fbpx

Devocional de Natal da Primeira Presidência de 2022

No domingo, 4 de dezembro, com músicas de tocar o coração, as palavras compartilhadas no Devocional de Natal da Primeira Presidência de 2022 foram a cereja do bolo.

O Devocional foi presidido pelo Presidente Russell M. Nelson e dirigido pelo Presidente Henry B. Eyring. O Coro do Tabernáculo e Orquestra na Praça do Templo cantaram hinos clássicos de Natal, entre eles estavam “Erquei-vos Cantando” e “Noite Feliz”.

Tivemos a oportunidade de ouvir a presidente Geral das Moças, Bonnie H. Cordon, o Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro da Primeira Presidência, o Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos e o Élder José A. Teixeira, da Presidência dos Setenta.

Abaixo separamos alguns trechos dos discursos que marcaram essa noite especial.

José A. Teixeira

O Élder Teixeira compartilhou uma das tradições de natal de sua família, montar um presépio cheio de elementos que foram adicionados ao longo dos anos. Durante a montagem, a família se lembrava da importância do Natal e o que ele realmente significa. E por último, o elemento mais importante era adicionado.

“Finalmente, chegava o dia de Natal, e a estatueta do menino Jesus era colocada na manjedoura, e a conversa se voltava para o significado de Jesus Cristo em nossa vida e o que Ele fez por nós, e como Ele é o maior presente de todos os presentes.”

“Que dádiva extraordinária, que dádiva sublime. A época do Natal é um momento para refletirmos e agirmos de acordo com as bênçãos e oportunidades que temos por causa do nascimento, vida, Expiação e ressurreição de nosso Salvador, Jesus Cristo.”

O setenta convidou as pessoas sempre levar o amor de Cristo ao longo de todo o ano. E lembrou que “quando mantemos o Espírito de Natal, mantemos o Espírito de Cristo”.

“Porque Ele veio, nossa existência tem significado. Porque Ele veio, há esperança. Ele é o Salvador do mundo e Ele é o nosso maior presente.”

Bonnie H. Cordon

A presidente Cordon ensinou sobre a importância de recebermos o Salvador como aquelas primeiras pessoas que O receberam.

Ela deu o exemplo de Maria e José, que passaram por momentos muito difíceis antes de conseguir um lugar para que Maria desse à luz. Como eles poderiam não desistir tendo todas a portas fechadas?

A presidente Cordon compartilhou: “O Senhor logo preencheria aquele vazio com santidade”. Sempre que nos encontrarmos como Maria e José, podemos buscar ao Senhor.

“Onde quer que surjam nossas humildes necessidades, podemos e receberemos respostas às nossas orações silenciosas”

Podemos e precisamos receber o convite do Senhor. Assim como os pastores foram convidados a ir e ver o menino que havia acabado de nascer.

“Muitas vezes, nossas pequenas impressões do Senhor podem não ser recebidas, porque não se encaixam perfeitamente em nossas agendas, planos ou tempo. A história do Natal nos lembra de sermos como estes devotos pastores, que não demoraram a fazer o que era necessário para irem até Ele e receberem seu Rei.”

E, por último, a presidente Cordon nos convida a receber o Salvador com fé. Assim como os reis magos, que procuraram por Cristo até encontra-lo com fé de que iriam conhecer o Rei dos reis. Não foi uma jornada fácil, mas eles persistiram e tiveram êxito.

Neil L. Anderson

Em seu discurso, o Élder Anderson compartilhou a história de Zacarias e Isabel que tiveram fé e confiaram no Senhor de receberam o seu milagre de gerar um filho.

Ele também trouxe o exemplo de Maria e José e como ambos passaram por um momento de incerteza e insegurança tanto ao saberem da gravidez de Maria quanto em todo o processo até o nascimento do menino Jesus.

“E ao encontrarem o menino Jesus, que consolo e confirmação José e Maria devem ter sentido ao compreenderem que havia propósito nas dificuldades que os cercava”, disse Élder Andersen. “Os anjos haviam anunciado Sua vinda e Sua nobre missão. “Com todas as incertezas e dificuldades, para os justos, no final, tudo fica bem.”

Assim como Zacarias, Isabel, Maria e José, nós também passamos por momentos em que a única coisa a se fazer é confiar no Senhor e fazer o que Ele nos ordenar. O Élder Andersen nos relembra que devemos confiar nas palavras em Provérbios 3:

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”

A apóstolo termina com um convite:

“Em nossos próprios tempos de incerteza, em nossos dias de problemas e dificuldades, e em nossas lutas, sejamos fiéis. Jesus veio naquela noite sagrada e é o Salvador do mundo. O Príncipe da Paz, O Rei dos reis. Ele vive. E a este mundo vil, amor e esperança traz. Testifico que, se formos justos, todas as nossas lágrimas de tristeza, dificuldades e incertezas serão resolvidas e curadas por meio Dele, o amado Filho de Deus.”

Presidente Oaks

O Presidente Oaks destacou como a vida e os ensinamentos de Cristo devem fazer parte da rotina de um cristão. Principalmente os dois grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo. Ele disse:

“Repetidas através dos tempos, estas declarações são a mensagem mais importante em toda a eternidade. Para os seguidores de Cristo, estas declarações não devem ser revisadas. Elas devem ser renovadas em nossa vida.”

O Presidente Oaks enfatizou que nossa “boa vontade” não devem ser limitados somente aqueles que temos afeição. Mas que devemos direcioná-la a colegas, estranhos e inimigos.

“O Natal também é uma época para perdoarmos, uma época para curarmos velhas feridas e restaurarmos relacionamentos danificados. O Natal é uma época para eliminarmos a arrogância e a provocação, refrearmos as críticas, praticarmos a paciência e minimizarmos as diferenças entre as pessoas. Devemos oferecer a amizade sincera a todos: aos que são e aos que não são membros de nossa religião”.

Ele continuou:

“Como seguidores de Cristo, devemos ser os mais amigáveis e atenciosos de todos os indivíduos em qualquer lugar. Devemos ensinar nossos filhos a serem bondosos e atenciosos com todos. Devemos, obviamente, evitar os tipos de associações e atividades que comprometem nossa conduta ou diluem nossa fé e devoção. Mas isso não deve nos impedir de cooperar com pessoas de todos os tipos de convicções — crentes e descrentes.”

O Apóstolo encerrou sua mensagem ao citar e testificar da terceira regra de fé e nos lembrou de que o evangelho de Jesus Cristo, Seu nascimento e exemplo são para todos.

“Portanto, em Sua Igreja restaurada declaramos ‘que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva, pela obediência às leis e ordenanças do Evangelho.’”

Assista o devocional completo abaixo:

Veja também: Seja a luz do mundo neste Natal

Fonte: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – YouTube

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *