fbpx

Como cristãos devem se portar nos comentários nas redes sociais

mídias sociais

As redes sociais são um campo fértil. Por meio dela, podemos crescer, aprender e ser edificados. No entanto, não raro encontramos coisas com as quais não concordamos. Quando isso acontece, como devem ser nossos comentários? Afinal, como cristãos devem se portar ao fazer comentários nas redes sociais?

1º) Sua opinião pode ser proposta, mas não deve ser imposta.

As coisas em que acreditamos e as opiniões que temos podem ser propostas e compartilhadas, porém, não devem ser impostas a ninguém. Somos seguidores de Cristo e assim como Ele fazia, podemos convidar as pessoas a conhecerem o que conhecemos e fazer o que fazemos, mas nunca devemos impor tais coisas.

2º) Demonstre amor.

Quando pensar em digitar um comentário, avalie se ele demonstra amor. Se não demonstrar amor ou sentimentos positivos, repense se vale a pena comentar ou se é preferível abster-se.

3º) Tenha empatia.

Uma pessoa que tem empatia é aquela que se coloca no lugar do outro, que tenta pelo menos entender o lado do outro. Muitas vezes tendemos a discordar de várias coisas simplesmente porque não fomos empáticos. Nós julgamos saber algo, quando na verdade nada entendemos. É interessante tentar entender o lado do outro antes de tecer qualquer comentário nas redes sociais.

4º) Seu comentário ofenderá alguém ou um grupo de pessoas?

Antes de comentar qualquer coisa nas redes sociais, pergunte a si mesmo: “será que meu comentário ofenderá alguém ou um grupo de pessoas?”. Se a resposta for sim, NÃO COMENTE! Como cristãos, devemos cultivar os sentimentos mais nobres e elevados. A ofensa não faz parte do dia a dia de um cristão.

5º) Será que eu gostaria de receber esse comentário?

Antes de comentar, pergunte a si mesmo se gostaria de receber esse comentário. Se a resposta for não, considere reformulá-lo. Não devemos fazer para os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco, lembra?

6º) Se Cristo estivesse pessoalmente ao seu lado, seu comentário seria o mesmo?

Muitas vezes nos esquecemos de que Cristo, por meio do Espírito Santo, está sempre conosco. Mas algo que pode nos ajudar é pensar: “Se Cristo estivesse pessoalmente ao meu lado, esse seria meu comentário?” Fiz-me essa pergunta algumas vezes quando fiquei em dúvida entre comentar ou não uma publicação no Facebook e a resposta foi que eu não deveria fazê-lo. Quando nos perguntamos como seria se Cristo estivesse conosco, nossa vida e nosso posicionamento mudam rapidamente.

7º) Devemos ser luz.

Nossos comentários transmitem luz para as pessoas? Como cristãos, devemos procurar o aperfeiçoamento constante. Devemos procurar ser luz para as pessoas. As escrituras nos dizem:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Nossos comentários atualmente estão fazendo nossa luz resplandecer?

Relacionado:

“Anonimato” na Internet: Não vejo seu rosto, mas leio seus comentários

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
implicações do sacramento, reuniões sacramentais, ordenança do sacramento
Por que Jesus Cristo chamou a Si mesmo de “pão da vida”?
Julgar
“Ela está usando os garments?” Por que usar nossos padrões como...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *