fbpx

5 ideias para ajudar as crianças a entenderem o real significado do Natal

Todas as crianças amam o Natal. Mesmo que não saibam muito o significado, sabem que ganharão presentes, e esperam ansiosamente por esta data. E com tantas tarefas do dia a dia, muitas vezes nós, pais, perdemos oportunidades de ensiná-las o verdadeiro sentido do Natal.

Dia desses reuni minhas duas filhas (Bella, de 4 anos e Liz, de 3) para perguntar o que elas sabiam sobre o Natal e contar a história. Elas lembraram imediatamente do Papai Noel, e a mais velha até falou que Jesus Cristo era amigo do Papai Noel. Percebi uma chance de explicá-las melhor e que o “bom velhinho” não é o personagem mais importante.

Bella e Liz

Assim, se vocês são pais, avôs ou mesmo professores e desejam ajudar as crianças a entenderem o que é o Natal, além de uma data em que ganham presentes e que veem o Papai Noel, seguem algumas ideias de ensino:

1. Leia as escrituras

Antes de qualquer coisa, é importante que as crianças aprendam a história do nascimento de Cristo através das escrituras. Conte a história de forma que elas consigam entender, de acordo com a idade das crianças que estiver ensinando.

Se for necessário, utilize os recursos disponibilizados no aplicativo da Igreja chamado Biblioteca do Evangelho (Crianças – Histórias das Escrituras – Histórias do Novo Testamento), com a história mais resumida e ilustrada, revista Meu Amigo e outros manuais da Igreja para crianças.

2. Cante os hinos de Natal da Primária com elas

Crianças muito pequenas aprendem mais facilmente através do ensino lúdico, e a música proporciona o conhecimento de forma divertida. Aprendam os hinos sobre o Natal com as crianças e cantem com elas, repetidas vezes.

3. Pense em como pode incluí-las em projetos de serviço

Um dos ensinamentos essenciais que podemos dar é o serviço ser uma forma de demonstrarmos amor pelas pessoas, e mais importante que ganhar presentes é presenteá-las, com o nosso tempo, talento e amor.

Pensem naquelas pessoas mais necessitadas, aquelas que estão enfermas ou quem queremos demonstrar carinho. Incluam as crianças na preparação de algo que podem doar a alguém e ensine-as que Cristo foi o maior exemplo de serviço.

Pode ser até uma doação dos brinquedos e itens que as crianças não usam mais e desejam doar para outros que precisam. Qualquer forma de serviço vai aproximar as crianças do Salvador e aprenderão na prática o que Ele ensinou.

4. Faça reunião familiar

A reunião familiar é uma ótima oportunidade de ensino aos membros da família e separar um tempo para aprenderem juntos faz toda a diferença!

Façam brincadeiras que os ajudem a aprender enquanto brincam.

Vou dar um exemplo real. Minhas filhas ganharam um livro com imagens das escrituras para montar quebra-cabeças, e uma das imagens é o nascimento de Jesus Cristo. Elas amam montar quebra-cabeça e, ao mesmo tempo, aprendem sobre a história.

5. Utilize os recursos disponíveis na internet

Atualmente temos um mundo em poucos cliques! Podemos buscar diversos vídeos e recursos gratuitos para imprimir e ensiná-los. Podemos também procurar por brincadeiras e jogos didáticos para fazer ou comprar.

O verdadeiro Natal é a celebração do nascimento de Cristo e trazê-Lo para o nosso lar, através do ensino para as crianças, vai fortalecer a família e tornar a data muito mais significativa para todos.

| Inspiração
Publicado por: Gabriela Gomes
Gabriela Gomes, é advogada, esposa do Jean, e mãe da Bella e da Liz. É do Rio de Janeiro, Ala Méier, membro da igreja há 16 anos e foi selada no templo de São Paulo em 2014. Serve atualmente como conselheira das Moças em sua ala.
Confira as novidades sobre a RootsTech 2022
3 Exemplos de gratidão do Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *