fbpx

7 Coisas que o Ajudarão a Fazer Sua Genealogia

Muita gente pensa que fazer Genealogia é um bicho de sete cabeças! Então vou dar 7 dicas para você ver que não é nada disso!

Antes das dicas, vamos definir o que é Genealogia:

A genealogia é uma ciência nobre voltada para a pesquisa da história das famílias – linhagem ou estirpe.
E fazendo a sua genealogia, você terá muitas surpresas: encontrará, entre seus antepassados, heróis e vilões. Descobrirá muitas histórias surpreendentes, algumas engraçadas e outras trágicas. E, o mais importante, vindo a conhecer a personalidade de seus antepassados, você passará a se conhecer melhor. Ninguém foge às suas raízes!

Vamos às 7 dicas!

1. Como bom genealogista, REGISTRE TUDO. Anote, fotografe ou grave o máximo que você puder. Nunca confie em sua memória; ela pode falhar ou confundi-lo, principalmente em se tratando de datas. Os fatos genealógicos mais importantes na vida de alguém (que nenhum genealogista deve esquecer), são:nascimento – data e local; casamento- nomes dos cônjuges- data e local; nomes dos pais e dos filhos; falecimento – data e local. E no caso das mulheres, sempre que possível, registre o nome de SOLTEIRA. Genealogia História da Família 2

2. Uma vez que a Genealogia se refere ao conhecimento dos registros da mais importante criação de DEUS, ou seja, o ser humano, você se tornará mais humano e passará a amar seus antepassados. Use um caderno de capa dura, e coloque um antepassado em cada folha, começando com você mesmo.

Você também poderá usar o fantástico site familysearch.org, onde você terá ferramentas incríveis para registrar tudo: nomes, fotos, mídias, etc.

3. AGORA VOCÊ É UM DETETIVE. Concentre-se sobre os documentos, anotações das conversas que teve com os parentes vivos, ou sobre qualquer outra fonte, por mais insignificante que possam parecer tais informações – qualquer pista pode levar você a descobrir aquele antepassado que está faltando em sua linhagem genealógica. Comece escolhendo o parente sobre o qual você tem mais PISTAS: sabe a cidade onde nasceu, onde casou, onde morreu, ou onde viveu.

4. Use e abuse do site do Memorial do Imigrante!  Lá você poderá encontrar os dados de entrada de seus antepassados no Brasil, pois nós, brasileiros, somos quase todos descendentes de estrangeiros. No site, clique em Acervo, depois em Acervo Digital, depois acesse oRegistro de Matrículas . Digite o seu sobrenome (ou de algum outro antepassado) e verá que o site retornará com dados da entrada deles no Brasil. Tenha paciência e perseverança, e colherá resultados incríveis!Genealogia História da Família 1

No link Listas de Bordo, você encontrará os lindos livros originais, escaneados, constando os dados dos imigrantes que fizeram a travessia por Vapores (navios), em viagens que duravam quase 2 meses!!! Alguns desses Vapores naufragaram, pois foram muitas viagens e gente que não acabava mais, que vieram para o Brasil no tempo das imigrações italiana, japonesa, alemã e de muitas outras nacionalidades! Quando você achar algum de seus antepassados no meio das centenas de pessoas que vieram nesses Vapores, você sentirá uma alegria imensa!

5. Quando você começar a se aprofundar na Pesquisa Genealógica, certamente vai ter em mãos documentos antigos ou ver cópias no computador, de documentos de mais de 100 anos atrás. Naquele tempo, os escreventes usavam canetas (ou penas de galinha!) e tinteiro. Usavam abreviações, tipos de letras, e estilos diferentes de hoje. Por isso, você tem de aprender um pouquinho de Paleografia, ou seja, o estudo dos escritos antigos. Você pode obter ajuda nos CHFs (Centros de História da Família), onde encontrará gratuitamente voluntários que o ajudarão na sua pesquisa, e a entender os documentos antigos. Veja no seguinte site, o CHF que fica mais próximo de sua casa:

6. Nas suas pesquisas, você precisará entrar em contato com Cartórios, Igrejas, Cemitérios, etc. Aqui está um Site que tem um cadastro completo dos Cartórios no Brasil. Assim você pode entrar em contato diretocom tais cartórios, por telefone, ou por e-mail (caso o Cartório tenha), ou então, por carta, Clique no link do site dos Cartórios do Brasil, escolha o Estado no mapa, escolha a cidade, e escolha o tipo de registro que procura.Genealogia História da Família

7. Persevere! Lembre-se de que são “muitos os que começam”, mas infelizmente, “são poucos os que terminam”. Só que os prêmios e as recompensas maiores, são para os que nunca desistem de tentar!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Você poderá fazer genealogia sendo membro da Igreja SUD ou não. Tenha certeza que isso trará muita alegria para você. Só não desista fácil, porque isso é uma atividade para a vida inteira, e não uma coisa para se fazer em algumas poucas horas. Milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro estão fazendo suas genealogias, e cada vez está mais fácil de se encontrar online os dados de seus antepassados.

Para terminar, vou contar uma história real, que ocorreu durante a Guerra do Paraguai: um parente de minha esposa era peão numa fazenda. A filha do patrão e ele se apaixonaram (parece filme, não é? Mas é verdade). Só que o poderoso dono da fazenda ficou uma fera quando soube, e disse que iria deserdar a filha se ela insistisse naquele relacionamento com o peão. A moça foi firme, o peão foi valente e pediu a mão da moça em casamento, e o pai, vendo que não tinha jeito mesmo, acabou cedendo. Deu para eles um dote de vários cavalos e outros coisas. Eles seguiram para outra cidade, onde iriam construir (e construíram mesmo) sua nova família.

Só que durante a viagem, encontraram uma das tropas lideradas pelo Duque de Caxias, que seguiam para o Paraguai, e que confiscaram os animais (para levar para a guerra), e deram, em troca dos animais, um papel para eles, que garantia um pedaço de terra num dos estados ainda não habitados do Brasil…

Portanto, faça sua Genealogia, e certamente terá muitas surpresas agradáveis!!!! Comece agora mesmo, não deixe para amanhã!

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Luiz Polito
Luiz Polito serviu uma missão voluntária na Missão Brasil Rio de Janeiro (1978/80). É músico e microempresário. Proprietário de um Sebo Virtual, chamado Higino Cultural. Atualmente serve como Consultor de História da Família (ou Genealogia) na Igreja em Bauru.
5 Passos para Tornar Nosso Estudo das Escrituras Mais Proveitoso
O filme "Conheça os Mórmons" já está disponível em português !

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *