fbpx

Terapeuta responde: meu cônjuge fica defensivo quando peço para ele mudar

conjuge na defensiva DR

Pergunta:

Eu amo muito meu marido e nós temos geralmente um bom relacionamento mas somente enquanto eu não faço críticas a ele. Com isso quero dizer que ele fica muito defensivo quando expresso a ele coisas que me incomodam. Ele me ignora diz que eu estou magoada ou ele fica irritado e me diz qu esou eu quem precisa mudar. DEvo apenas aceitá-lo como ele é?

Resposta:

Muito obrigado por me perguntar isso. Situação difícil. Afinal, é importante aceitar e amar nosso cônjuge como é, ou eles podem acabar sentindo que não são bons o suficiente. Também é importante escolher suas batalhas e deixar pequenos aborrecimentos de lado. Eles não importam no grande esquema das coisas.

A melhor maneira de abordar o seu parceiro é tendo em mente o que o Dr. John Gottman chama de “expressar uma necessidade positiva”. Embora você não use essas palavras exatas, é como se você estivesse dizendo: “Eu quero que você seja o herói da minha história e direi como você fará isso”. Em vez de dizer: “você nunca lava a louça!” você diz “quando você lava os pratos que eu acho você incrivelmente atraente”.

Minha esposa fez isso recentemente. Tenho o péssimo hábito de deixar o pijama do nosso filho mais novo no chão quando troco a roupa dele de manhã. Não faço isso de propósito, geralmente estou apenas brincando com a criança e esqueço de guardar o pijama. Com o tempo, este pequeno aborrecimento se transformou em algo maior. Mas em vez de usar um tom áspero ou linguagem crítica, minha esposa disse: “Quero falar com você sobre algo. Se isso nunca mudar, não vou te amar menos. Mas se você puder lembrar de guardar o pijama para que eu não o encontre no chão, é possível que eu passe a amá-lo mais”.

Ela disse a última parte com um pouco de humor, mas entendi o que ela quis dizer. Senti-me amado. Eu não fiquei na defensiva. E eu estou me esforçando para resolver o problema.

Às vezes isso não funciona. Às vezes é preciso ser mais direto. Às vezes precisamos “reprovar prontamente com firmeza quando movido pelo Espírito Santo”. Nesse caso, não se esqueça de então “mostrar amor maior para que ele não te julgue teu inimigo” (Doutrina e Convênios 121:43). Se você precisa ser direto com seu marido, certifique-se que com ainda mais frequência você diz que o ama. As pessoas geralmente aceitarão a crítica sem ficar na defensiva e sentirão que são amadas. Elas tendem a ficar defensivas se não se sentem respeitadas e/ou amadas.

Finalmente, realizarem um Conselho de casal toda semana. Planejem a semana. Façam um ao outro elogios específicos e demonstrem gratidão um pelo outro. Compartilhem toda semana o que gostariam que o outro melhorasse nesses conselhos.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Terapeuta responde: Minha família quer que eu tome partido em um divórcio

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *