“Eu acho que a família de Néfi era a minha”
A família de Néfi era a minha
Diante do início do Livro de Mórmon, leitores desavisados podem cair na falsa ideia de que se trata de um conto de fadas:
“Eu, Néfi, tendo nascido de bons pais (…) [1]”.
Este versículo, poderá te fazer pensar que todo o relato de sua família será composto de experiências apenas alegres e felizes, acrescido do final: e eles viveram felizes para sempre. A realidade não foi bem essa.
A família de Néfi, composta inicialmente por: seus pais – Leí e Saria, e os irmãos – Lamã, Lemuel, Sam o próprio Néfi e posteriormente dos irmãos nascidos no deserto Jacó e José (e talvez algumas não claramente mencionadas irmãs). É exemplo de como buscar ao Senhor em meio as provações.
Muitas das experiências na família de Néfi, tanto bênçãos como adversidades e o modo como eles reagiram a essas circunstâncias, podem ser semelhantes com as que acontecem em nossa família. Vejamos algumas situações:
Família o bem maior
Quando Leí recebeu a instrução do Senhor para partir de Jerusalém rumo ao deserto, ele não poderia deixar de lado o que considerava ser o seu maior tesouro: a família. Apesar de serem ricos em propriedades e bens de toda espécie, deixou-os de lado, levando apenas a família, materiais necessários para seu sustento e barracas para se acomodar durante a jornada. [2]
Ele sabia que sua verdadeira felicidade emanava em possuir uma família e a mesma estar bem alicerçada em princípios valiosos.
Qual é o seu bem maior? Sua família não é seu maior presente? Ao viver dificuldades, ela estará de prontidão para te ajudar. Mesmo quando esteja passando pelos maiores “desertos” de sua vida. O exemplo de Leí, deixa claro o que deve ser a prioridade.
Sua Opinião
Apesar da bênção de ter uma família, sabe-se que nem sempre o relacionamento entre seus membros é agradável e feliz. Cada membro da família tem uma opinião e personalidade diferente que precisava ser respeitada.
No caso da família de Néfi, Lamã e Lemuel reclamavam com seus pais e irmãos continuamente. Néfi, teve o “grande desejo de saber”por ele mesmo como proceder diante das decisões de seu pai. Sam acreditou em Néfi e se tornou seu grande companheiro e amigo. [3]
Talvez você já tenha passado por isso algum dia, poderá passar, ou conheça alguém que já passou. Pessoas da mesma família que tem pontos de vista completamente diferentes sobre as coisas. Cada um de nós formam opiniões sobre aspectos que ocorrem na humanidade, em nosso país, cidade, família ou em nossa vida particular.
Ao viver situações de conflito familiar o estudo do livro de Néfi pode ser muito útil. Você está do lado que busca sinceramente saber como agir de modo leal? Ou é do tipo que se orgulha de sua opinião formada e não dá ouvidos a conselhos?
Mãe
O profeta Leí recebeu ordem do Senhor de que seus filhos deveriam voltar a cidade de Jerusalém. Saria, a esposa do profeta e mãe destes rapazes, após muitos dias sem obter informação de seus filhos, começou a murmurar e chorar.
Os registros que Néfi e seus irmãos haviam ido buscar eram importantes porque continham, dentre muitas coisas, a genealogia de seus familiares.
A mãe pranteava pela possível morte dos filhos na árdua viagem de ida e volta. O marido a confortava como patriarca e líder do lar. Sua preocupação só se dissipou quando pôde ver seus filhos novamente, testificando que“sua alegria foi completa”. [4]
Quantas vezes você presenciou essa preocupação e amor angelical de uma mãe em sua vida ou na vida de alguém? Você que é mãe se identificou com o exemplo de Saria? Sofrendo e desejando que seus filhos não passem por provações ainda que temporarias?
Ao fim Saria aprendeu que os filhos precisam fazer suas escolhas e que inevitavelmente arcarão com as consequências delas.
Sustento
Talvez um dos momentos mais brilhante na narrativa sobre a história da família de Néfi esteja no capítulo 16. Néfi saiu para caçar e quebrou seu arco que era feito de puro aço.
Ao se quebrar o arco de Néfi (uma das ferramentas utilizadas para conseguir comida), seus irmãos e demais familiares, fatigados com a longa jornada, reclamavam pela falta de alimento. [5]
Néfi no entanto, com as ferramentas que possuía, não se abateu e fez um novo arco de madeira. Perguntou ao pai, que era mais experiente e o profeta, aonde deveria ir para buscar alimento. [6] O desfecho foi feliz pois novamente obtiveram seu sustento.
Por terem um profeta na família, eles não estavam livres de problemas. As famílias modernas também passam por este tipo de adversidade. O desemprego, a perda do próprio negócio, a enfermidade e outros fatores, significam, comparativamente, a “quebra de nosso arco”. Influenciam o sustento físico.
Você pode escolher murmurar e não fazer nada, ou ser como Néfi e fazer um novo arco, com material diferente. Buscar novas oportunidades: novo emprego ou negócio próprio, fazer um novo curso, ampliar suas habilidades, talentos e muito mais.
Suas Circunstâncias
Néfi, em cada situação peculiar pela qual passou, estudava as escrituras, para “seu proveito e instrução”. [7] De fato, ele precisava delas, já que se tornou o líder da comunidade e a conduziu após a morte de seu pai.
Com tantas situações difíceis de suportar e como um dos mais jovens da família, precisava ter instrução celeste por meio das escrituras, até para saber como proceder diante dos rebeldes do grupo.
Hoje as pessoas também precisam desse recurso. Se já as utiliza: ótimo, continue assim. Se não, você pode a partir de então começar a estudá-las e aplicá-las a si mesmo e a sua família. Com afinco, você poderá obter o poder de persuasão e fé suficientes para vencer os “desertos” de sua vida.
O exemplo da família de Néfi te ajudará a ter esperança na resolução dos problemas. Seja como Néfi, busque o auxílio do Senhor, para si mesmo e pra sua familia diante das circunstâncias.
Bibliografia
[1] 1Néfi1:1
[2] 1Néfi2:4
[3] 1Néfi2:16-18
[4]1Néfi 5:7
[5] 1Néfi 16:20
[6] 1Néfi 16:23
[7] 1Néfi 19:23-24
O livro de Mórmon. (aqui)