fbpx

Quanto vale o ensinamento de uma mãe?

ensinamentos de uma mãe

Nossa como a vida de mãe é corrida! Lava, passa, cozinha, brinca, trabalha, estuda, entre tantas outras coisas. Temos muitas preocupações em nosso dia a dia, entre elas, está a sociedade em que nossos filhos crescerão e consequentemente criarão nossos netos. Possuímos um papel fundamental e quando educamos nossos filhos, damos a oportunidade para que a sociedade se renove com bons princípios, boas atitudes e ideais louváveis.

Por outro lado, muitas vezes nos pegamos pensando se tanto sacrifício para ensinar, educar, orientar e principalmente dar o exemplo, valerá a pena. Será que estamos fazendo da maneira correta?

Lembro-me de uma ocasião em que estava em uma dessas correrias que a vida de mãe nos proporciona. Fazia faculdade na época com dois filhos, um garotinho de sete anos e uma princesinha de quase dois anos. O que vivenciaria naquele dia ficaria impresso na minha alma.

Precisei pedir socorro para a sogra e naquele dia levaria meus filhos até a casa dela. E assim o fiz, peguei meu mais velho na escola e partimos entre bolsas, livros e brinquedos. Ainda não dirigia, então fomos de ônibus. O tempo estava colaborando, era verão e estava bem quente. Mas o verão é famoso pelos temporais e, é claro que no meio do caminho o tempo começou a mudar. As nuvens ficaram negras e percebemos que iria chover, mas enfim estávamos na torcida que acontecesse somente depois que chegássemos à casa da vovó.

Tenho bons filhos e sempre expresso gratidão ao Pai Celestial por eles e procuro ensiná-los da melhor forma possível. Somos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que ensina bons princípios para as crianças tais como: os mandamentos, histórias sobre a vida de profetas tanto da antiguidade quanto da atualidade, bons hinos e muitas coisas que auxiliam os pais com uma boa educação. Busquei sempre boas escolas, pois acreditamos que determinados ambientes estão diretamente envolvidos com a educação.

Não demorou muito e começou a chover fortemente. Fiquei um pouco sem saber o que fazer, mas o local em que desceria do ônibus se aproximava e tinha horário para estar na faculdade. Bem, sobrou apenas uma opção: enfrentar a chuva. E assim fizemos! A chuva estava realmente muito forte, mas minha sogra morava a duas quadras e meia daquele ponto, o jeito era apressar o passo. Disse ao meu garotinho: “corra na frente para que você chegue logo à casa da sua avó.” Ele prontamente obedeceu e começou a correr, eu desci o mais rápido que conseguia com a minha filha no colo e as bolsas.

Não demorou muito e vi meu filho retornando, e assim que o vi eu disse, “não volte! Continue.” E assim ele fez. Para minha surpresa logo o vi voltando mais uma vez, e não demorei muito em gritar, “corre.” Eu não podia correr, mas ele podia e chegaria mais rápido à casa da minha sogra. Pela terceira vez, o avistei retornando e já chateada com a situação gritei, “Por que não me obedece e corre para a casa da sua avó!” Dessa vez ele me respondeu, “Mas mãe quando eu corro, eu olho para trás e não te vejo e se você e minha irmã caírem, quem vai ajudar?”

Dei-me conta então de que a chuva estava tão forte que não enxergávamos mais que poucos metros a nossa frente e percebi que ele estava me desobedecendo por algo que era maior em seu caráter. Descemos então aquelas poucas quadras e andando de braços dados, chegamos encharcados, mas chegaríamos assim de qualquer jeito. Foi maravilhoso perceber o quanto estava valendo a pena o esforço para ensinar-lhe bons princípios.

Naquele dia aprendi três coisas:

· Chegará o dia em que tudo o que ensinamos a nossos filhos fará com que tomem a sua própria escolha e nem sempre naquele momento, aquela escolha nos agradará;
· Devemos ser tardios ao nos irar. Naquele caso, se houvesse brigado com ele teria me arrependido muito;
· e por fim, cada um tem seu ponto de vista. Uma escolha que para você parece errada, provavelmente para aquela pessoa tenha sido a melhor opção no momento.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Adriane Almeida Bavaroski
Adriane A. Bavaroski é membro da Estaca Portão - Curitiba, casada com Fabio e mãe de três filhos. Formada em biomedicina e atua na área como professora do ensino superior. Administradora da pagina Sweet in love que é totalmente voltada para a família, atualmente trabalha como voluntaria da More Good Foundation.
Alunos da BYU
Semana de Educação da BYU – “Vinde à Casa do Senhor”
Família mórmon
Os Mórmons Adoram a Família?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *