fbpx

Como não retroceder espiritualmente durante a quarentena

Mais alguém descobriu que de repente temos muito mais tempo livre? Parece ser uma coisa que está acontecendo no mundo inteiro neste momento. A COVID-19 trouxe muitas coisas negativas, mas tenho tentado ver o lado positivo desta situação. Pessoalmente, comecei a passar muito mais tempo lendo as escrituras durante a quarentena!

A vida nas escrituras

Eu estava recentemente lendo Éter e me deparei com esta escritura:

“E agora prossigo meu registro; pois eis que aconteceu que o Senhor levou Jarede e seus irmãos até aquele grande mar que divide as terras. E quando chegaram ao mar, armaram suas tendas; e deram ao lugar o nome de Moriâncumer; e habitaram em tendas, à beira-mar, pelo espaço de quatro anos.”

Talvez você já saiba o que aconteceu a seguir:

“E aconteceu, no fim de quatro anos, que o Senhor tornou a aparecer ao irmão de Jarede; e estava numa nuvem e falou com ele. E pelo espaço de três horas falou o Senhor com o irmão de Jarede e repreendeu-o por não se ter lembrado de invocar o nome do Senhor.”

Com a pandemia em mente, estas escrituras chamaram minha atenção. Posso não viver numa tenda, mas estou muito mais tempo em casa hoje em dia. Podemos até ficar sem reuniões sacramentais durante quatro anos, mas sei a nossa situação não continuará mais do que algumas semanas.

Quando tudo isto acabar e voltarmos às nossas casas para a adoração dominical, não quero que o Senhor me castigue. Eu até me perguntei: “estou me lembrando de invocar o nome do Senhor?”

Sem igreja a cada domingo, pode ser fácil se tornar complacente. O dia do Senhor pode começar a parecer com todos os outros dias da semana. Meu coração fica pesado quando penso nas muitas pessoas que poderiam dar passos espirituais para trás durante este tempo.

O que podemos fazer?

Esta época de pandemia não é uma desculpa para relaxar sobre o evangelho. De fato, o Presidente Nelson disse durante a última Conferência Geral: “nunca foi mais imperativo saber como o Espírito fala com vocês do que agora.” Devíamos usar este tempo extra em casa para nos tornarmos ainda mais como o nosso Salvador Jesus Cristo.

Por isso, criei uma lista de coisas que todos nós podemos fazer para nos mantermos espiritualmente em forma, independentemente de nossa situação. Espero que possamos ser ajudados ou que possamos ser inspirados a ajudar os outros! Podemos passar por essa quarentena!

  1. Reserve tempo para estudar

Primeiro, certifique-se de reservar um tempo certo para o estudo do evangelho. Pode ser de manhã, durante seu horário de almoço ou mesmo antes de dormir. Não tem problema! Você também não precisa estudar por um tempo definido. Talvez você tenha uma hora ou talvez só cinco minutos. O Senhor aceitará qualquer quantidade de tempo que você tiver para oferecer!

O importante é que você faça um esforço consciente para dar valor ao evangelho. Ouça um discurso da conferência enquanto se exercita ou faz o jantar. Veja um vídeo da Bíblia antes de dormir. Leia um capítulo das escrituras todos os dias. Existem infinitas maneiras de alcançar esse objetivo, especialmente quando estamos em quarentena.

Se não reservar um tempo específico para estudar, vamos acabar deixando as escrituras de lado. O estudo perde importância e não ganhamos tudo o que poderíamos receber. Quando as escrituras se tornam parte de nossas rotinas e fazemos delas uma prioridade, sentimos o Espírito muito mais forte.

  1. Foque em orações significativas

Meu relacionamento com o Pai Celestial melhora sempre quando me esforço para melhorar a forma como oro. Acredite, sei como pode ser difícil. O Élder Christofferson deu um discurso maravilhoso sobre como fazer orações mais significativas. Ele disse:

“Nossas orações podem ser breves durante o dia, e é o que flui de nós naturalmente. Quanto mais nos aproximamos Dele, mais isso acontece automaticamente e podemos sentir essa proximidade com o Senhor. É como ter um amigo e caminhar juntos pelo corredor na escola. Vocês querem conversar sobre o que está acontecendo naquele momento.  E, ao aproximarem-se de Deus, essa companhia, essa amizade se preferir, tende a desenvolver-se da mesma forma.”

Eu amo a ideia de que devemos criar uma amizade com Deus. Ele nos ama! Sei que, fazendo orações com mais atenção, sentiremos a mão Dele mais vezes em nossas vidas.

O Élder Christofferson também aconselhou que também deveríamos procurar oportunidades para fazer orações mais longas. Crie um momento calmo e permita-se ser ensinado pelo Espírito. Se tiver muitos filhos por perto, as orações de quarentena podem ser difíceis. Saiba que o Senhor vê o seu esforço.

Orar com real intenção trará tanta paz e conforto durante este momento de medo e ansiedade. Siga os conselhos que lhe são dados pelo Espírito!

  1. Estude o Vem, e Segue-Me

Os nossos líderes foram tão inspirados quando eles nos apresentaram o programa Vem, e Segue-me! Este manual é para todos e abençoará imensamente a nossa vida. A minha família tem visto tantos milagres a medida que o estudamos todas as semanas.

Cada indivíduo e família sentirá algo diferente com o Vem, e Segue-Me. Alguns o estudam todos os dias e outros só aos domingos. Faça o que é melhor para você e para a sua situação. O manual tem tantas idéias, atividades e incentiva a inspirar a aprendizagem do evangelho.

  1. Encontre formas de servir

Por último, o mundo precisa de muita bondade neste momento. Servir não só vai iluminar a vida dos outros, mas vai nos ajudar a nos sentir melhor também! Há tantas maneiras de servir as pessoas, mesmo quando estamos todos dentro de casa.

Envie uma escritura para alguém, faça uma chamada de vídeo com um amigo, doe para uma instituição de caridade ou costure máscaras! Ofereça-se para ir ao mercado para um vizinho que não pode sair de casa. Cante um hino para um amigo.

Mosias 2:17 diz,

“E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus.”

Quando servimos os outros, estamos servindo ao nosso Pai Celestial. Portanto, nos aproximamos cada vez mais Dele! Voltar-se para o exterior neste momento vai nos ajudar a trazer o Seu espírito para as nossas vidas e continuar a melhorar mesmo sem as nossas reuniões de domingo.

Você consegue!

São tempos difíceis, eu sei. Sirva, leia as escrituras e se aproxime mais de Cristo. Ele nos ama e é a luz que nos fará passar por estes momentos de escuridão. Oro para que todos voltemos à Igreja quando isto acabar e descubramos que somos pessoas melhores do que éramos antes!

 

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como uma rotina te ajudará a encontrar alegria durante o isolamento

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *