fbpx

5 Hábitos que tornarão sua família mais unida

Ter uma família, não é algo fácil. Nunca foi algo fácil. Talvez seja por esse motivo que muitas pessoas não pensam em casar-se e ter filhos, o que é muito triste para o Pai Celestial.

Quando ainda somos jovens e temos energia, talvez ter uma família não seja uma de nossas prioridades. Temos aqueles pensamentos de que família restringe nossa vida, limita nossas atividades e dá-nos trabalho e cansaço. Bem, se fosse fácil, todas as pessoas no mundo escolheriam constituir uma família.Família Feliz

Tendo em vista o mandamento do Pai Celestial de crescer e multiplicar podemos pensar em quão felizes podemos nos tornar ao lado de uma família. [1] Seremos mais felizes a medida que nossa família for mais unida e encontraremos mais propósitos na vida. Como então podemos tornar a nossa já formada família ou nossa futura família, mais unida? Eis algumas sugestões:

1) Preocupar-nos uns com os outros

Não podemos e não devemos ser egoístas, pensando somente em nós e nos esquecendo dos outros. Se esse for o objetivo, tenha certeza desde já que nosso objetivo de unir nossa família será fracassado. A família deve ser nossa maior prioridade, e se este for o caso, a preocupação do outro será também a nossa e vice versa.

2) Ajudar-nos mutuamente

Com frequência, vemos mães atarefadas ao extremo. São cuidados com as crianças, com a casa, com as roupas e atividades na Igreja. Joseph Smith ensinou que os maridos devem ajudar suas esposas[2]. Ele próprio, ajudava Emma Smith. E o contrário, também é verdadeiro. Geralmente, os homens trabalham fora e chegam cansados do dia de trabalho, contudo, a família e os filhos são dos dois, logo, ambos devem ser parceiros em todas as coisas, inclusive nas tarefas domésticas. Essa dica é útil e importante também para os filhos. Mesmo que os filhos estudem e trabalhem, eles podem ajudar seus pais com a casa. Com todos ajudando, ninguém ficará sobrecarregado, e assim sobrará tempo e energia que poderão ser investidos no lar de toda família, por exemplo.

3) Ser gentil

Há uma frase bem conhecida, que diz: Gentileza, gera gentileza e isso é verdade.[3] Quando somos gentis com os outros, eles serão gentis conosco. Deixemos as palavras duras de lado, ou como diz um famoso hino:” Não deixeis palavras duras, vossos lábios pronunciar”[4].

4) Demonstrar carinho, amor e compreensão

Não há nada melhor do que o sentimento de que somos amados, queridos e compreendidos. Se gostamos de sentir essas coisas, outros também gostam. Precisamos demonstrar amor pelas pessoas. Precisamos compreender na medida do possível, as mais diversas situações. Ao fazermos isso por outros, nossa alma se regozijará e faremos alguém mais feliz. Acaso fizemos hoje a alguém um favor ou bem? Fizemos alguém mais feliz? [5]. Nossas famílias serão mais unidas a medida que se sentirem felizes individualmente no lar e então sentirão que fazem parte de uma família de amor, gerando união.

5) Orar juntos

Há uma frase de uma canção de um líder católico que diz: família que ora unida, unida sempre estará.[6] Isso é uma verdade. Com frequência, somos aconselhados por nossos líderes a orarmos em família. Por que temos essa recomendação? Porque a família que ora todos juntos, veem seguro e refúgio nos momentos de crise e um lugar onde comemorar as vitórias. Além disso, elas começam a ser melhores pais, mãe e filhos porque sabem que a unidade família é eterna.

Referências

[1] Gênesis 1:28
[2] Filme: Joseph Smith, o profeta da Restauração. Neste filme, Joseph aparece ajudando Emma a limpar um tapete.
[3] José Datrino, mais conhecido como Profeta gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996) , foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro.
[4] Hinos nº138
[5] Hinos nº136
[6] Trecho da canção “Benção do lar” do padre católico Reginaldo Manzotti

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
3 Cidades especiais mencionadas nas escrituras
visita mestre familiar professora visitante
6 Dicas para Interpretar os Símbolos nas Escrituras

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *