fbpx

Presente de Dia dos Namorados: Que tal largar esses três maus hábitos?

Neste Dia dos Namorados, muitos estão procurando o gesto romântico perfeito para demonstrar seu amor. Mas ao invés de andar através de uma infinidade de corredores procurando chocolates ou buquês de rosas, talvez o presente perfeito seja jogar fora alguns maus hábitos que prejudicam seu relacionamento. Hábitos que nem parecem algo tão ruim, como olhar constantemente o celular ou manter um placar mentalmente do que você tem feito e o seu cônjuge não. Aqui estão alguns maus hábitos para serem quebrados:

1 – Olhar o celular constantemente

Um estudo feito pela Universidade de Brigham Young mediu o quanto interrupções no tempo familiar por causa de tecnologia afetou a força de um casamento. O que eles descobriram foi que mais dos 143 participantes concordaram que os dispositivos eletrônicos interferiam na qualidade das conversas no relacionamento. Aqueles no qual tinham uma interferência tecnológica constante afirmaram uma “satisfação baixa no relacionamento, mais sintomas de depressão, e baixa qualidade de vida” de acordo com o estudo. Mas, qual é o problema? Todas as pessoas não verificam seus telefones frequentemente? O problema não era sobre o fato do cônjuge usar ou não tecnologia, mas o momento em que ele ou ela escolhia fazê-lo. De acordo com o estudo:

“Ao permitir que a tecnologia interfira ou interrompa conversas, atividades e momentos românticos, mesmo de forma não-intencional, os indivíduos pode estar mandando mensagens implícitas de suas prioridades”

Isso significa que quando alguém olha para o telefone ao invés de ouvir a conversa ou participar da atividade, o cônjuge está inclinado a concluir que o telefone é mais significativo para a pessoa.

Guarde seu celular

Guarde seus dispositivos eletrônicos e busque um tempo somente para você e seu cônjuge. Passar esse tempo junto, sem nenhum smartphone por perto, pode ter uma influência positiva no seu relacionamento. Um artigo publicado pela Universidade de Virginia no The National Marriage Project mostrou que casais que passam um tempo juntos ao menos uma vez na semana são 3.5 vezes mais propensos a ser “muito felizes” em seus casamentos. Mas se vocês não conseguirem ir ao um encontro cada semana, ter caminhadas curtas ou apenas conversar um pouco pode ajudar.

“O marido e a mulher precisam passar um tempo juntos para fortalecerem-se mutuamente e fortalecerem seu lar contra os ataques do adversário.”

2 – Críticas excessivas

Mesmo que seja ao tom de brincadeira, criticar seu cônjuge, especialmente em público, pode prejudicar qualquer casamento. Sem ser um feedback, a crítica direta é um ataque ao seu caráter. Ao invés de uma observação como “Eu gostaria que tivéssemos mais dinheiro”, uma crítica pode ser como “Você gasta todo o nosso dinheiro em coisas que você quer” insinuando egoísmo. Em fato, é considerado um dos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse” do Doutor John Gottman, e é uma causa determinante em 90% dos divórcios. Um estudo foi feito chamado “Comportamentos de Conflito no Casamento e Suas Implicações no Divórcio nos Últimos 16 anos” e foi publicado pela U.S. National Library of Medicine National Institutes of Health. Ele mostra que comportamentos destrutivos são associados à críticas negativas e podem “resultar em avaliações negativas do casamento e no declínio de satisfação e estabilidade matrimonial. ”

Fale positivamente

Se esforcem para falar positivamente sobre o outro e resolver problemas com civilidade. De acordo com a pesquisa, comportamentos construtivos como dizer coisas boas um do outro, discutir problemas calmamente, e ouvir ativamente contribuiu para “a melhora das avaliações de casamento o aumento da satisfação e estabilidade matrimonial. ” Ao invés de focar nas coisas negativas, faça um esforço para reconhecer as qualidades e refrear uma linguagem agressiva ao discutir problemas.

“Estou certo de que se buscássemos as virtudes uns dos outros, e não as faltas, haveria muito mais felicidade nas famílias de nosso povo. Haveria um número bem menor de divórcios e de infidelidade, muito menos raiva, rancor e brigas. Haveria mais perdão, mais amor, paz e felicidade. É assim que o Senhor quer que seja.”

3 – Manter um placar

Então você lavou a dobrou todas as roupas, pegou as crianças na escola, fez jantar, lavou os pratos e você sente que seu cônjuge não chegou nem perto de fazer quantidade de trabalho que você fez. Mesmo que seja muito comum sentir que seu cônjuge não está colaborando com uma distribuição perfeita de trabalho, isto ainda é muito prejudicial no casamento. Isto acontece porque o problema geral é a manutenção do relacionamento ou a forma na qual os casais mantêm o relacionamento saudável. Se você pensa que dividir as tarefas igualmente vai ajudar, esse não é o caso. Um estudo feito na Noruega sobre divórcio chamado “Igualdade em Casa” concluiu que “dividir responsabilidades iguais no trabalho no lar não necessariamente contribui positivamente para o casamento. ”

Falar abertamente

Fale com seu cônjuge abertamente sobre os seus sentimentos e peça ajuda quando necessário. Encorajar um ambiente de apoio mútuo pode ajudar a excluir atitudes como manter “um placar” e cultivar um ambiente de confiança e amor.

“O casamento, em seu significado mais verdadeiro, é uma sociedade igualitária, onde um não exerce domínio sobre o outro, mas os dois se encorajam e auxiliam mutuamente em todas as responsabilidades e aspirações que venham a ter.”

Escrito por Katie Lambert, do site LDS Living. Traduzido do inglês.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
Como é ser um santo dos últimos dias solteiro no Dia dos Namorados
Presidência da Área Brasil realiza Facebook Live para os Jovens