fbpx

3 verdades que ajudaram uma mãe a escolher a alegria após o suicídio de seu filho

O Élder Neal A. Maxwell citou Anne Morrow Lindbergh como dizendo:

“Eu não acredito que o sofrimento puro ensina. Se o sofrimento ensinasse, todo o mundo seria sábio, uma vez que todos sofrem. Ao sofrimento devem ser acrescentados o luto, a compreensão, a paciência, o amor, a abertura e a disposição de permanecer vulneráveis”.

Em meio aos desafios da vida, muitas vezes é difícil entender como nosso sofrimento pode nos ajudar a ganhar sabedoria. Às vezes, ver como os outros reagem aos desafios de maneiras positivas pode ser inspirador.

Minha amiga, Millie Mathis, é um grande exemplo de escolher reagir de modo positivo aos desafios da vida. O ex-marido de Millie escolheu tirar a própria vida em 18 de outubro de 2002. Quinze anos mais tarde, filho mais velho de 17 anos de Millie, Tyson Lansberry, tirou a própria vida em 21 de outubro de 2017. Millie, que tem formação em casamento e terapia familiar, explica que o comportamento de Ty antes de sua morte não demonstrou nenhuma bandeira vermelha de ter comportamento suicida. Millie nunca vai saber nesta vida todas as razões por trás de suas escolhas.

O Presidente M. Russell Ballard ensina-nos:

“As pessoas sujeitas a grandes tensões podem perder o controle de si mesmos.(…) O julgamento é do Senhor; Ele conhece os pensamentos, intenções e habilidades dos homens.(…) Quando Ele nos julgar, eu sinto que Ele vai levar todas as coisas em consideração: nossa composição genética e química, nosso estado mental, nossa capacidade intelectual, os ensinamentos que recebemos, as tradições de nossos pais, nossa saúde, e assim por diante”.

Quaisquer que sejam as razões para seus suicídios, Millie, que é esposa e mãe de quatro filhos, sabia que ela não queria ficar presa em sua tristeza. Ela sabia que se concentrar na culpa e na dor não machucaria a ela, mas também aqueles ao seu redor. Millie disse em uma entrevista para um podcast:

“Eu sei que não quero viver em tristeza, então eu não vou escolher a tristeza. Alguns dias é difícil escolher não deixar isso acontecer”.

A dra. Lucinda Bateman, diretora médica do Bateman Horne Center, oferece instruções para pessoas que sofrem de doenças físicas debilitantes crônicas. Bateman ensina seus pacientes que “a resiliência emocional pode ajudar a levar à resiliência física”. A resiliência emocional é cultivada quando nos sentimos apoiados e acreditamos que podemos crescer e aprender com nossas experiências. A professora Carol Dweck cunhou os termos “mentalidade de crescimento” e “mentalidade fixa”. Uma pessoa com uma mentalidade de crescimento acredita que eles podem aprender e adquirir habilidades por meio de esforço persistente. Uma pessoa com uma mentalidade fixa acredita que eles nasceram com habilidades ou não. Dweck ensina que, quando lutando com problemas na vida, precisamos lembrar a palavra “ainda”. Se você não domina um problema, você apenas não o domina ainda. A pesquisa mostra que aqueles que acreditam na mentalidade de crescimento não só aprender novas habilidades, mas também aumentar a atividade cerebral que pode aumentar ainda mais a sua capacidade de aprender.

Nosso Salvador nos assegura de nossa capacidade de aprender como Ele e oferece apoio dizendo:

“Em verdade, em verdade vos digo: Vós sois criancinhas e ainda não compreendestes quão grandiosas são as bênçãos que o Pai tem nas mãos e preparou para vós; E não podeis suportar tudo agora; contudo, tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. (…) E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado”. (D&C 78:17-19).

Millie disse que se ela pudesse trazer Ty de volta, ela o faria em um piscar de olhos! No entanto, ela sabe que não pode, então ela se concentra em ser grata pelas lições que aprendeu. Millie diz que foi por meio de tentativa e erro que ela encontrou habilidades de enfrentamento que a ajudaram a obter a curar. Embora ela admita que nem todos os dias têm resultados positivos, ela sabe que todos os dias ela aprende o que funciona para ela e o que não funciona. Por meio deste processo, Millie aprendeu três princípios principais que a ajudaram a encontrar paz e alegria na vida.

Precisamos de conexões com os outros.

Em seus dias mais sombrios, Millie sabe que ajudar alguém e se conectar com os outros vai ajudá-la a encontrar esperança novamente. Millie diz que ficar sozinha pode ser terapêutico, às vezes, mas quando nos encontramos escorregando na escuridão, conectar-se com outras pessoas a quem amamos e nos apoiam pode ser o melhor remédio.

Só podemos controlar nossas escolhas e nossas reações.

Aprender a aceitar que ela não pode controlar as escolhas dos outros ajudou Millie curar de sentimentos de culpa e arrependimento. Millie sabe que sua reação após o suicídio de seu ex-marido e seu filho é completamente sua escolha. Ela também sabe que pequenas escolhas todos os dias podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, Millie decidiu fazer caminhadas diárias, que ela descobriu que eram tão importantes para ela tanto emocional como fisicamente, e diz:

“Eu nunca pensei que andar seria algo que me ajudaria, mas tem ajudado e tem sido incrível!”

Todos temos alguém que nos ama!

Não importa quem você é, não importa quais são as coisas terríveis que outros possam ter dito sobre você, e não importa as coisas terríveis que você possa ter feito, você é amado! Nosso Pai Celestial nos vê por muito mais do que nossos erros e imperfeições. Ele, que nos conhece  e nos ama de modo perfeito. Não só Deus nos ama, mas também temos anjos na terra e no céu que nos conhecem e nos ajudam, como esta escritura nos recorda: “aqueles que estão conosco são mais do que aqueles que estão com eles” (2 Reis 6:16). Millie acredita que Ty, que era um garoto calmo, com alguns amigos íntimos, não entendia completamente quantas pessoas o amavam e se importavam com ele. No entanto, no funeral de Ty Millie ficou impressionada pelo número de pessoas que participaram e expressaram amor por seu filho.

Millie gostaria que Ty compreendesse essas três lições. Menos de um ano após a morte de Ty, Millie começou a falar com a juventude que luta com pensamentos suicidas e compartilha com eles as coisas que ela aprendeu. Millie também ajuda as pessoas individualmente, trabalhando como conselheira na Sunrise Solutions em Sandy, Utah.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Élder Rasband fala sobre a crise de suicídio entre adolescentes

5 dicas para prevenção de suicídio que todo líder da igreja deveria saber

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *