fbpx

Decidir Esperar – Namoro Após os 16 Anos

Casamento

Decidir Esperar – Namoro Após os 16 Anos

Os jovens membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são aconselhados e encorajados a começar um namoro após os 16 anos de idade. Esse é um conselho dado pelos líderes para que os jovens tenham a oportunidade de viver essa experiência de sair com alguém do sexo oposto no tempo certo e à maneira do Senhor.

D&C46:33 sobre isso declara:

“E devei praticar a virtude e a santidade perante mim continuamente”.

Para muitos jovens não é fácil esperar esse tempo, visto que a juventude e todas as suas descobertas e experiências fascinantes, muitas vezes acabam por racionalizar esse conselho.

No livreto Para o Vigor da Juventude, livro que contém padrões importantes a serem seguidos, não somente pelos adolescentes e sim por todos os membros da Igreja, fala sobre como deve ser o namoro entre os santos dos últimos dias. Entre os conselhos está o seguinte:
“ ‘Sair com alguém’ é uma atividade planejada que permite a um rapaz e a uma moça conhecerem-se melhor. Nas culturas em que sair juntos é aceitável, essa atividade pode ajudar a aprender e a praticar habilidades sociais, desenvolver amizades, divertir-se de maneira sadia e, por fim, encontrar um (a) companheiro (a) eterno (a)”.
moças jovens
Portanto, o namoro após os 16 anos é mais uma oportunidade de crescimento pessoal para que na idade adulta possa estar preparado para assumir o compromisso de casar-se no templo. Tendo em vista, como bem aconselha o Para o Vigor da Juventude, “o desenvolvimento de um relacionamento sério muito cedo na vida pode limitar o número de pessoas que você poderia conhecer e, também, pode levar à imoralidade”.
Para tornar mais claro essa experiência de esperar os 16 anos para então namorar, conversei com alguns jovens que compartilharam seus sentimentos em relação a esse conselho e como foi para eles viver essa experiência.

Lara Nogueira (16 anos), do Distrito Juazeiro do Norte, disse o seguinte:

“Os quatro meses que antecederam o aniversário de 16 anos foram desesperadores. O inimigo me coagiu de todas as formas para que eu pudesse quebrar esse mandamento, mas eu consegui ser firme e cumpri com o padrão de namoro. Eu sei que o Senhor não deu esse mandamento em vão. Sabia que se eu esperasse Ele proveria um rapaz maravilhoso para mim (até agora esse rapaz não chegou, mas ainda bem que estou sabendo esperar o tempo do Senhor). É difícil, porém, não é impossível”.

Amabille Souto Correia (16 anos), da Estaca Fortaleza Leste, compartilhou:

“Para os membros da Igreja, 16 anos, é uma idade muito especial. É a idade em que começamos a namorar, quando nos relacionamos com outra pessoa da mesma idade ou mais velha. Antes dos meus 16 anos não foi fácil, recebi muitas críticas, perguntas, algumas negativas outras positivas. Na escola então, sempre me questionavam, e eu sempre firme na minha decisão. Só vou namorar com 16 anos! Tive alguns paqueras antes dos 16 anos, mas não namorei nenhum. Como sou grata por ter conseguido guardar esse padrão, pela minha família sempre me aconselhar e ajudar. Não é fácil para uma moça ou rapaz esperar a idade certa para o namoro, porém não é impossível.

Tive algumas bênçãos e experiências. Uma delas, quando faltava alguns meses para a tão esperada idade de 16 anos, e todos ao meu redor diziam que eu iria demorar muito para namorar, que fazer 16 anos não mudaria nada, que eu iria querer voltar no tempo. Eu fingia não ouvir, mas no fundo estava bem preocupada. Como queria que fosse diferente comigo, passei a agir diferente. Comecei a orar pedindo que o Senhor me abençoasse com um namorado, um rapaz digno e obediente ao Senhor. E por causa de minha obediência, após 15 dias do meu 16ºaniversário, eu estava namorando um rapaz. Todos ficaram surpresos, porém, muito felizes e eu, claro, com um namorado”!

Jovens Amigos AmizadeJoão Vitor Mahonri (19 anos), Estaca Recife, relata:

“Eu estaria mentindo se dissesse que foi algo fácil. Muitos dos meus amigos da Igreja não esperaram os 16 anos e me aconselhavam o mesmo. Eu sempre confiei no Senhor e procurei colocar em prática esse conselho. Sabia que havia um propósito, isso me dava ânimo para continuar seguindo em frente. Passei por diversas situações que me deixaram triste, pois as pessoas não compreendem o porquê de os profetas aconselharem os jovens a namorar depois dos 16 anos. Tive que explicar diversas vezes para meus amigos que não eram da Igreja, e quase todas às vezes era motivo de zombaria. Por vezes tive que recusar ou até fugir de algumas moças e explicar para elas que nunca havia namorado ou sequer beijado. Algumas consideravam algo lindo e raro hoje em dia, outras achavam que era algo que um rapaz não deveria fazer.

Nesse tempo, cheguei a questionar o porquê dessa decisão. O que ganharia com isso? Essa era a vontade do Senhor? Afinal, para um rapaz, viver situações assim é desanimador. Porém, esperei completar meus 16 anos. Assim, fui abençoado com uma linda moça da Igreja, com quem estou até hoje, o que tornou ainda mais especial minha espera pelos 16 anos, ela vive os mesmos princípios e pensamentos que os meus. Aprendi, com a espera, a ter autocontrole e obtive uma visão diferente sobre o namoro. Muitos dos meus amigos se relacionavam com as moças e vice e versa, por se sentirem carentes ou sozinhos, ou para satisfazer sentimentos momentâneos. O namoro vai muito além disso. Ele não pode ser banalizado, deve ser algo levado a sério, pois a consequência é o casamento. E penso que é isso que os profetas tentam nos ensinar, o quão importante e sério deve ser o namoro de um jovem da Igreja e quão maduros e preparados devemos estar para namorar com suas queridas filhinhas.”

Os jovens entrevistados decidiram esperar e consequentemente foram grandemente abençoados. E você? Possui alguma experiência sobre o assunto? Compartilhe nos comentários!

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Ana Larissa da Silva
Missionária retornada, natural de Crato-CE, atualmente é professora universitária do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri-URCA, ama servir, fazer trabalhos manuais, é uma boa ouvinte e está sempre pronta a consolar e motivar aqueles que a procuram.
Casamento Mórmon
Beijo - qual o padrão do Senhor?
Funeral ressurreição mórmon
5 Escrituras do Livro de Mórmon para Achar Consolo Quando um Ente...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *