fbpx

10 maneiras únicas de viver os dez mandamentos hoje

Para os cristãos de todo o mundo, os Dez Mandamentos revelados pelo Senhor em Êxodo 20 são o fundamento da moralidade e da vida justa. O Élder L. Tom Perry ensinou:

“Em um mundo em que a bússola moral da sociedade está falhando, o evangelho restaurado de Jesus Cristo jamais fraqueja, tampouco suas estacas e alas, suas famílias e seus membros individualmente. Não podemos pegar e escolher quais mandamentos achamos que são importantes para guardar, mas devemos reconhecer todos os mandamentos de Deus. Precisamos permanecer firmes e fortes, tendo perfeita confiança na constância do Senhor e em Suas promessas.”

Ao considerarmos os Dez Mandamentos, podemos sentir que eles não têm muita relevância para o nosso dia-a-dia. A maioria dos santos dos últimos dias fiéis está longe de cruzar as fronteiras de matar, roubar e trapacear.

No entanto, se um determinado mandamento parece mais aplicável do que alguns às nossas circunstâncias pessoais, ponderar sobre cada um deles e buscar maneiras de obedecê-los mais plenamente nos aproximará de Jesus Cristo.

Apresentamos dez sugestões únicas sobre como podemos viver os Dez Mandamentos mais plenamente.

Não terás outros deuses diante de mim

Este mandamento se concentra no que escolhemos adorar e no porquê. Os antigos israelitas foram apresentados a vários deuses e deusas de várias religiões e culturas ao longo de suas jornadas.

Hoje, adoramos conectar esse primeiro mandamento ao convite feito em Alma 37:36: “que o afeto do teu coração seja posto no Senhor para sempre.”.

Concentre-se em construir sua fé por meio de um relacionamento íntimo com Jesus Cristo. Procure conhecer Seu caráter e Sua vontade. Em vez dos processos de adoração, ao fazer ritos e ações na esperança de obter algo, esforce-se para adorar a Deus de um lugar de amor e devoção.

Não farás para ti nenhuma imagem de escultura

Embora a ideia de idolatria tenha mudado de forma em nossa era moderna, ainda lutamos com ídolos – ou seja, influenciadores, celebridades e outras vozes proeminentes que competem por nossa atenção.

Pode ser uma bênção ter amplo acesso a uma variedade de ideias. Podemos aprender uns com os outros e ganhar mais empatia por aqueles que são diferentes de nós. Mas colocamos algumas dessas influências antes de Deus e Seus ensinamentos?

Esta semana, analise suas redes sociais e reflita sobre os influenciadores que você segue e interage regularmente. Questione quem (ou o que) edifica sua fé e expande seu conhecimento. Considere excluir aqueles que não trazem boa influência e concentre sua atenção em Cristo.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão

Só precisamos andar na rua, ouvir música ou sintonizar nosso programa favorito para ouvir o nome do Senhor usado de maneira dolorosa e blasfema. É importante que cada um de nós faça o que puder para apoiar a linguagem sagrada e evitar o que é inadequado.

No entanto, podemos magnificar esse mandamento quando tentamos ativamente falar bem do Senhor.

Quer falemos sobre nossas atividades e crenças da Igreja com mais regularidade em conversas ou publiquemos materiais e pensamentos inspiradores on-line, podemos ajudar a combater as palavras malignas contra Deus com nossos próprios testemunhos edificantes.

Como discípulos de Cristo, podemos ser mais corajosos e ousados ​​ao falar do Salvador e de Sua influência sobre nós.

Pode ser interessante: Por que precisamos guardar os Dez Mandamentos?

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar

Nunca foi fácil santificar o Dia do Senhor, mas certamente temos muitas distrações hoje! De atividades sociais divertidas a fácil acesso à mídia, pode ser difícil manter nossas mentes e corações focados em Cristo. Quanto mais tempo pudermos nos desconectar do mundo e nos conectar com Deus, melhor.

Veja esta ideia para lembrar o Dia do Senhor: planeje-se! Muitas vezes acordamos no domingo de manhã e apenas vemos onde o dia nos leva. Em vez disso, passe algum tempo no sábado planejando o que você fará para tornar o domingo um dia mais sagrado.

Estabeleça um horário para ministrar aos outros, escolha a mídia apropriada, prepare suas refeições ou planeje um tempo para estar ao ar livre.

Ao fazer um plano, você mostra ao Senhor que o domingo é importante o suficiente para planejar e pensar com antecedência.

Honra teu pai e tua mãe

Todos nós temos relações muito diferentes com nossos pais. Podemos honrar nossos pais naturalmente por causa de seu grande amor por nós ou podemos ter mágoas profundas com relação a eles. Podemos nem conhecer nossos pais ou ter contato com eles.

Seja qual for o seu relacionamento com seus pais, registrar suas histórias é uma maneira poderosa de honrá-los. Se você tiver contato com seus pais, faça perguntas sobre a vida deles e registre as respostas.

Você também pode querer registrar suas próprias memórias sobre eles que são importantes para você. Se você não conhece seus pais, escreva sobre as pessoas que têm um impacto espiritual positivo em sua vida.

Reserve algum tempo para inserir essas informações no FamilySearch.org ou em outro site genealógico onde elas estarão seguras e digitalizadas.

Não matarás

Agora, este pode parecer difícil de incorporar em nossas vidas. A maioria de nós não tem intenção de prejudicar os outros.

Contudo, o que podemos fazer é ministrar àqueles que foram prejudicados pela violência em suas comunidades. Considere pesquisar organizações que oferecem suporte a:

Crianças que perderam os responsáveis ​​por violência

Aqueles afetados pela perda por suicídio

Trabalham para reduzir a violência armada em escolas e comunidades

Reforma e apoio prisional

Vítimas de violência doméstica

Vivemos em um mundo violento e há muitas maneiras diferentes de nos envolvermos que se adequam às nossas atitudes e paixões pessoais. Em todas as coisas, procure seguir o conselho do Presidente Russel M. Nelson:

“Meu convite hoje, queridos irmãos e irmãs, é que encerrem conflitos que inflamam seu coração, seu lar e sua vida. Enterrem toda e qualquer inclinação de ferir outras pessoas — seja seu temperamento, uma língua afiada ou um ressentimento contra alguém que os tenha ferido. O Salvador ordenou que oferecêssemos a outra face, que amássemos nossos inimigos e orássemos por aqueles que nos maltratam.”

Não cometerás adultério

Lares e famílias são destruídos pelo adultério e pelo pecado sexual todos os dias. Uma maneira de nos purificarmos e colocar a sexualidade em uma perspectiva saudável e divina é neutralizar a dessensibilização que ocorreu em nossas vidas pela quantidade massiva de mídia sexualizada a que estamos expostos.

É difícil, mas tente passar uma semana sem nenhuma mídia. Concentre-se em não assistir televisão ou filmes. Saia das redes sociais e tente não ouvir música. O objetivo é abraçar a quietude e o sossego, buscando desintoxicar-se do mundo e tornar-se mais sensível ao espírito.

Veja a diferença que apenas uma semana fará em como você responde às coisas das quais normalmente participa.

Não roubarás

Uma maneira única de guardarmos esse mandamento é sendo generosos. Tudo o que temos vem do Senhor. Quando fizermos o que pudermos para retribuir em abundância, nos encontraremos mais intimamente ligados a Ele.

Se você puder, doe mais do que normalmente faria em uma oferta de jejum este mês. Se você não puder, procure outras maneiras de ser generoso.

Muitas vezes somos pegos com a necessidade de ter mais. Tememos a perda. Quando somos generosos, mostramos ao Senhor que temos fé em Sua abundância.

Veja também: 4 razões pelas quais não podemos escolher os mandamentos que iremos cumprir

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

Há muitas pequenas maneiras pelas quais mentimos ao longo de nossas vidas diárias. Uma coisa em que não pensamos com frequência é procurar ajuda ou ser aberto sobre nossas dificuldades.

Não devemos ser vulneráveis ​​com qualquer um. É importante ter limites para quem podemos nos abrimos e para quem abrimos nossos corações.

No entanto, muitas vezes temos mais pessoas em nossas vidas do que imaginamos que estão prontas para nos ajudar.

Pense em quem você pode confiar e procure maneiras de estar mais disponível emocionalmente para eles. Pratique pedir ajuda ou admitir que as coisas foram difíceis.

Especialmente, ajoelhe-se em oração e seja honesto com Deus sobre todas as coisas que você experimenta e sente, não importa o quão envergonhado você possa estar.

Não cobiçarás a casa do teu próximo

Cobiçar não é apenas sentir ciúmes. Trata-se de desejar e ansiar pelo que não temos e especialmente pelo que os outros têm.

Podemos combater a cobiça mostrando gratidão. Nesta próxima semana, reserve um tempo todos os dias para escrever todas as coisas pelas quais você é grato. Não se preocupe em se repetir. Você pode usar seu diário, bloquinhos ou o aplicativo Biblioteca do Evangelho.

Você também pode tentar fazer uma oração de gratidão na próxima semana.

Fonte: LDS Living

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *