu filho Esaú se casou fora do convênio (Gênesis 26:35).

A experiência de Rebeca como mãe nem sempre foi um caminho direto. Mas sua maternidade não foi definida por isso.

Antes mesmo de ter filhos, quando deixou sua família, ela teve um vislumbre do fato de que estava destinada a ser mãe com uma grande posteridade. E talvez essa perspectiva eterna seja o que realmente a manteve seguindo em frente quando não sabia o que estava por vir.

A vida de Rebeca pode servir como um lembrete para nós de mantermos uma perspectiva eterna através dos altos e baixos de nossa experiência mortal. Seu exemplo também pode nos ajudar a lembrar de nos apegarmos ao plano que Deus tem reservado para nós quando as coisas não saem como esperamos.

Ana

Em 1 Samuel, aprendemos sobre a grande tristeza que Hannah sentiu por não conseguir ter um filho. Ela ficou angustiada, chorou e não conseguia comer por causa de sua situação, e estava em um estado de “amargura de alma” (1 Samuel 1:10).

Orando ao Senhor, Ana prometeu que, se Ele lhe desse um filho, ela o devolveria ao Senhor “todos os dias de sua vida” (versículo 10). As orações de Ana foram respondidas da maneira que ela esperava e, talvez com igual importância, Ana também cumpriu a promessa que havia feito a Deus.

Deve ter sido incrivelmente difícil para ela desistir de seu filho quando ela o havia desejado por tanto tempo, e mesmo assim ela o fez porque havia prometido ao Senhor que o faria. Talvez ela pudesse ter inventado uma desculpa ou mudado de ideia sobre o assunto, mas ela não o fez.

O exemplo de Ana nos lembra o que significa manter nossas promessas, e especialmente nossos convênios, com Deus. Ela também é um exemplo do que significa verdadeiramente sacrificar e colocar nossa fé em Deus acima de tudo.

Fonte: LDS Living

Pode ser interessante:

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *