O Presidente Gordon B. Hinckley, 15º Presidente da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (conhecida como igreja mórmon), faleceu ontem (27 de janeiro de 2008), aproximadamente às 19h – meia-noite no horário de Brasília – em seu apartamento na cidade de Salt Lake, Utah, na companhia de familiares. O Presidente Hinckley morreu aos 97 anos, por causas relacionadas à idade.
Seu tempo de serviço como presidente, que começou em 12 de março de 1995, será lembrado como um período de expansão global da Igreja, que hoje conta com cerca de 13 milhões de membros no mundo inteiro. Durante sua presidência, o número de templos cresceu de 49 para mais de 120 – incluindo quatro em funcionamento e um em fase de construção no Brasil; o Fundo Perpétuo de Educação foi criado; declarações como Família: Proclamação ao Mundo, sobre a importância das famílias, e O Cristo Vivo foram emitidas; entre outras conquistas e feitos notáveis.

Falam a seu respeito
Figura freqüente em programas de entrevistas nos EUA, o Presidente Hinckley foi apontado em pesquisas feitas em 2000 e 2001 como uma das pessoas mais admiradas pelos norte-americanos.
O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou: “Durante seu serviço de mais de sete décadas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Gordon demonstrou o coração de um servo e a sabedoria de um líder. Ele foi um incansável trabalhador e um comunicador talentoso, que era respeitado na sua comunidade e amado por sua congregação”.
Reconhecido como profeta, vidente e revelador pelos membros da Igreja, o Presidente Hinckley é um exemplo de otimismo, bom humor, sagacidade, altruísmo, caridade e esforços humanitários.
Expansão Global e Construção de Templos
Durante seu período como Presidente, Hinckley liderou um dos mais expressivos crescimentos institucionais da Igreja: ele enfatizou fortemente a construção de templos ao redor do mundo para que os membros pudessem ter acesso mais rápido às ordenanças sagradas.
Por exemplo, em discurso de 2001 ele disse: “Testemunhamos um maravilhoso aumento na atividade dos templos (…) Estamos construindo novos edifícios em escala nunca antes sonhada.”
Estimativas indicam que o número de templos dedicados ou anunciados mais que dobrou durante sua presidência.
Além de seu impacto administrativo e sua visão de expansão global, o presidente Gordon B. Hinckley ficou profundamente marcado por seu amor pelo Salvador Jesus Cristo e pelas pessoas.
Seu otimismo inabalável e sua confiança no futuro eram temas recorrentes em seus discursos. Ele frequentemente repetia a frase: “Coisas boas estão por vir.”

Legado e Influência
O presidente Gordon B. Hinckley é lembrado pelos membros da Igreja como um “profeta, vidente e revelador” (termos usados pela Igreja para seus Presidentes). Seu serviço não se limitou à administração; ele procurou inspirar fé, otimismo e dedicação ao próximo.
Em reconhecimento aos seus esforços, ele recebeu o Prêmio Medalha da Liberdade dos Estados Unidos em 2004, entre outros honrarias.
O presidente Hinckley tinha uma habilidade singular de se comunicar com o público — fosse com líderes mundiais, jornalistas, jovens, missionários ou membros comuns da Igreja ao redor do mundo. Em conferências gerais, ele falava de forma clara, prática e cheia de esperança. Ele incentivava as pessoas a:
- “Se erguerem”
- “Fazerem o seu melhor”
- “Continuarem seguindo adiante”
“Por favor não se deprecie. Trabalhe pelo seu desenvolvimento, pela sua realização e por seus objetivos.”
— Presidente Gordon B. Hinckley
(Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Gordon B. Hinckley)
Sucessão
Até o anúncio do próximo Presidente, a Igreja será liderada pelo Quórum dos Doze Apóstolos, cujo membro sênior, ou seja, com maior tempo de serviço, é o Élder Thomas S. Monson.
Esse processo de sucessão é algo estabelecido desde os primórdios da Igreja e segue o padrão revelado pelo Senhor. Quando um Presidente da Igreja falece, o Quórum dos Doze Apóstolos assume a liderança de forma unificada até que, por inspiração, o novo Presidente seja apoiado e estabelecido. É um momento de transição, mas também de continuidade: a obra não é interrompida e as decisões seguem sendo tomadas com autoridade e inspiração.
Gordon B. Hinckley deixou um legado de fé, serviço e dedicação ao evangelho de Jesus Cristo. Sua vida e ministério tocaram milhões de pessoas ao redor do mundo, e sua influência continua viva nos templos que ajudam a aproximar os membros do Salvador, nas iniciativas educacionais que transformam vidas e em seu exemplo de otimismo e amor pelo próximo. Embora sua morte tenha marcado o fim de seu ministério mortal, sua mensagem permanece: “Sejam leais à Igreja em todas as circunstâncias… Sejam leais. Sejam fiéis. Sejam verdadeiros.”
Ver também:
- Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Gordon B. Hinckley
- Um legado profético: 30 anos de “A Família: Proclamação ao Mundo”
- Presidente Hinckley fez e respondeu todas as perguntas de uma entrevista




Eu amo o Presidente Gordon B. Hinckley. Ele é um homem inspirador, um homem de Deus. Dedicou a sua vida à obra de Deus e usou todos os seus talentos para ajudar o reino de Deus a crescer aqui na terra. Com certeza sentirei saudades dele, pois, era o profeta durante a maioria de minha vida. Mas, ao mesmo tempo, sinto felicidade e paz, sabendo que ele está com a sua querida esposa. Sei que ele está com Deus agora e será totalmente recompensado pelo trabalho árduo que fez durante sua vida. Agradeço a Deus por ter um profeta. Sei que Gordon B. Hinckley é e sempre será um profeta de Deus. Sei que Deus chamará um outro para tomar o lugar dele.
Eu amo o profeta, com ela aprendi coisas valiosas na igreja, e sei que ele sempre será um homem maravilhoso, um servo de Deus.
Hoje eu estou inativa da igreja por circustancias da vida, por caminhos que eu mesma escolhi, porem sei em meu coração que amo este homem e que sei a veracidade do evangelho de cristo em mim.
sinto falta disto,hoje estou casada e meu esposo não é membro, ele não quer ir de jeito nenhum..
só sei que amo o profeta e sei que me sinto triste por não estar la para aprender a ser como cristo.
onde estiver profeta de Deus saiba que estará seguro, nos braços do Deus pai todo poderoso e seu filho amado Jesus Cristo.
SALT LAKE CITY, 28/01/08
O funeral do Presidente Gordon B. Hinckley, líder d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos, que faleceu domingo à noite, será realizado neste sábado, 2 de fevereiro, a partir das 11h – 16h no horário de Brasília – no Centro de Conferência, em Salt Lake City.
A cerimônia será transmitida via satélite em 69 línguas para mais de 6 mil edifícios da Igreja no mundo todo. A BYU Television, com alcance para 20 milhões de telespectadores, também irá transmitir o funeral internacionalmente.
Espera-se que o Centro de Conferência esteja lotado (a capacidade é de 21 mil pessoas). Outros espaços serão usados para assentos extras, como por exemplo o Tabernáculo.
Entre a devocional e o enterro, será transmitido um programa sobre a vida e o ministério do Presidente Hinckley, intitulado Em Suas Próprias Palavras (In His Own Words), que também será televisionado.
A visitação pública será quinta e sexta-feira, das 9h às 19h – das 14h às 24h no horário de Brasília – no prédio do Centro Administrativo da Igreja.
As manifestações de solidariedade podem ser enviadas para [email protected] ou para a sede da Igreja em 47 South East St. Temple, Salt Lake City, UT 84150.
Familiares do Presidente Hinckley sugerem que, em vez de flores, aqueles que desejam enviar lembranças póstumas ao profeta façam doações ao Fundo Perpétuo de Educação, ao Fundo Humanitário, ao Fundo Missionário ou à Bolsa Gordon B. Hinckley para Estudos Britânicos, da Universidade de Utah.
Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias há tres anos e nesse pouco tempo eu aprendi coisas grandes e valiosas com esse grande homem. Adorava seu senso de humor e seus discursos. Seu empenho e dedicação me deu o exemplo do valor do serviço e do altruísmo. Agora, que seu trabalho aqui na Terra foi concluído, temos que aprender com seu exemplo e trabalhar com mais afinco na obra do Senhor. Isso é o que ele e o Senhor deseja a cada um de nós.
sou mebro da igreja de jesus crito, sou sud.
apredi muito sore as leis da igreja com o profeta
pena que ele tenha falecido e triste que pai celestial tenha o levado.
Mateus, o Presidente Hinckley é realmente muito amado e admirado tanto por membros como por não-membros que conheceram seu trabalho. Mas ele já tinha 97 anos, né? Dedicou a vida toda ao crescimento do Reino de Deus na terra e merecia seu descanso, ao lado de sua amada esposa, irmã Marjorie.
Eu também vou sentir falta de suas palavras de otimismo (ele estava sempre nos lembrando do nosso potencial divino), bom humor e tudo mais, mas sei que o Senhor já separou um novo Presidente para Sua Igreja, que será anunciado, no devido tempo, pelo Quórum dos Doze Apóstolos.
Abraços =)
Presidente Hinckey será lembrado por mim pela capacidade de tocar a alma com sua palavras suaves e espírito forte!Havia muito de ‘divino’ nele.Lembro-me com amor de um determinado discurso que por ele foi proferido,lembrando-nos o nosso privilégio de fazer boas escolhas.
“Duas estradas se separavam em um bosque e eu escolhi a menos trilhada.Isso fez toda a diferença.”(Conferência Geral,Abril,2006)
Sem dúvida alguma, ele vai deixar muita saudade.
Aprendi a cantar “Graças Damos Ó Deus Por Um Profeta”.
Porque Elenos fez ver como devemos amar, obedecer, orar, e ajudar os servos de Deus aqui na Terra.
Irei ser eternamente grata..
amo o envagelho de jesus cristo , sou batizado na igreja , e sei que é verdadeiro, queria muito poder voltar a frequentar as reuniões sacramentais, mais por motivos de trabalho eu não posso, sinto uma vazio por conta disso, sei que eu era mais feliz, e a vida brilhava com mais intensidades, o meu querido profeta, conversa com o bom pai celestial e peça pra ele prover um meio para que eu possa voltar as reuniões. amo o senhor pai celestial.
Grande Profeta, aos céus elevado…
Apredi grandes coisas, com esse imutavel homem…
Tenho certeza que com o Pai celeste agora ele habita.
Fico muito triste em saber que o meu lider morreu mas fico feliz pois ele esta com o deus vivo exaltado e glorificado na presença de deus…
EU SEI QUE PRESIDENTE HINCKLEY FOI E SERA SEMPRE UM PROFETA DE DEUS.SOU IMENSAMENTE GRATA AO SENHOR POR UM DIA TER ESTADO PRESENTE NA CONFERENCIA DE 1995 QUANDO O PRESIDENTE FOI CHAMADO DE PROFETA.
AMADOS IRMÃOS,
LENDO OS VOSSOS DEPOIMENTOS E MENSAGENS A RESPEITO DESTE GRANDE HOMEM QUE FINDOU SUA OBRA AQUI NESTA TERRA , JÁ SE PASSARAM TANTO TEMPO E EU AINDA NÃO CONSEGUI VOLTAR PARA A IGREJA, MAS TENHO ESPERANÇA DE EM BREVE VOLTAR JUNTAMENTE COM A MINHA FAMILIA.
ME LEMBRO DO DIA EM QUE MINHA FILHA FOI AO ESTÁDIO EM SÃO PAULO PARA PRESTIGIÁ-LO, JUNTO COM OUTROS IRMÃOS , SEI QUE PRA ELA FOI UM GRANDE DIA QUE FICARÁ PRA SEMPRE EM NOSSAS LEMBRANÇAS……PEÇO SEMPRE AO PAI CELESTIAL QUE NÃO NOS DEIXE SER ENGANADOS POR FALSOS PROFETAS, JÁ FUI DE OUTRAS RELIGIÕES, MAS NENHUMA DELAS TEM AS RESPOSTAS A TANTAS DÚVIDAS QUE TEMOS A RESPEITO DO EVANGELHO COMO ESTA….
FICARIA ESCREVENDO……..SE FOSSE FALAR DESTA IGREJA QUE TANTO AMO….
ABRAÇOS A TODOS….