Apresentador de TV Fala Com Missionários em Programa em Que Ele Só Fala “SIM”
Por Kelsey Berteaux
Em um novo programa de TV da Bélgica chamado Ja Jan, um apresentador de TV compromete-se a dizer “sim” para cada pergunta feita a ele por 60 dias.
Inclusive quando ele encontrou dois missionários mórmons.
No episódio 4 do show, que foi ao ar em 26 de janeiro, Jan joga uma moeda antes de sair de sua casa para determinar a direção que andaria naquele dia. Confiando na sorte, ele joga a moeda, que, em seguida, dá coroa – orientando-o a andar para a frente em vez da direita.
Enquanto caminha, quem ele encontraria senão um par de missionários americanos em uma praça nas proximidades? Percebendo que eles falam Inglês, ele decide ir até eles e pergunta: “Você vem da América? Por que você está aqui?”
Elder Argueta, o missionário que ele conversa entre a multidão, responde: “Sim. Estou aqui para compartilhar o evangelho com as pessoas, compartilhar um pouco sobre Jesus Cristo, e também servir às pessoas”.
Jan explica que ele está fazendo um novo programa de TV onde ele diz “sim” para tudo – e Elder Argueta não deixa essa oportunidade escapar. Ele pergunta a Jan se ele pode vir e compartilhar uma mensagem com ele em um momento posterior. Obviamente, Jan diz: “sim”.
Uma semana depois, Jan reúne-se com os missionários novamente, desta vez para discutir uma mensagem mais profunda.
Em um café nas proximidades, os missionários compartilham uma mensagem sobre Jesus Cristo, como Seu evangelho foi perdido, que o evangelho agora está restaurado, e hoje há um profeta vivo na Terra. Sobrecarregado por tanta informação, Jan admite, “Eu tenho muitas perguntas para vocês. Wow”.
Elder Argueta convida: “Para realmente nos entender, talvez você possa vir conosco? Você gostaria disso?”
Como você pode prever, a resposta de Jan foi “sim”.
Depois de pegar uma camisa branca e gravata para o seu “missionário em treinamento”, o trio se propõe a entregar cartões para os transeuntes. Eles encontram algumas adversidades com moradores rindo de sua mensagem ou recusando-se a falar, mas os missionários continuaram animados mesmo com tudo isso. Enquanto trabalhavam, Jan fez a eles perguntas sobre a Igreja, as suas normas e os seus ensinamentos.
Perto do fim de seu tempo juntos, Jan diz, “Posso te perguntar uma coisa que é especialmente pessoal para mim?” Ele passa a explicar que seu pai morreu jovem, alguns anos antes, de câncer. Um pouco engasgado, Jan pergunta em voz alta: “Se há alguém lá em cima, por quê? Por que ele?” Os élderes (missionários) respondem, explicando: “Eventualmente, você vai ver o seu pai de novo.” Esperançoso, Jan pergunta como ele pode saber, e os missionários se oferecem para orar com ele para uma confirmação.
Depois de alguns minutos de oração silenciosa, com olhos lacrimejantes, Jan diz: “É uma sensação boa ficar parado por um momento. Para parar um momento e ter esperança. Ter esperança é acreditar. Para acreditar profundamente que há algo mais. Eu realmente quero acreditar muito nisso. Você entende? Eu quero acreditar”.
Refletindo sobre sua experiência, Jan disse: “Dizer sim para os mórmons me fez ganhar algo com isso? Acho que sim”. Ele então compartilha, “eu percebi que eu nunca parei um tempo para lamentar a morte de meu pai, e graças a eles, junto com eles, eu fui capaz de dizer adeus ao meu pai. E eu sou muito grato por isso”.
Após a resposta esmagadora desse vídeo, mais informações foram apresentadas a respeito de como ele surgiu. O santo dos últimos dias (mórmon) Stephan van Velzen compartilha a história dos bastidores:
Elder Argueta está servindo atualmente em minha ala. Inicialmente eu gravei e legendei esse vídeo para que sua família pudesse assistir, embora parece que muito mais pessoas estão vendo isso agora. Eu tive o prazer de assistir este vídeo com ele quando foi ao ar pela primeira vez. Ele me contou um pouco mais sobre a história por trás disso.
Foi um dia de transferência quando Jan conheceu os missionários na estação de Antuérpia. Elder Argueta foi transferido para a Holanda naquele dia, mas ele transmitiu as informações para as pessoas da administração da Igreja, que realizaram uma reunião. As pessoas por trás do show realmente queriam o Elder Argueta participando. Então ele e seu companheiro Elder Neptune viajaram de Leiden, na Holanda a Kortrijk, na Bélgica.
Embora tivessem uma ideia básica de como a reunião aconteceria, ela excedeu todas as expectativas. Eles haviam planejado desafiá-lo a orar por si mesmo depois que seus sessenta dias terminassem, mas o Élder Neptune foi inspirado a pedir-lhe para orar com eles quando chegasse o momento. Quando as câmeras pararam de filmar, dois dos produtores vieram até os missionários e disseram que nunca tinha experimentado nada parecido. Eles oraram com um deles e muito mais lágrimas escorreram. O Espírito estava definitivamente forte naquele dia, e é bonito ver como um simples “sim” de Jan pôde plantar as sementes em tantos corações. Estou incrivelmente orgulhoso do Elder Argueta. Ele é um missionário maravilhoso e um grande exemplo!
Artigo original em LDSLiving. Traduzido por Esdras Kutomi.