Em uma reunião sacramental comum, há quase nove anos, Stephen Reynolds viveu uma experiência que mudaria sua vida espiritual, e que hoje abençoa santos ao redor do mundo.

Reynolds, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Heber City, Utah, recorda-se claramente de estar consciente de suas imperfeições naquele domingo. Quando chegou o momento da Santa Ceia, ele começou a se perguntar se era digno de participar do sacramento.

“Quando começaram a passar o pão, estas palavras, acompanhadas de uma melodia e uma harmonia simples, vieram à minha mente: ‘Ao partir o pão, em Ti pensamos’”, contou Reynolds.

O que aconteceu depois foi um grande milagre espiritual. Algo que nem mesmo Reynolds esperava.

Versos inspirados pelo Espírito

Quando aquelas palavras surgiram na mente de Reynolds enquanto ele observava os jovens passando o pão da Santa Ceia, ele pegou o programa impresso da reunião dominical e anotou suas impressões, apenas para não se esquecer delas.

Nos meses seguintes, especialmente durante a Santa Ceia, Reynolds continuou a receber impressões. Ele meditava sobre o significado da ordenança, acrescentava frases à composição e fazia ajustes.

Esse processo tornou-se uma forma de aplicar o ensinamento do presidente Boyd K. Packer sobre elevar os pensamentos por meio da música sacra. No entanto, Reynolds foi além: em vez de apenas refletir sobre um hino, decidiu criá-lo.

Nesse processo, outro milagre aconteceu — desta vez com a melodia do hino.

“A música chegou de forma tão clara à minha mente que presumi já tê-la ouvido em algum lugar antes”, disse Reynolds.

Quando finalmente se sentou para escrever o hino, a composição levou apenas alguns minutos, pois a melodia já havia sido recebida por inspiração.

Experiência espiritual na santa ceia
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Alguns desafios na composição

O processo de criação do hino não foi isento de desafios. Um deles surgiu enquanto Reynolds trabalhava na terceira estrofe.

Nessa parte, ele desejava expressar a importância de participar da Santa Ceia com verdadeira intenção e arrependimento sincero. Ele começou a primeira linha escrevendo:

“May our repentance now be sincere”
(“Que nosso arrependimento agora seja sincero”).

No entanto, precisava de uma rima adequada para a segunda linha. Foi então que buscou inspiração nas escrituras e decidiu incluir uma frase poderosa:

“Unto our pleadings incline Thine ear”
(“Inclina Teu ouvido às nossas súplicas”).

Ao concluir essa estrofe, Reynolds passou a trabalhar na quarta e última — a mais difícil de todas. Ele sentia que, para finalizar o hino, precisava mencionar o tomar sobre si o nome de Jesus Cristo, um ensinamento que não aparece com frequência em outros hinos sacramentais.

Após esforçar-se para buscar a orientação do Espírito, optou pela simplicidade:

“Help us, dear Savior, to take Thy name,
To be like Thee and Thy word proclaim.”

(“Ajuda-nos, querido Salvador, a invocar o Teu nome,
Para sermos como Tu e proclamarmos a Tua palavra.”)

Hinos para a santa ceia
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Um novo hino para o mundo

Quando Reynolds começou a escrever seu hino, em 2017, ainda não existia um projeto para um novo hinário. Mesmo assim, ele continuou a composição com um propósito pessoal.

Alguns meses depois, porém, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a criação de um hinário global e convidou músicos a enviarem suas composições. Foi então que Reynolds percebeu que seu hino, nascido de uma experiência íntima, poderia ter um propósito maior.

Ele submeteu a composição e, posteriormente, incluíram-na no primeiro conjunto de novos hinos da Igreja sob o título “As Bread Is Broken” (“Partido o Pão”, em português).

“Agir de acordo com as impressões, mesmo quando elas parecem ilógicas, tornou-se uma lição valiosa para mim”, disse Reynolds ao refletir sobre essa experiência.

Saber que seu hino seria publicado e cantado em todo o mundo o deixou profundamente comovido. Para Reynolds, a música sacra possui um poder singular:

“A música é excepcionalmente adequada para comunicar a verdade ao nosso espírito. Muitos de nós podemos atribuir nossas primeiras experiências com o Espírito Santo ao cantar ou ouvir música sacra”, afirmou.

O que começou com um homem sentado em silêncio, segurando um programa dominical, resultou na criação de um novo hino. Assim, isto é um lembrete de que a influência do Espírito pode realizar grandes milagres.

Obs: A tradução do artigo seguiu a versão original do hino. Há adaptações na letra do hino em português, que podem ser conferidas no hinário da Igreja.

Fonte: Church News

Veja também