Há imagens que contam histórias… e esta diz tudo. Há 26 anos, um jovem Élder Barnett tirou uma foto em frente ao majestoso Templo de São Paulo, Brasil, ao iniciar seu serviço como missionário de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Hoje, seu filho repete o mesmo gesto, no mesmo lugar, com a mesma fé… e um coração cheio de expectativas pela missão que o aguarda. Betsy Vega-Lizarazu compartilhou no Facebook este momento tão especial:
“Quando seu filho recebe o chamado para servir em uma missão no mesmo país que você e recria a mesma foto que tirou há 26 anos”.

Élder Barnett – Templo de São Paulo, Brasil, 2025
O que significa servir uma missão de tempo integral?
Na Igreja de Jesus Cristo, servir uma missão de tempo integral é dedicar entre 18 ou 24 meses exclusivamente para ensinar o Evangelho de Jesus Cristo, prestar serviço à comunidade e fortalecer a fé das pessoas. Os missionários abandonam seus estudos, trabalhos, comodidades e, em muitos casos, suas famílias para servir ao Senhor e a Seus filhos na região do mundo para a qual o Senhor os designa.
O Senhor instruiu Seus servos a “pregar [Seu] evangelho pelo Espírito, sim, o Consolador que foi enviado para ensinar a verdade”
Servir uma missão é um tempo de aprendizado intenso, não apenas espiritual, mas também pessoal. Cada dia está cheio de oportunidades para amar, ouvir, ensinar e testificar de Jesus Cristo. E embora o sacrifício seja grande, as bênçãos — para o missionário e para sua família — são ainda maiores.

O poder de um legado
Quando um filho segue os passos de seu pai no serviço missionário, ele dá um testemunho vivo de como a fé se semeia, cresce e floresce de geração em geração.
O legado de um pai que serviu com amor e compromisso deixa marcas profundas que inspiram os filhos a viver com o mesmo desejo de servir a Deus. E quando eles vivem esse serviço no mesmo lugar, a mensagem é poderosa: o Evangelho de Jesus Cristo une não apenas corações, mas também gerações.
Para nós, Santos dos Últimos Dias, servir não é um sacrifício, mas sim um privilégio. Ao fazer isso, cumprimos tanto o primeiro quanto o segundo maior mandamento que o Senhor nos deu em Mateus 22:36-39:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
As fotos se desvanecem com o tempo, mas as lembranças, os testemunhos e o serviço ao Senhor permanecem para sempre. Talvez dentro de alguns anos, outro jovem Barnett volte a posar em frente ao mesmo templo, lembrando que há tradições que valem a pena repetir… e que servir ao Salvador sempre será a mais importante de todas.
Fonte: Mas Fe
Veja também:
- Um estranho, uma pergunta e muitos milagres
- Presidente de missão é baleado em tentativa de assalto no México
- O retorno de uma missionária Santos dos Últimos Dias que comoveu a todos