Os devocionais mundiais são grandes oportunidades de aprendizado. Aprendizado para todas as pessoas. Com linguagem simples e de breve duração, os devocionais mundiais estão cada vez mais fazendo parte da vida dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Através do site lds.org é possível assistir a todos os devocionais passados e acompanhar um calendário com os próximos que vão acontecer.

No dia 7 de maio de 2017 foi a vez do Elder Kim B.Clark e de sua esposa, Sister Sue L. Clark falar aos jovens da Igreja no mundo todo.

O devocional começou com as belas palavras de Sister Sue L. Clark. Ela reconheceu o período de grandes decisões por qual passa a maioria dos jovens adultos.  Pensando nesse momento, ela levou a todos a refletir a grande influência que têm quando fazem e cumprem convênios sagrados. Sua mensagem centralizou-se em dois grandes princípios: arrependimento e caridade.

Ela citou as palavras de nosso amado profeta, o Presidente Monson na Conferência Geral de Outubro de 2016:

“Nosso Salvador, Jesus Cristo, é essencial ao plano. Sem Seu sacrifício expiatório, tudo estaria perdido. No entanto, não é o suficiente acreditar Nele e em Sua missão. Precisamos trabalhar e aprender, buscar e orar, arrependermo-nos e melhorar. Precisamos conhecer as leis de Deus e vivê-las. Precisamos receber Suas ordenanças de salvação. Somente dessa forma obteremos a verdadeira e eterna felicidade.”

Presidente Thomas S. Monson

E a verdadeira felicidade vem ao servir ao próximo, demonstrar caridade. Outro principio mencionado pela Sister Clark foi que embora o arrependimento tenha a ver com parar de fazer algo que estamos fazendo, também tem a ver com começar a fazer algo que deveríamos estar fazendo e não estamos. E uma dessas coisas, pode ser servir, afinal, “se não tendes caridade nada sois”. (Morôni 7:46)

“Vocês são filhos de Deus, Ele os conhece pelo nome” – Elder Clark

Nos breves minutos que falou aos jovens, o Elder Clark convidou a todos para uma viagem. Sim, uma viagem. Uma viagem ao inicio da vida adulta do profeta Joseph Smith. Uma retrospectiva dos principais pontos de sua vida desde o momento em que recebeu as placas de ouro do anjo Môroni até a publicação do Livro de Mórmon.

Assim como Joseph Smith, muitas vezes podemos ser levados a temer mais aos homens que a Deus e isso pode trazer grandes consequências para nossas vidas. Por ter Joseph Smith temido mais aos homens que a Deus, ele perdeu as 116 páginas do manuscrito, conhecido como O Livro de Leí.

Há grandes e importantes lições para nós na experiência de Joseph, ensinou o Elder Clark. Ele citou três:

Fé e confiança em Jesus Cristo

Joseph Smith não tinha muitos amigos, não tinha dinheiro, não era popular, havia a pouco perdido um filho, não conseguia sustentar sua família, Emma não estava tão bem e ele ainda havia perdido os manuscritos. O que Joseph teve? O que nós precisamos ter? Fé e confiança em Jesus Cristo.

Arrependimento

Com medo de Martin Harris abandoná-lo e ele não ter como pagar pela publicação do Livro de Mórmon, Joseph inquiriu o Senhor por três vezes a respeito de emprestar o manuscrito a Martin Harris. Essa insistência fez com que o manuscrito fosse emprestado a Martin Harris e posteriormente fosse perdido. Joseph exerceu arrependimento e aos poucos teve de volta as placas e o dom para traduzir foi novamente concedido.

“Quando encontrarem provações, não se aconselhem com seus medos, nem acreditem nas convicções dos homens. Em vez disso, façam as coisas que o Senhor instrui Joseph a fazer”

Poder espiritual do Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon foi escrito há tanto tempo, mas para nós! Para nossos dias, para nossas necessidades.

“Leiam O Livro de Mórmon e orem sobre ele, aconselha Elder Clark.

Ao fim do devocional, Elder Kim B.Clark deixa suas simples, mas firmes palavras:

“Confiem no Senhor Jesus Cristo. Ele sabia o nome de Joseph Smith, Ele sabe o nome de vocês.”

O devocional pode ser assistido pelo Canal Mórmon no Youtube e também pelo lds.org

________

[1] O Caminho Perfeito para a Felicidade