O Presidente Gordon B. Hinckley, 15º Presidente da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (conhecida como igreja mórmon), faleceu ontem (27 de janeiro de 2008), aproximadamente às 19h – meia-noite no horário de Brasília – em seu apartamento na cidade de Salt Lake, Utah, na companhia de familiares. O Presidente Hinckley morreu aos 97 anos, por causas relacionadas à idade.

Seu tempo de serviço como presidente, que começou em 12 de março de 1995, será lembrado como um período de expansão global da Igreja, que hoje conta com cerca de 13 milhões de membros no mundo inteiro. Durante sua presidência, o número de templos cresceu de 49 para mais de 120 – incluindo quatro em funcionamento e um em fase de construção no Brasil; o Fundo Perpétuo de Educação foi criado; declarações como Família: Proclamação ao Mundo, sobre a importância das famílias, e O Cristo Vivo foram emitidas; entre outras conquistas e feitos notáveis.

presidente Gordon B. Hinckley

Falam a seu respeito

Figura freqüente em programas de entrevistas nos EUA, o Presidente Hinckley foi apontado em pesquisas feitas em 2000 e 2001 como uma das pessoas mais admiradas pelos norte-americanos.

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou: “Durante seu serviço de mais de sete décadas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Gordon demonstrou o coração de um servo e a sabedoria de um líder. Ele foi um incansável trabalhador e um comunicador talentoso, que era respeitado na sua comunidade e amado por sua congregação”.

Reconhecido como profeta, vidente e revelador pelos membros da Igreja, o Presidente Hinckley é um exemplo de otimismo, bom humor, sagacidade, altruísmo, caridade e esforços humanitários.

Expansão Global e Construção de Templos

Durante seu período como Presidente, Hinckley liderou um dos mais expressivos crescimentos institucionais da Igreja: ele enfatizou fortemente a construção de templos ao redor do mundo para que os membros pudessem ter acesso mais rápido às ordenanças sagradas.

Por exemplo, em discurso de 2001 ele disse: “Testemunhamos um maravilhoso aumento na atividade dos templos (…) Estamos construindo novos edifícios em escala nunca antes sonhada.”

Estimativas indicam que o número de templos dedicados ou anunciados mais que dobrou durante sua presidência.

Além de seu impacto administrativo e sua visão de expansão global, o presidente Gordon B. Hinckley ficou profundamente marcado por seu amor pelo Salvador Jesus Cristo e pelas pessoas.

Seu otimismo inabalável e sua confiança no futuro eram temas recorrentes em seus discursos. Ele frequentemente repetia a frase: “Coisas boas estão por vir.”

presidente Gordon B. Hinckley

Legado e Influência

O presidente Gordon B. Hinckley é lembrado pelos membros da Igreja como um “profeta, vidente e revelador” (termos usados pela Igreja para seus Presidentes). Seu serviço não se limitou à administração; ele procurou inspirar fé, otimismo e dedicação ao próximo.

Em reconhecimento aos seus esforços, ele recebeu o Prêmio Medalha da Liberdade dos Estados Unidos em 2004, entre outros honrarias.

O presidente Hinckley tinha uma habilidade singular de se comunicar com o público — fosse com líderes mundiais, jornalistas, jovens, missionários ou membros comuns da Igreja ao redor do mundo. Em conferências gerais, ele falava de forma clara, prática e cheia de esperança. Ele incentivava as pessoas a:

  • “Se erguerem”
  • “Fazerem o seu melhor”
  • “Continuarem seguindo adiante”

“Por favor não se deprecie. Trabalhe pelo seu desenvolvimento, pela sua realização e por seus objetivos.”
— Presidente Gordon B. Hinckley
(Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Gordon B. Hinckley)

Sucessão

Até o anúncio do próximo Presidente, a Igreja será liderada pelo Quórum dos Doze Apóstolos, cujo membro sênior, ou seja, com maior tempo de serviço, é o Élder Thomas S. Monson.

Esse processo de sucessão é algo estabelecido desde os primórdios da Igreja e segue o padrão revelado pelo Senhor. Quando um Presidente da Igreja falece, o Quórum dos Doze Apóstolos assume a liderança de forma unificada até que, por inspiração, o novo Presidente seja apoiado e estabelecido. É um momento de transição, mas também de continuidade: a obra não é interrompida e as decisões seguem sendo tomadas com autoridade e inspiração.

Gordon B. Hinckley deixou um legado de fé, serviço e dedicação ao evangelho de Jesus Cristo. Sua vida e ministério tocaram milhões de pessoas ao redor do mundo, e sua influência continua viva nos templos que ajudam a aproximar os membros do Salvador, nas iniciativas educacionais que transformam vidas e em seu exemplo de otimismo e amor pelo próximo. Embora sua morte tenha marcado o fim de seu ministério mortal, sua mensagem permanece: “Sejam leais à Igreja em todas as circunstâncias… Sejam leais. Sejam fiéis. Sejam verdadeiros.”

Ver também: