fbpx

Imagens do manuscrito original do Livro de Mórmon estão no novo volume de Joseph Smith Papers

Qualquer pessoa interessada no Livro de Mórmon pode agora estar mais perto do que nunca da sala em que Joseph Smith ditou o texto em 1829. A Editora do Historiador da Igreja publicou um novo volume de Joseph Smith Papers que inclui imagens coloridas e transcrições do primeiro manuscrito do Livro de Mórmon organizadas por cores. Este é o primeiro registro fotográfico completo do que resta do manuscrito original.

O novo livro foi intitulado “The Joseph Smith Papers: Revelations and Translations, Volume 5: Original Manuscript of The Book of Mormon” (Documentos de Joseph Smith: Revelações e Traduções, Volume 5: Manuscrito Original do Livro de Mórmon).

Este é o volume final da série “Revelações e Traduções”. E é o 23º de 26 volumes totais do maior projeto Joseph Smith Papers, que ficará pronto na segundo semestre de 2023.

Acessse josephsmithpapers.org para comprar uma cópia do livro (disponível somente em inglês). O conteúdo – imagens, transcrições, introduções e material de referência — estará disponível gratuitamente no site em 18 meses.

Também pode ser interesante: Como exatamente Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon?

A mensagem de agradecimento do Presidente Nelson

O Presidente Russell M. Nelson agradeceu àqueles que ajudaram a tornar este livro possível. Isso inclui os co-editores Royal Skousen e Robin Scott Jensen, bem como Gail Miller, seu falecido marido Larry H. Miller e seu atual marido, Kim Wilson, por ajudar a financiar o projeto Joseph Smith Papers.

“Estas revelações e traduções estavam no coração da missão profética de Joseph Smith. Estes textos são vitais para a restauração do evangelho. O Volume 5 toca profundamente o meu coração. A partir dele, aprecio mais plenamente o dom e o poder de Deus que permitiu a tradução por Joseph Smith.

Para mim, é inspirador saber que estas páginas com imagens do texto original do Livro de Mórmon estão agora disponíveis para todos. É uma experiência profundamente comovente olhar para estas páginas e ver a mão de Deus levando a Sua obra adiante.”

A história do manuscrito original do Livro de Mórmon

O manuscrito original do Livro de Mórmon (do qual apenas 28% ainda existe) é um dos artefatos mais importantes e sagrados em posse da Igreja de Jesus Cristo. Foi produzido por Oliver Cowdery e alguns outros escribas enquanto Joseph Smith ditava a tradução pelo dom e poder de Deus, entre abril e junho de 1829.

O manuscrito permaneceu na posse de Joseph Smith até 1841, quando os santos dos últimos dias em Nauvoo, Illinois, começaram a construir um templo (para adoração) e a Casa Nauvoo (para entretenimento). Joseph colocou o manuscrito original na pedra angular da Casa Nauvoo.

Embora os primeiros santos pensassem que isso preservaria o manuscrito, o oposto aconteceu. Com o tempo, os documentos ficaram desbotados, obscurecidos ou de outra forma danificados.

Também pode ser intessante: Nova descoberta nos Manuscritos do Mar Morto corroboram com uma das traduções de Joseph Smith

livro santos

“Para ser justo com eles, eles selaram a pedra angular e colocaram chumbo derretido em torno das frestas, então eles acharam que era uma maneira de preservação”, disse Jensen. “No entanto, isso não funcionou. Se eu tivesse uma máquina do tempo, voltaria e diria: “Joseph, talvez não seria bom fazer isso.’”

Quando o manuscrito foi retirado 40 anos depois por Lewis Bidamon (o segundo esposo de Emma Smith), os documentos deterioraram-se substancialmente. A água infiltrou-se na cavidade oca da pedra. E Bidamon deu fragmentos do manuscrito original a vários visitantes de Nauvoo com o passar dos anos.

Das quase 500 páginas colocadas na pedra angular da casa Nauvoo, somente partes de 232 páginas sobreviveram. A Igreja agora possui a maioria desses fragmentos e páginas. Outros estão em mãos privadas. Seus proprietários gentilmente permitiram que essas peças fossem fotografadas e incluídas neste volume.

Transcrição

As transcrições e anotações no volume 5 dependeram de anos de trabalho de Skousen como parte do Projeto de Texto Crítico do Livro de Mórmon. Este volume reproduz o texto original baseado na análise do manuscrito em seu estado atual, imagens multiespectrais e fotografias históricas.

A transcrição preserva todas as correções e revisões, quebras de linha e página, e os locais de inserções interlineares. Como vários escribas fizeram revisões neste manuscrito, a caligrafia de cada um foi renderizada em uma cor diferente para facilitar a análise. A apresentação abrangente e cuidadosa dá aos pesquisadores acesso incomparável ao texto.

Jensen e Skousen ambos disseram que o texto do manuscrito original do Livro de Mórmon não está exatamente como encontramos na versão atual do Livro de Mórmon publicado pela Igreja de Jesus Cristo.

Os líderes da Igreja ajustaram o texto conforme necessário, corrigindo erros cometidos pelos escribas, fazendo correções gramaticais ou mudanças estilísticas, adicionando versificação e títulos de capítulos, ou incluindo outras melhorias.

“Um Tesouro Espiritual”

Este novo volume dos Documentos de Joseph Smith é a “experiência mais próxima que a maioria das pessoas terá de segurar em suas mãos este artefato realmente sagrado“, disse McBride.

“É significativo para mim e para outros santos dos últimos dias como pessoas de fé, porque este é o texto do livro sobre o qual nós baseamos nossa fé e nosso testemunho de Jesus Cristo.”

Jensen disse que o manuscrito é “primordial como um tesouro espiritual.” Qualquer pessoa um que tenha experimentado o poder das verdades espirituais do Livro de Mórmon, disse: “pode reconhecer que este [manuscrito] é algo especial.”

Fonte: Newsroom

| Headlines, Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *