Quando o tédio bate nas reuniões da Igreja

Reverência significa ter profundo respeito pelas coisas sagradas. Esse respeito demonstra-se por meio de pensamentos, palavras e conduta. O tempo das reuniões é especial e existe para que as pessoas tenham uma oportunidade semanal de se aproximar ainda mais do Salvador Jesus Cristo. A maioria dos membros tem um testemunho sobre isso, mas, ainda assim, às vezes é difícil se concentrar e não se sentir entediado durante as reuniões.

Se você está tendo essa dificuldade, não se desespere. Não desista de si e nem de ir à Igreja por causa disso. Concentrar-se em algo não é uma atividade fácil — as pessoas crescem em sua habilidade de prestar atenção pouco a pouco. Observe uma criança no berçário, nos Raios de Sol e na classe dos Valorosos, e você verá que em cada fase da vida ela têm uma capacidade diferente de concentração.

Assim, outro fator que vem dificultando a capacidade das pessoas de serem reverentes e introspectivas é o excesso de informação. A mente super estimulada tem dificuldade de ficar em silêncio, em um ambiente tranquilo e calmo.

Vários outros motivos também podem explicar o tédio durante as reuniões da Igreja. Alguns dizem que as aulas são repetitivas, outros acham os temas previsíveis — há até quem diga que seria mais proveitoso estudar sozinho em casa. Mas será que esses pensamentos realmente vêm da Fonte de toda a vida? O que fazer, então, quando as reuniões parecem monótonas ou desinteressantes?

Entediado durante as reuniões, Jovem moça participando de aula dos jovens da escola dominical nas Filipinas
Imagem: churchofjesuschrist.org

Como me envolver melhor, se estou entediado durante as reuniões?

Pode parecer fácil colocar a culpa na aula. Quase sempre, os professores voluntários dos domingos passam a semana inteira preparando suas aulas. Usar esse argumento pode ser desrespeitoso com o esforço do professor.

Uma sugestão valiosa é: participe da aula! Comente sobre as histórias, use analogias, aprofunde-se nos princípios e doutrinas e compartilhe experiências pessoais. Ao fazer isso, você verá que as aulas se tornarão uma ocasião de crescimento — e não de tédio.

Especialmente no novo modelo de ensino para os jovens, o objetivo é que os alunos desenvolvam o tema. O professor tem se tornado, cada vez mais, apenas um mediador de debates. Ouça as experiências de outras pessoas que estão passando pelos mesmos desafios que você enfrenta — isso pode trazer ânimo e inspiração.

Não fiquem entediado durante as reuniões, ouçam o Espírito
Imagem: churchofjesuschrist.org

O ciclo repetitivo do Senhor

É uma atitude imatura ir à Igreja a cada domingo esperando por um “furo de notícia”. A Restauração do evangelho foi realizada pelo profeta Joseph Smith e os princípios fundamentais já foram revelados.

Portanto, de hoje até a Segunda Vinda, os profetas vão administrar a Igreja e estabelecer diretrizes sobre alguns temas que estejam sujeitos a alterações. Você deve se lembrar, por exemplo, de quando o profeta Thomas S. Monson anunciou a mudança de idade mínima para o serviço missionário. Momentos assim são, em geral, uma exceção. A regra é ser nutrido pela doutrina que já foi revelada.

Então por que as reuniões são tão cheias de repetições? Porque o Pai Celestial ensina por meio de repetições. Ao ponderar de maneira mais profunda as escrituras, você vai perceber que o Senhor usa esse método com frequência. As conferências gerais da Igreja estão cheias de assuntos repetitivos.

Mediante isso, alguns podem pensar que falta criatividade, mas, na realidade, os seres humanos têm a capacidade singular de se esquecer com frequência. O estresse e a ansiedade do dia a dia são responsáveis por esse fenômeno. Sabendo de antemão sobre todas essas coisas, o Senhor sempre está lembrando Seus filhos dos ensinamentos do Seu santo evangelho.

Por esse motivo, as aulas e discursos das reuniões aos domingos acabam se repetindo. Encare isso como uma verdadeira prova de amor. Deus ama tanto Seus filhos que, com frequência, os lembra de qual é o caminho para retornar ao lar.

Imagem: churchofjesuschrist.org

Sempre há o que aprender

“Mas eu já sei de cor e salteado o que será ensinado!” Esse é um dos argumentos que mais se usa para justificar o tédio durante as reuniões. A verdade é que sempre há algo a aplicar e aprender. Não importa se leu a Bíblia ou o Livro de Mórmon mais de 20 vezes — sempre há versículos e expressões que têm a capacidade de transformar a vida do leitor.

Pode-se abordar o mesmo assunto várias vezes e, ainda assim, trazer diferentes pontos de vista. Pessoas têm experiências e visões únicas sobre as coisas — e, consequentemente, é possível aprender com cada uma delas. Aquele que declara que já sabe tudo precisa se revestir de profunda humildade e buscar conhecimento do alto.

Por fim, a escolha é sua

Indagaram Presidente Spencer W. Kimball sobre esse assunto com a seguinte pergunta: “O que você faz quando está em uma reunião sacramental entediante?” Sua resposta foi um pouco surpreendente:

“Não sei. Nunca estive em uma”
(ver Donald L. Hallstrom, “Convertidos a seu Evangelho por Intermédio de sua Igreja”).

Talvez a verdade seja que a reunião entediante só exista se você permitir. Preparar-se para o domingo ajuda muito. O sábado pode ser mais santo e sagrado. É claro que há dias que as coisas não vão bem, há momentos que a vontade de ficar na cama e dormir realmente existem, os pensamentos de que as aulas são chatas, que os assuntos são repetitivos e que você já sabe o que ensinarão. Porém, aceite o desafio de não se permitir sentir-se entediado durante as reuniões da igreja.

Ver também