Pesquisa da BYU: Comparação que pais fazem entre seus filhos impacta o sucesso dos filhos.
Pesquisa da BYU: Comparação entre filhos impacta o sucesso!
Um novo estudo divulgado pela Brigham Young University (BYU) descobriu que as comparações feitas pelos pais a seus filhos podem afetar o sucesso futuro dos filhos.
Alex Jensen, professor da BYU e principal autor do estudo, e a coautora da Universidade Pública da Pensilvânia, Susan McHale, pediram aos pais em 17 distritos num estado no nordeste dos Estados Unidos, que declarassem qual de seus filhos mais se destacou na escola. A pesquisa mostrou que a maioria dos pais pensaram que o primogênito foi o melhor, embora o desempenho acadêmico de todos os filhos fosse muito similar. O estudo constatou que a criança cujos pais acreditavam ser mais esperta tendia a ser mais bem sucedida no futuro. Jensen disse à BYU News:
“A crença dos pais referentes a seus filhos, e não somente o atual cuidado paterno e materno, pode influenciar no que os filhos se tornarão”
Jensen continua, dizendo, “Os pais tendem a ver os irmãos mais velhos como mais capazes, mas, em média, os irmãos mais velhos não estão indo melhor que seus irmãos mais novos na escola. Os pais também tendem a pensar que suas filhas são mais academicamente competentes do que os seus filhos, e, pelo menos em termos de notas, isso parece ser verdade.”
Como ajudar todos a terem sucesso?
O estudo mostra o impacto que as opiniões dos pais têm sobre seus filhos. Os pesquisadores concluíram que, para que todas as crianças tenham sucesso, os pais precisam reconhecer os pontos fortes de cada criança.
“É difícil para os pais não notarem ou pensarem nas diferenças entre os seus filhos, isso é algo natural”, disse Jensen. “Mas para ajudar todas as crianças a serem bem-sucedidas, os pais devem se concentrar em reconhecer os pontos fortes de cada um dos seus filhos e ter cuidado ao fazer comparações na frente deles.”
Artigo escrito por Bridget, do site LDS.net. Traduzido por Esdras Kutomi.