fbpx

Crença Mórmon sobre o Espírito Santo

A primeira Regra de Fé (uma lista com treze itens especificando as crenças básicas Mórmons) declara que acreditamos em “Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Os Mórmons chamam estes três personagens de Trindade, termo usado na Bíblia, mas não é usado da maneira que muitas outras denominações a usa.

Oração Orar - mulher orandoOs Mórmons acreditam que estes três personagens são seres completamente distintos e separados, unidos apenas em doutrina, amor e propósito. Jesus Cristo demonstrou isto quando disse que Ele e o Seu Pai eram um. Durante a grande oração intercessora, Jesus orou para que Seus apóstolos fossem um com ele da mesma maneira que Ele e Deus eram um e deixou claro que eram unos no evangelho.

Diferente de Deus e Jesus, o Espírito Santo é um espírito e, portanto, não tem um corpo. Seu papel no evangelho é prover conforto, verdade e coragem.

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (João 16:13).

Podemos confiar no Espírito Santo porque Ele nunca nos oferecerá sua opinião pessoal. Ele apenas nos dirá o que Deus quer que diga. Como o espírito da verdade, o Espírito Santo nos ajuda a reconhecer a verdade quando a ouvimos. Quando ouvimos doutrinas conflituosas, Ele pode nos dizer o que está correto. É através dele que obtemos um testemunho de Deus e Jesus Cristo. É através dele que podemos reconhecer o verdadeiro evangelho quando o encontramos.

Antes dos Mórmons serem batizados, quer seja com oito anos ou com a idade que se converterem (desde que tenham mais que oito anos), é esperado que busquem os sentimentos que recebem através do Espírito Santo para descobrirem por si mesmos se a igreja é verdadeira ou não. Eles são ensinados a não confiarem nas palavras das pessoas, mas confiarem apenas em Deus. Esta é uma posição única que a igreja toma. Eles confiam que os filhos são capazes de receber respostas para suas orações, pois a Bíblia faz a seguinte promessa:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5).

Mórmons em perspectivas aprendem que precisam primeiro estudar em sua mente as perguntas que têm para Deus, no caso da conversão seria aprender os ensinamentos básicos da religião e a leitura do Bíblia e do Livro de Mórmon. Eles podem então tomar a decisão e perguntar a Deus se sua escolha é correta. Ele responderá através do Espírito Santo dando um sentimento de paz, conforto e retidão.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Os novos Mórmons recebem o dom do Espírito Santo no domingo seguinte após o seu batismo. Através disto eles são intitulados com a presença e ajuda contínua do Espírito Santo e não apenas às vezes. Para isto acontecer é preciso que permaneçam dignos e que obedeçam aos sussurros do Espírito Santo. Uma pessoa que está cometendo um erro conscientemente e persiste no erro, perderá a companhia deste membro da Trindade.

O Espírito Santo é um dos maiores dons de Deus para o homem, para nos ajudar a cumprir a missão da nossa vida e para receber sabedoria, conforto e coragem de Deus.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *