O que os Profetas ensinaram sobre família na última conferência geral?

A Conferência Geral é um dos momentos bastante aguardados pelos santos dos últimos dias, nela são transmitidas mensagens inspiradoras ao vivo para o mundo inteiro. Essa é uma oportunidade de ouvir os profetas e saber a vontade do Senhor para cada um de seus filhos e filhas.
Pensando nisso, que tal recapitular o que eles ensinaram nessa última conferência sobre família? Não lembra? Não assistiu? Calma, vamos analisar os principais pontos a respeito desse tema tão maravilhoso.
CONSELHOS DE FAMÍLIA
O Elder M. Russell Ballard proferiu um discurso simples e claro ao tratar sobre conselhos de família, uma maneira de fortalecer as famílias em meio a um mundo cada vez mais conectado nas tecnologias, aproximando cada membro e preocupando-se com suas necessidades pessoais.
Ele tratou sobre quatro tipos de conselhos de famílias, são eles:
“Primeiro, um conselho geral de família, formado por toda a família. Segundo, um conselho executivo de família, formado pela mãe e pelo pai. Terceiro, um conselho limitado de família, formado pelos pais e por um dos filhos. Quarto, um conselho individual de família, formado por um dos pais e por um dos filhos”. [1]
O Elder Ballard explica que o primeiro é um conselho mais formal e onde todos os membros da família buscam orar, ouvir, debater e planejar coisas juntos. No segundo, é o momento em que os pais debatem sobre as necessidades dos filhos e analisam como está o seu relacionamento pessoal enquanto esposo e esposa. No terceiro, ambos os pais passam um tempo com um dos filhos e conversam sobre decisões e metas. E o quarto, um dos pais se reúne com um dos filhos e naturalmente buscam proporcionar momentos especiais juntos.
PAIS
Outro aspecto abordado em uma das sessões foi sobre o papel dos pais, o Elder D. Todd Christofferson concentrou suas palavras no papel do homem como marido e pai. Um discurso bem interessante, haja vista que sempre se fala sobre o papel da mãe e esposa, um novo olhar para essa relação familiar veio esclarecer como o homem pode trazer bênçãos aos seus cumprindo seu papel divino de pai e marido.
“[…] a paternidade expõe nossas fraquezas e nossa necessidade de melhorar. A paternidade exige sacrifício, mas é uma fonte de incomparável satisfação, mesmo de alegria. Novamente, o modelo supremo é nosso Pai Celestial, que nos amou, Seus filhos espirituais, de tal maneira, que nos deu Seu Filho Unigênito para nossa salvação e exaltação”. [2]
O Elder Christofferson enfatizou não só o papel dos pais biológicos, mas aqueles pais de criação ou adotivos que demonstram grande esforço ao dedicar amor e cuidados aos filhos e cita um exemplo sublime a esse respeito:
“[…] o próprio Deus confiou Seu Filho Unigênito a um pai de criação. Sem dúvida, um pouco do crédito vai para José[…]” [3]
FAMÍLIAS ETERNAS
O presidente Henry B. Eyring, na sessão geral do sacerdócio, tratou sobre o esforço que os portadores do sacerdócio devem fazer para formar e fortalecer suas famílias, bem como fortalecer aquelas famílias que estão ao seu redor e necessitam de ajuda.
“Todo esforço e toda ordenança do sacerdócio tem o propósito de ajudar os filhos do Pai Celestial a ser mudados pela Expiação de Jesus Cristo, vindo a tornar-se membros de unidades familiares aperfeiçoadas”. [4]
Ele enfatizou que o serviço no sacerdócio deve ter sempre o foco nas famílias e em seu fortalecimento para um dia retornar ao lar celestial. Uma tarefa bem desafiadora, porém o Senhor deixou os passos a seguir.
O evangelho de Jesus Cristo pode abençoar muitos e ao serem ensinadas essas verdades no seio familiar observa-se que os filhos e filhas do Pai Celestial estão sendo cuidados à maneira Dele.
E para você, qual desses ensinamentos pode ajudar sua família hoje?
Referências:
1 – Conselhos de Família. Elder M. Russell Ballard. Conferência Geral .Abril/ 2016.
2 – Pais. Elder D. Todd Christofferson. Conferência Geral .Abril/ 2016.
3 – Pais. Elder D. Todd Christofferson. Conferência Geral .Abril/ 2016.
4 – Famílias Eternas. Presidente Henry B. Eyring. Conferência Geral .Abril/ 2016.