fbpx

3 detalhes da Primeira Visão por um repórter cético

Em 29 de agosto de 1843, David Nye White, o editor sênior do Pittsburgh Gazette, visitou Nauvoo e passou uma hora na casa de Joseph Smith conversando com o Profeta. Após a visita, White escreveu uma carta ao seu jornal contando sua entrevista com Joseph.

O relato de White sobre esta entrevista é um dos noventa e oito documentos do último volume do Joseph Smith Papers – Documents, Volume 13.

Os tópicos da conversa na entrevista variaram amplamente entre o templo inacabado de Nauvoo, a política, as experiências de Joseph no Missouri e sua reivindicação de revelação.

A visita de White e a entrevista publicada representam um momento importante na vida de Joseph Smith. Ele recebeu White na mansão Nauvoo recentemente concluída, que Joseph administrava como um hotel para abrigar o número crescente de visitantes curiosos que chegavam a Nauvoo para conhecer o Profeta e ver a cidade dos santos.

Joseph e a sociedade

Joseph era uma figura de interesse e controvérsia nacional. Dezenas de jornais reimprimiram a entrevista de White com Joseph, satisfazendo a curiosidade dos leitores nos Estados Unidos que estavam famintos por rumores ou notícias sobre os controversos santos dos últimos dias e seu líder.

No entanto, para os santos dos últimos dias de hoje, a entrevista de White com Joseph é mais notável por nos fornecer um relato detalhado da Primeira Visão de Joseph Smith.

As reivindicações de Joseph à revelação não estavam acima de tudo na mente do jornalista quando ele se sentou para o desjejum com o Profeta.

Uma eleição controversa havia ocorrido recentemente em Nauvoo, e White queria ouvir a explicação de Joseph, bem como aprender suas opiniões sobre as principais figuras políticas e partidos da época.

Embora Joseph tenha respondido às perguntas de White, ele logo afastou o assunto ‘política e revelação’, esclarecendo que “nunca perguntou ao Senhor nada sobre política.”

Joseph explicou ao repórter curioso, mas desdenhoso, que o Senhor “prometeu nos dar sabedoria, e quando me falta sabedoria, peço ao Senhor, e Ele me diz.” Na verdade, Joseph disse que “quando ele se encontrava em um ‘dilema’, ele pedia ao Senhor uma revelação.”

A Primeira Visão

Joseph reconheceu que às vezes suas orações não eram respondidas e ele tinha que seguir “os ditames de seu próprio julgamento” da melhor maneira possível.

No entanto, Joseph afirmou repetidamente que o Senhor havia falado com ele. “O Senhor se revela a mim”, testificou o profeta. “Eu sei. Ele se revelou para mim primeiro quando eu tinha cerca de quatorze anos, apenas um menino.”

O que se seguiu no artigo do jornal é uma história familiar a todos os santos dos últimos dias.

O jovem Joseph, inspirado em Tiago 1:5, entrou em um bosque atrás de sua casa para perguntar a que Igreja ele deveria se filiar. Dois personagens apareceram a ele sob uma luz e lhe disseram para não se juntar a nenhuma das igrejas.

Nos anos seguintes, Joseph compartilhou sua história com amigos íntimos, familiares e visitantes ocasionalmente curiosos. Primeiro, ele colocou sua história ao papel em 1832 e mais tarde escreveu o relato com o qual a maioria dos santos dos últimos dias está familiarizada e que se encontrar em A Pérola de Grande Valor.

Embora alguns detalhes variem de texto para texto, a história de Joseph permaneceu notavelmente consistente. Como os relatos foram registrados por diferentes escribas em momentos diferentes, elementos da história às vezes eram enfatizados ou deixados de fora.

Pode ser interessante: História da Igreja: Alguém tentou assassinar Joseph Smith quando ele tinha 14 anos

3 detalhes sobre a Primeira Visão

Com o relato que Joseph deu ao editor do jornal Pittsburgh, aprendemos detalhes que não foram escritos em outro lugar. Enquanto Joseph sempre contou que sua oração foi inspirada por Tiago 1:5, neste relato Joseph explicou como ele se deparou com esse versículo.

Ele disse a White que enquanto ele estava pensando em qual igreja se juntar, ele “abriu o testamento promiscuamente sobre essas palavras”, o que significa que enquanto Joseph estava lutando para saber o que fazer, ele abriu uma Bíblia ao acaso e encontrou esse versículo.

Joseph também compartilhou com o jornalista que o local que ele escolheu para sua oração era uma clareira onde estava cortando lenha como parte de suas tarefas.

Na verdade, Joseph disse a ele que se ajoelhou ao lado de “um toco onde eu tinha enfiado meu machado quando eu tinha deixado meu trabalho.”

Um dos detalhes finais que Joseph compartilhou foi que, após a visão, ele estava deitado de costas e se sentia fraco demais para se mover. Como Joseph explicou: “foi algum tempo antes de minha força voltar.”

Além de sua Primeira Visão, Joseph compartilhou algumas de suas outras experiências de revelação com o repórter.

Por exemplo, logo depois que ele e outros líderes da Igreja foram presos em 1838 pela milícia do Missouri, o Profeta “ouviu uma voz que dizia: ‘Joseph, não temas, você e todos os seus amigos serão libertados sem danos, e ainda estarão sobre as colinas de Sião.”

Na época, a milícia ameaçava matar os prisioneiros; essa revelação trouxe conforto para seus companheiros e suas famílias. Apesar das ameaças dos Missourianos, Joseph testemunhou que, a revelação “foi cumprida ao pé da letra.”

Apesar de ouvir o testemunho e a história do profeta, David White deixou Nauvoo não convencido das reivindicações de Joseph à revelação.

Na carta que ele escreveu ao seu jornal, White relatou Nauvoo como um lugar de ” ilusões vãs e infelizes.”

Sua conversa aparentemente tinha sido bastante esclarecedora, com Joseph ocasionalmente fazendo piadas sobre si mesmo ou grandes figuras políticas, levando White a pensar que Joseph ria demais e era muito “leve e insignificante” para ser um profeta.

Embora ele repetisse muito do que Joseph havia dito, presumivelmente copiando das notas que fez durante a entrevista, o relato de White sobre as palavras de Joseph foi tingido de sarcasmo e desdém.

Uma compreensão mais completa

O “The Nauvoo Neighbor”, editado pelo apóstolo John Taylor, condenou o relato de White após ser publicado, observando que era mais um exemplo de os santos serem “louvados aos nossos rostos e caluniados pelas nossas costas”. O “The Nauvoo Neighbor” também denunciou as dezenas de jornais em todo o país que republicaram o artigo de White.

Embora tenha sido condenado “The Nauvoo Neighbor”, o relato de White de sua entrevista de agosto de 1843 com Joseph Smith é uma importante fonte histórica para entender a Primeira Visão e Joseph Smith.

A entrevista é um dos oito relatos detalhados independentes da Primeira Visão que foram registrados durante a vida de Joseph.

Embora a maioria desses relatos tenha sido produzida por Joseph Smith ou sob sua direção, este é o único relato sobrevivente de alguém que ouviu Joseph contar sua história e não acreditou nela.

Embora seja tingido de hostilidade e sarcasmo, esse relato nos ajuda a entender melhor o que a Primeira Visão significava para Joseph Smith.

No mínimo, ela nos fornece detalhes únicos que proporcionam uma compreensão mais completa das circunstâncias que cercam o evento.

Mas, mais profundamente, o relato demonstra que Joseph Smith usou sua visão como uma ferramenta de ensino, semelhante à forma como os missionários a usam hoje.

Quando questionado sobre sua reivindicação de revelação, Joseph contou sua história e testificou que o Senhor havia falado com ele. Ele sabia.

Veja também: Como responder às perguntas difíceis sobre a história da Igreja?

Fonte: LDS Living

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *