fbpx

Como as informações que você encontra na Internet podem afetar seu testemunho

O artigo a seguir é um trecho do livro “A Fé Não É Cega” do Élder Bruce C. Hafen e Marie K. Hafen. “A fé não é cega” é um livro que abrange experiências pessoais, questões inesperadas e complexidades que encontramos no caminho da vida e que podem desafiar nossa fé.

No quarto capítulo do livro, “Algumas Desvantagens da Internet”, o Élder Hafen nos fala sobre como as informações que encontramos na Internet e não verificamos podem questionar nossos testemunhos e crenças.

Não podemos subestimar as grandes bênçãos que a revolução digital e a Internet trouxeram para nossas vidas.

Estamos vivendo uma mudança histórica igual à invenção da imprensa, automóveis e aviões. No entanto, esses grandes avanços sempre trazem riscos, que não foram previstos.

Entre os riscos, neste caso, encontramos que a revolução digital reduz a confiabilidade das informações. Vejamos um exemplo:

Proteger seu sentido espiritual

Riley cresceu em um lar santo dos últimos dias. Após sua missão e seu casamento no templo, alguns comentários de seus amigos de trabalho, que não membros da Igreja, fizeram com que ele se sentisse como se tivesse vivido em uma bolha.

Então, ele decidiu fazer o que chamou de “um estudo mais objetivo” da história e das crenças da Igreja. Ele começou a ler tudo o que aparecia em suas pesquisas na Internet sobre assuntos da Igreja. Quanto mais lia, mais inquieto se sentia.

Nunca passou pela sua cabeça que ele pudesse estar lendo “literatura contra a igreja” que ele sabia não ser confiável.

Ele achava que estava fazendo uma pesquisa objetiva e imparcial. Com o tempo, ele não acreditava mais que Joseph Smith havia sido um profeta. Posteriormente, ele perdeu a confiança na existência de Deus. Como resultado, Riley, sem saber, experimentou uma dose completa das desvantagens da Internet.

Conceitos que poderiam ter ajudado

O casal Hafen oferece três conceitos que poderiam ter ajudado Riley. Primeiro, os registros históricos ou biográficos das enciclopédias da internet, como o Wikipédia, geralmente incluem argumentos históricos e críticos sobre pessoas ou eventos conhecidos – incluindo críticas a pessoas como Joseph Smith e Brigham Young. 

Mas boas pesquisas mostram que as histórias mais conhecidas sobre figuras históricas chave ainda são verdadeiras, mesmo que hajam diferenças de opinião sobre alguns detalhes. Então o problema de Riley não era que ele sabia demais sobre a história da Igreja. Seu problema era que não sabia nem o suficiente. Ele acreditou muito rapidamente nas opiniões que ele nunca havia escutado antes e não conseguia saber o quanto de informação correta estava dentro dessas opiniões.

Segundo, como a maioria das ferramentas de mídia social não são reguladas por leis ou protegidas por editores reais, as mídias sociais podem ser usadas como ferramentas para enganar, assim como uma ferramenta para espalhar a verdade. 

Por causa do problema generalizado das fake news hoje, às vezes é difícil saber quando um evento ou história amplamente divulgado é baseado em uma interpretação verdadeira ou falsa. As mídias sociais podem ser manipuladas para promover os interesses ou o interesse pessoal de alguém – incluindo os interesses religiosos de alguém.

Terceiro, alguns inimigos e críticos da Igreja adotaram o objetivo de minar a fé dos membros da Igreja. E, na era da internet, eles aprenderam que, promover qualquer dúvida que pareça ter apoio, mesmo que em evidências limitadas, pois elas podem destruir a fé de pessoas que não estão muito bem informadas. 

Alguns desses críticos são “comerciantes da dúvida” – isto é, eles trabalham duro para criar e “vender” dúvidas e incertezas on-line. Eles não precisam “provar” nada. Eles só precisam fazer alguém “duvidar” o suficiente para minar a confiança dessa pessoa na Igreja. 

Conclusão

Portanto, para os membros da Igreja que tiveram anos de experiências positivas com as escrituras e a Igreja, a estratégia mais razoável em casos de incerteza é dar à Igreja o benefício da dúvida – e continuar estudando e aprendendo com fontes confiáveis de verdade.

Para ler o quarto capítulo de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Para ouvir o audiolivro de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Se você quiser ler o livro completo online, clique aqui

Também, você pode acessar o site faithisnotblind.org (em inglês) e ouvir os podcasts exclusivos sobre esses assuntos. Se desejar, pode acessar os mesmo podcasts no YouTube e assisti-los com legendas em português, basta seguir os passos:

  1. Clique no botão de ‘Configurações’
  2. Escolha ‘Legendas’
  3. Selecione ‘Inglês (geradas automaticamente)’
  4. Clique novamente em ‘Legendas’
  5. Selecione a opção ‘Traduzir automaticamente’
  6. Escolha ‘Português’ na lista de idiomas
  7. Assista ao vídeo com as legendas traduzidas.
| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *