fbpx

Você conhece os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias?

Você já ouviu falar sobre os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias? De acordo com o site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,

“Os Serviços de Caridade SUD administram uma variedade de programas humanitários globais que são “baseados nos princípios de responsabilidade pessoal, apoio à comunidade, autonomia e sustentabilidade”. Uma iniciativa administrada pelos Serviços de Caridade SUD é a Benson Food, cujo foco é ajudar “os beneficiários a aumentar sua segurança alimentar por meio de práticas sustentáveis e econômicas”, incluindo a produção doméstica de alimentos, melhor nutrição e armazenamento de alimentos. A Benson Food opera em 12 países e atendeu aproximadamente 116 mil pessoas em 2016. 

Outras iniciativas comandadas pelos Serviços de Caridade SUD têm como foco a água potável; resposta global de emergência após desastres naturais, distúrbios civis ou fome; imunizações; cuidados maternos e neonatais; cuidados com a visão; e fornecimento de cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade para pessoas com deficiência. Os Serviços de Caridade SUD também trabalham com organizações parceiras em todo o mundo para aumentar o impacto das iniciativas e melhor atender às necessidades locais.”

Conheça as maneiras específicas pelas quais os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias estão mudando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Beaksi, um vilarejo no oeste de Java na Indonésia, Endah coloca uma máscara feita à mão em sua filha de 3 anos, Fátima, antes de saírem de casa. Na Somália, Hani, de 24 anos, prepara uma refeição em casa para seus três filhos.

Em Madagascar, Toky, de 7 anos, joga a cabeça para trás numa gargalhada enquanto ele e seus amigos lavam as mãos em água limpa, vertida das torneiras do novo bloco de saneamento de sua aldeia.

Orgulho e alegria irradiam no rosto de Wangare Grace enquanto ela segura um enorme repolho que plantou em Nyeri, no Quênia.

Esses são apenas alguns dos momentos emocionantes retratados no Relatório Anual dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias e apenas um vislumbre dos 3.611 projetos em 160 países e territórios impactados de 2020.

A vida de cada pessoa foi impactada pelos esforços de longo alcance dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias para melhorar a vida de irmãos e irmãs em todo o mundo – e eles representam milhões.

Embora muitos aspectos da vida como a conhecemos tenham desacelerado em 2020 devido à pandemia COVID-19, os esforços dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias só aumentaram: 1.031 projetos em 151 países foram uma resposta direta à pandemia.

Os projetos incluíam o envio de suprimentos médicos e de emergência, o treinamento de profissionais de saúde e o aumento da produção de alimentos da Igreja.

Em Utah, os membros da Igreja se uniram para ajudar as instituições de caridade dos santos dos últimos dias e o Project Protect a fazer mais de 6 milhões de máscaras.

As máscaras não beneficiaram apenas as pessoas em Utah, mas em outras áreas, incluindo dentro da Nação Navajo.

Os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias fizeram parceria com a Nação Navajo para apoiar seus esforços de autossuficiência com projetos autossustentáveis ​​de água potável, energia elétrica e jardinagem.

Essa ajuda se expandiu durante a pandemia para incluir doações de alimentos, água, combustível, bem como máscaras faciais e outros suprimentos médicos.

Durante a pandemia, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias não apenas prestaram assistência emergencial, mas aumentaram os esforços existentes para atender às necessidades das pessoas em todo o mundo.

Como uma organização humanitária, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias operam com base nos princípios de humanidade, imparcialidade, neutralidade e independência, garantindo que a ajuda seja dada sem discriminação e independente de outros objetivos.

Em suma, seu foco está no segundo grande mandamento: amar ao próximo.

Alimentar os Famintos com a Convoy of Hope

Ao fazer parceria com mais de 2.000 organizações humanitárias em todo o mundo os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias estendem seu alcance para impactar milhões.

O Élder Gerrit W. Gong mencionou um desses parceiros, a Convoy of Hope, quando falou em um devocional de janeiro de 2021 sobre os esforços humanitários contínuos e muito necessários para alimentar crianças em partes vulneráveis ​​do mundo.

“Crianças famintas precisam de comida”, ele disse. Graças aos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias e a Convoy of Hope, mais de 387 mil crianças em áreas pobres do mundo receberam refeições nutritivas na escola todos os dias – e isso está mudando suas vidas.

O vice-presidente da cadeia de suprimentos do Convoy of Hope, Erick Meier, agradeceu aos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias pela parceria:

“A Convoy of Hope é grata pelas generosas doações dos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias, que foram fundamentais para nos ajudar a fornecer mais de 200 milhões de refeições nos Estados Unidos e em todo o mundo durante a crise da COVID. Essas doações nos ajudam a continuar nossa missão de levar alívio e esperança às pessoas que sofrem.”

Outros parceiros no trabalho em prol da segurança alimentar

Em 2020, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias trabalharam para fornecer maior segurança alimentar, agricultura sustentável e nutrição para 357.378 pessoas em 18 países e territórios e promover a autossuficiência por meio de 114 bolsas de estudo em 11 países.

Parceiros como a myAgro e a One Acre Fund fornecem recursos e educação para ajudar pequenos agricultores em todo o mundo a aumentar sua própria e, portanto, a sua comunidade a prosperar.

Com essa ajuda, pessoas como Godfrey, da Tanzânia, podem aumentar suas safras e renda para pagar por coisas como a educação de seus filhos.

Outro parceiro de segurança alimentar é a CARE, uma organização humanitária internacional que trabalha predominantemente em países africanos para combater a pobreza e a fome.

No Benin, a anemia por deficiência de ferro é um efeito comum da desnutrição, principalmente em mulheres.

Françoise Koboude, 36 anos, sentiu os efeitos da anemia durante as três primeiras gestações: ela frequentemente se sentia cansada e tonta.

A CARE e os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias deram a ela um Lucky Iron Fish (peixe de ferro da sorte), que como o próprio nome indica, é um pequeno pedaço de ferro em forma de peixe projetado para liberar uma quantidade saudável de ferro quando adicionado a uma refeição culinária.

No final de 2020, 9 mil Lucky Iron Fish foram distribuídos apenas no sudeste do Benin, afetando cerca de 45 mil pessoas. A anemia caiu de 100% para 20% e, durante a quarta gravidez, Françoise se sentiu saudável.

“Tive perfeita saúde física durante toda a gravidez até o parto. Não sentia cansaço ou tontura – minha vida se tornou um milagre”, disse Françoise aos Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias.

Estou feliz por ter este ‘peixe que dá vida’. Graças a esta parceria, aprendi sobre a anemia e os meios de prevenção”.

Projetos de água potável

Juntamente com os esforços para levar alimentos a partes vulneráveis ​​do mundo em 2020, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias trabalharam para levar fontes sustentáveis de água limpas e ​higiene a 593.025 pessoas em 23 países e territórios.

Em áreas como San Pedro, Bolívia, a Water For People continua a expandir e melhorar o acesso à água potável, com o objetivo de alcançar todas as famílias, escolas e clínicas.

Isidora, de 35 anos, trabalhou duro como mãe solteira, inclusive carregando baldes de água uma hora e meia todos os dias da única fonte de água da cidade.

Graças à Water For People, Isidora conseguiu instalar uma torneira de água em sua própria casa – permitindo assim que ela cuide de seus dois filhos e trabalhe em sua fazenda; Isidora relatou:

“A água faz parte da vida e sem ela não podemos viver. Agora estamos em paz. Meu filho mais novo, Abel, é como um sapo na água! Ele adora tomar banho. Isso é um luxo que não tínhamos antes da torneira ser instalada em minha casa. Agora, nos sentimos sortudos por tomar banho quando quisermos. Acho que realmente são as coisas simples da vida que significam muito.”

Melhorando a saúde por meio de saneamento e imunização

Além da água potável, um banheiro adequado é uma coisa simples que muda vidas. A falta de água limpa e saneamento adequado cria sérios problemas de saúde para as pessoas que vivem nessas condições, desde diarreia regular devido à água suja a doenças mortais causadas pela exposição a contaminantes e resíduos humanos inadequadamente descartados.

Folomina e seus filhos frequentemente ficavam doentes porque as moscas infestavam sua casa, a maioria das latrinas em suas aldeias não tinham telhado e alagavam quando chovia.

Quando Folomina teve a oportunidade de construir a primeira latrina melhorada de sua comunidade, ela não só aprendeu, mas também está educando sua comunidade e outras aldeias vizinhas sobre o quanto um banheiro sanitário pode melhorar suas vidas.

“Isso melhorou nossa saúde e não ficamos mais doentes”, disse ela à Water For People.

Visto que lutar contra doenças e proteger a saúde não apenas preserva a vida, mas também melhora vidas, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias ajudaram em 10 campanhas de imunização em países em desenvolvimento no ano passado.

Concentrando-se em áreas do mundo onde as vacinas não estão prontamente disponíveis para doenças que podem ser eliminadas, como difteria, gripe, tétano, poliomielite, sarampo, malária, rubéola e muito mais, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias e parceiros como UNICEF, OMS, MSF e a Cruz Vermelha alcançaram 7.188.356 pessoas em oito países.

Outros esforços para melhorar a saúde em todo o mundo

Outros esforços relacionados à saúde incluem atender 16.473 pessoas em 9 países com cuidados maternos e neonatais, fornecendo treinamento e equipamentos.

Em 2020, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias ajudaram a treinar 8.873 parteiras e cuidadoras, lutando contra o fator mais comum de morte materna e infantil: a falta de profissionais qualificados.

Para melhorar a qualidade de vida, cadeiras de rodas foram dadas a 17.381 pessoas em 16 países durante 2020 por instituições de caridade e parceiros dos santos dos últimos dias.

Assistência à visão, Mary, uma menina de apenas 10 anos teve a possibilidade de realizar uma cirurgia de catarata no Malaui, e 401.548 pessoas em 17 países também realizaram a cirurgia, de acordo com a organização parceira Sightsavers.

De acordo com a Sightsavers, quase metade da deficiência visual é tratável ou evitável. Em partes vulneráveis do mundo, algumas das causas incluem doenças evitáveis e infecções como a oncocercose.

Uma outra organização parceira, a ShelterBox, fornece kits de abrigo em caixas com outros suprimentos essenciais para pessoas desalocadas como Fátima, de 7 anos.

Fátima mora com sua mãe, Samira, seus irmãos e sua bisavó em um acampamento em Idlib, na Síria, depois de ser forçada a deixar suas casas pela guerra de uma década e perder a irmã de Fátima em um ataque aéreo.

Os meses de inverno como refugiado são particularmente desafiadores para as famílias em Idlib.

A ShelterBox e os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias puderam fornecer a Fátima e sua família suprimentos de inverno, como cobertores, agasalhos, lonas e lâmpadas.

Em 2020, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias fizeram parceria com 23 organizações para alcançar 1.813.072 refugiados.

Nos EUA, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias ajudaram 8.988 pessoas durante o reassentamento em 2020 e ajudou mais de 12.000 imigrantes por meio de parcerias com organizações comunitárias e faculdades de direito.

“Em todo o mundo, nossos membros, amigos e a Igreja ajudam as comunidades a apoiar os refugiados e fornecer água, saneamento, mobilidade para deficientes e cuidados com a visão – uma pessoa, uma aldeia, uma árvore de cada vez”, disse o Élder Gong na Conferência Geral de outubro de 2020.

“Em todos os lugares, procuramos ser bons pais e bons cidadãos, para contribuir com nossa vizinhança e sociedade, inclusive por meio de instituições de caridade santos dos últimos dias.”

Servir ao próximo é a prioridade

Embora 2020 represente um aumento impressionante nos esforços globais os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias, é apenas isso – um aumento dos esforços que vêm ocorrendo desde o lançamento da organização em 1984, quando os membros da Igreja arrecadaram 6,4 milhões de dólares em um único dia de jejum para ajudar pessoas na África oriental afetadas por uma seca.

Desde então, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias ajudaram a administrar mais de 2,5 bilhões de dólares em assistência em 199 países e territórios.

Essa quantia não contabiliza o trabalho voluntário, nem pode contabilizar o efeito cascata do impacto os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias.

Os Serviços à Família e os grupos de autossuficiência contribuem para as muitas maneiras pelas quais os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias impactam vidas em todo o mundo.

“[Nós] realmente buscamos viver o primeiro e o segundo grande mandamento”, resumiu o Presidente Russel M. Nelson no lançamento do Relatório Anual de 2020.

“Quando amamos a Deus de todo o coração, Ele volta nosso coração para o bem-estar dos outros em um ciclo belo e virtuoso.”

Para saber mais quais são as frentes de trabalho humanitário da Igreja de Jesus Cristo clique aqui.

Fonte: Meridian Magazine

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *