fbpx

Por que Joseph Smith foi assassinado?

Em 27 de junho de 1844, Joseph Smith e seu irmão, Hyrum, foram assassinados por uma turba numerosa na Cadeia de Carthage.

Este não foi um evento inesperado— o próprio Joseph antecipou que ele foi “como um cordeiro para o matadouro” (Doutrina e Convênios 135:4) e que já temia por sua vida por pelo menos vários meses.

E ele tinha boas razões para temer—havia, de fato, um plano para que ele e seu irmão fossem sequestrados e mortos.

Foto: Newsroom

Os conspiradores

De acordo com a análise recente do estudioso Joseph I. Bentley, os apóstatas principais em Nauvoo eram um trio de irmãos, William e Wilson Law, Robert e Charles Foster, e Francis e Chauncey Higbee. Eles conspiraram juntamente com proeminentes anti-mórmons, como Thomas Sharp, um editor de jornal na cidade vizinha de Warsaw, Illinois.

Tenham eles planejado “uma conspiração” ou não, Bentley argumenta que “eles, sem dúvida, seguiram em frente, agindo com precisão.” Eles agiram por meio de uma série de “manobras legais” que foram “intencionalmente projetadas com o propósito de colocar a vida de Joseph Smith em perigo mortal em Carthage.”

Os planos começam a ser executados

No início de 1844, o plano era apresentar acusações legais contra Joseph e Hyrum em Carthage, Illinois—a localização do Tribunal do Condado de Hancock—forçando Joseph a sair da segurança de Nauvoo para tratar de tais questões.

Em um momento, Dan Jones ouviu os líderes deste grupo “dizer que eles não esperavam provar nada contra [Joseph], mas que eles tinham dezoito acusações contra ele, e que, se uma falhasse, eles tentariam outra para prendê-lo” em Carthage.

Uma vez detidos, multidões anti-mórmons se enfureceram por conta de uma reportagem publicada por Sharp e outros aproveitariam a oportunidade para executar o Profeta e seu irmão em um ato do que eles entendiam como “justiça vigilante”.

Mais acusações

Este plano foi posto em ação já em 26 de fevereiro de 1844, quando esses irmãos e seus colaboradores instituíram ou recorreram de uma série de processos judiciais. Já nesta altura, Joseph suspeitava de um plano mais obscuro do que simplesmente resolver as diferenças legais.

Depois que esses processos foram consolidados e dispensados, os dissidentes iniciaram processos judiciais adicionais em maio.

Posteriormente, alguns deles tiveram sucesso em tirar Joseph de Nauvoo, e assim ele estava em Carthage em 27 de maio de 1844, exatamente um mês antes de seu martírio.

Volta para Nauvoo

Nessa ocasião, Charles Foster—um dos conspiradores – evidentemente teve uma mudança temporária de opinião e notificou Joseph de um plano para assassiná-lo no dia seguinte.

Com este aviso prévio, Joseph conseguiu reunir “tropas suficientemente bem armadas… de Nauvoo para garantir sua proteção”, e posteriormente ele conseguiu voltar para casa em segurança.

Os opositores agem novamente

Enquanto isso, Thomas Sharp estava encorajando sentimentos negativos contra Joseph e atiçando os anti-mórmons em seu jornal, o Warsaw Signal.

Em 29 de maio, ele publicou um editorial declarando:

“Nós vimos e ouvimos o suficiente para nos convencer de que Joe Smith não está seguro fora de Nauvoo, e não ficaríamos surpresos ao ouvir de sua morte por meios violentos em um curto espaço de tempo. Ele tem inimigos mortais… O sentimento deste país está agora atolado ao seu tom mais profundo, e vai romper em fúria contra a mais pequena provocação.”

O Nauvoo Expositor

Pouco mais de uma semana depois, os dissidentes de Nauvoo, que haviam formado sua própria igreja, lançaram seu próprio jornal, o Nauvoo Expositor, que encorajava os membros da Igreja a se juntarem a eles e publicava conteúdo provocativo sobre Joseph e a Igreja de dentro de Nauvoo.

A primeira e única edição do Expositor foi publicada em 7 de junho de 1844. Depois de dois dias de deliberações extensivas, o Conselho Municipal de Nauvoo—que incluía Joseph Smith e outros 17 líderes da Igreja – declarou que o jornal era um incômodo público (como eles foram legalmente autorizados a fazer pela Nauvoo Charter) e ordenou que tanto a imprensa como cópias do jornal deveriam ser pacificamente destruídos.

Embora isso contrarie as noções atuais da liberdade de imprensa asseguradas na Primeira Emenda da Constituição dos EUA, as ações de Joseph e do Conselho foram legalmente sãs e não incomuns para a época. Outros jornais tinham sido tratados da mesma forma em Springfield e Alton, Illinois, e também, claro, em Independence, Missouri.

No entanto, a ação gerou um tumulto em todo o condado graças aos agitadores anti-mórmons, e os proprietários do Expositor reagiram apresentando acusações em Carthage—não por violar a sua liberdade de imprensa, mas por instigar um “motim”.

Joseph inicialmente usou um mandado de habeas corpus para que o caso fosse julgado perante a Corte Municipal de Nauvoo, o que declarou a ele e aos outros 17 réus inocentes de todas as acusações. Naturalmente, isso só serviu para alimentar ainda mais o ódio anti-mórmon já que os críticos de Joseph sentiram que ele tinha usado o “tribunal de seu lar” para fugir da justiça.

Seguindo o conselho de Jesse Thomas, o juiz do tribunal em Carthage, Joseph e os outros se submeteram a um segundo julgamento da acusação de motim, desta vez fora de Nauvoo perante o Juiz Daniel H. Wells, um respeitável não-santo dos últimos dias juiz de paz que vivia fora de Nauvoo.

“Depois de uma longa audiência, com inspeção e a interrogação de cinco testemunhas de cada lado, todos os réus foram novamente liberados,” mas isso “não conseguiu satisfazer os vizinhos agitados.”

O desejo de invadir Nauvoo

“A invasão de Nauvoo e extermínio de todos os Mórmons” foi o resultado das reuniões instigadas por Thomas Sharp e os editores do the Expositor. Sharp e outros realizaram comícios em suas cidades, alimentaram as chamas com aparições dos apóstatas de Nauvoo, e declararam 19 de junho a data para a invasão de Nauvoo por várias milícias locais.

Em reação a esta ameaça, Joseph declarou estado de sítio em Nauvoo, chamando a Legião de Nauvoo para proteger a cidade da invasão.

A invasão nunca aconteceu, e depois que o Governador Ford se encontrou com os inimigos de Joseph em Warsaw e Carthage, ele insistiu que Joseph viesse a Carthage para ser julgado novamente pela acusação de motim.

O Governador garantiu a Joseph que ele seria protegido. No entanto, ele insistiu em desarmar a Legião Nauvoo a fim de manter a paz, mas não desarmou as outras milícias no mesmo momento.

livro santos

Em Carthage

Uma vez em Carthage, Joseph e outros réus foram acusados de motim e pagaram a fiança quando os Higbees deliberadamente não apresentaram testemunhas e pediram que seu caso fosse remarcado para setembro.

Antes que Joseph e Hyrum pudessem sair de Carthage, eles foram acusados de traição por terem declarado estado de sítio — mais uma acusação legal que não tinha qualquer mérito legal, mas era útil porque a traição era uma ofensa não-passível de fiança. Isso impediu Joseph e Hyrum de sair do local, e os deixou presos na Cadeia de Carthage, vulneráveis à ação da turba.

Dentro da prisão, Hyrum leu o livro de Éter no Livro de Mórmon e Joseph prestou um forte testemunho aos guardas sobre a veracidade da Restauração, do Livro de Mórmon, e das visitas dos anjos.

Lá fora, a multidão, com cerca de 2 mil pessoas, conseguiu se mobilizar, com pessoas que saíram prontamente do Missouri, e, em seguida, chegaram a Carthage para assassinar Joseph e Hyrum no final da tarde de 27 de junho de 1844.

gloriosa missão
Joseph Smith terminou sua gloriosa missão morrendo em defesa de seu testemunho. (imagem via lds.org)

A explicação

Como Dallin H. Oaks (um estudioso das leis, antes de ser chamado como apóstolo) e Marvin S. Hill escreveram:

“O assassinato de Joseph e Hyrum Smith na Cadeia de Carthage, Illinois, não foi um ato espontâneo ou impulsivo de alguns inimigos pessoais dos líderes da Igreja, mas um assassinato político premeditado, cometido ou tolerado por alguns dos principais cidadãos do Condado de Hancock.”

Nauvoo era a maior cidade do Illinois na época, e Joseph era o prefeito e um candidato presidencial. Hyrum era vice-prefeito e concorreu para o cargo na legislatura estadual. Politicamente, eles eram “dois dos homens mais influentes em Illinois” na época.

Como tal, os seus assassinatos não são apenas importantes para a história dos Santos dos Últimos Dias, mas também para a história do Estado de Illinois.

Os homens que conspiravam juntos para matar Joseph e Hyrum tinham um conjunto diverso e complexo de motivos para suas ações—assim, entender por que esses dois líderes influentes foram assassinados é complexo e envolve inúmeros fatores diferentes. Como Bentley explica:

Fatores que levaram à morte de Joseph e de Hyrum

Muitos fatores contribuíram para o assassinato do profeta em 27 de junho de 1844.

Entre esses estavam:

  1. O medo do poder da Legião de Nauvoo;
  2. Abusos relacionados com os poderes concedidos por meio da Carta de Nauvoo;
  3. Instabilidade política causada pelo rápido aumento da população Santo dos Últimos Dias, no Condado de Hancock, Illinois, e Lee County, Iowa;
  4. Concorrência econômica, com alguns dos principais adversários da Igreja; 
  5. A persistência de rancor entre alguns cidadãos do Missouri;
  6. Rumores que distorciam o início do limitado da prática do casamento plural;
  7. Crítica contra Joseph Smith e sua campanha presidencial;
  8. A concentração dos poderes legislativo, judiciário, executivo, militares e religiosas em um homem, Joseph Smith.

Sem dúvida, para cada um dos principais conspiradores, um ou mais desse fatores desempenharam um papel em sua decisão de conspirar assassinato a sangue frio. Joseph e Hyrum, enquanto isso, foram em direção a suas mortes nobremente e com a consciência limpa (D&C 135:4).

Assassinato de joseph

Logo depois de suas mortes, John Taylor escreveu:

“Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele.

No curto espaço de vinte anos trouxe à luz o Livro de Mórmon, que traduziu pelo dom e poder de Deus, e foi o instrumento de sua publicação em dois continentes; enviou a plenitude do evangelho eterno, que o livro continha, aos quatro cantos da Terra; trouxe à luz as revelações e mandamentos que compõem este livro de Doutrina e Convênios e muitos outros sábios documentos e instruções para o benefício dos filhos dos homens; reuniu muitos milhares de santos dos últimos dias, fundou uma grande cidade e deixou fama e nome que não podem ser destruídos.

Viveu grandiosamente e morreu grandiosamente aos olhos de Deus e de seu povo; e como a maior parte dos ungidos do Senhor na antiguidade, selou sua missão e suas obras com o próprio sangue; o mesmo fez seu irmão Hyrum. Em vida não foram divididos e na morte não foram separados! (D&C 135: 3)

Como o Élder Jeffrey R. Holland observou, a sua prontidão de caminhar em direção à morte com uma fé firme no trabalho que tinham realizado é um testemunho potente da veracidade da Restauração.

Fonte: Book of Mormon Central

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *