fbpx

O que significa “sucesso” no evangelho do Salvador

Sucesso significa êxito, triunfo, vitória, feito, conquista, glória. É uma palavra muito usada hoje em dia. Certa pessoa teve muito sucesso financeiro. Aquela outra é bem-sucedida, pois é famosa. Essa aqui é um sucesso pois obteve os mais altos títulos acadêmicos. Aquele outro é um sucesso nos esportes – onde vai é reconhecido a aplaudido.

Embora nos possamos desejar o sucesso nas diversas áreas da nossa vida – e isso não seja mal – quando a glória do mundo, o prestígio dos homens, as curtidas no perfil da rede social, o aplauso das multidões etc. se tornam nosso objetivo principal, o verdadeiro sucesso – cujo significado é extraído do evangelho do Salvador – se torna improvável e, se não houver uma mudança abrupta no rumo, inalcançável.

Sucesso no mundo, sucesso em Deus

O que estou querendo dizer é que uma pessoa pode ter muito sucesso nas “coisas deste mundo”, sem, contudo, obter o verdadeiro e duradouro sucesso – que é a aprovação divina e a vida eterna com Deus (D&C 11:7)

A história do Rico e do Lazaro, em Lucas 16, ilustra bem esse ponto:

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;

E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:19-31)

A pungente lição desta parábola pode ser encontrada nas palavras de um missionário do Livro de Mórmon chamado Amuleque:

“Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para o encontro com Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores.

E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado.” (Alma 34:32-33)

Como obter sucesso

Nosso profeta, o Presidente Russell M. Nelson disse a juventude (mas seu conselho se aplica para todas as pessoas, de todas as partes e de todas as idades):

“[Sua] capacidade de ser mais inteligentes e mais sábios e de exercer mais influência no mundo, maior do que [a de outros] de qualquer outra geração, depende completamente do nível de sua devoção a Jesus Cristo. Quanto mais vocês O seguirem, mais sucesso vocês terão.

(…) Vou lhes confessar algo pessoal: gosto de descobrir fórmulas. Gosto de descobrir os elementos-chave de uma situação e como combiná-los para garantir que eu tenha sucesso. Por exemplo, quando eu era jovem e exercia a profissão de cirurgião cardíaco, aprendi que é possível parar temporariamente o coração humano, mudando a proporção de sódio e potássio no sangue que nutre o coração. Em seguida, para fazer o coração voltar a bater, basta restaurar novamente essa proporção normal de sódio e potássio. Funciona muito bem. É uma das muitas leis divinas que os médicos aprendem a obedecer.

(…)

Bom, mas a fórmula que eu vou dar agora é para a vida toda de vocês. É a seguinte: Quanto mais perto do Pai Celestial e de Jesus Cristo vocês estiverem, obedecendo aos Seus mandamentos e guardando os convênios que fizeram com Eles, mais felizes vocês serão. Ao viverem os padrões ensinados no livreto Para o Vigor da Juventude (…), mais fácil será se afastarem dos modismos extremos, das falsas filosofias e das implacáveis tentações do mundo. Fazer essas coisas vai aumentar sua capacidade de ser uma influência positiva entre seus amigos, familiares e outras pessoas. Essa fórmula sempre funciona. Em termos simples, quanto mais vocês seguirem o exemplo de Jesus Cristo, mais bem-sucedidos vocês serão.” (4 de fevereiro de 2019, “Um convite pessoal para participar do seminário e do instituto”, lds.org)

Assim, o verdadeiro sucesso não depende de coisas. Ele não depende de sua condição de solteiro, casado, viúvo. Não tem haver com idade, oportundiade de estudo ou trabalho. O sucesso, o verdadeiro sucesso, vem quando seguimos Jesus Cristo. Essa resolução e compromisso abençoam todos os aspectos de nossa vida. Como o sábio rei Benjamim disse:

“E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse.” (Mosias 2:41)

Sucesso é mais do que reconhecimento, fama e dinheiro

A inumeráveis exemplos nas escrituras de pessoas humildes, pobres, rejeitadas, aflitas, desprezadas e angustiadas – que tiveram sucesso. De fato, essas pessoas foram santificadas “pelo Espírito Santo, havendo suas vestimentas sido branqueadas, achando-se puros e imaculados perante Deus, só viam o pecado com horror; e houve muitos, e grande foi o seu número, que foram purificados e entraram no descanso do Senhor seu Deus.” (Alma 13:12).

É triste ver que o jovem rico, tão obediente e fiel, ficou triste quando o Senhor lhe pediu que abandonasse suas riquezas e as consagrasse aos pobres. Ele não conseguiu, ao menos até onde lemos, deixar seu sucesso mundano de lado. Será que nós conseguiremos?

O Salvador propôs a pungente questão:

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

De maneira nenhuma Ele quis dizer que não devemos trabalhar e buscar sucesso nas coisas deste mundo. Entretanto, a prioridade deve ser a nossa salvação, de nossa família e de toda família humana.

Falando em família, o Elder Dieter F. Uchtdorf lembrou a famosa frase do Presidente David O. Mckay “nenhum sucesso na vida pode compensar o fracasso no lar” e disse:

“Precisamos dar alta prioridade à família. Edificamos um relacionamento familiar profundo e amoroso fazendo coisas simples, como o jantar em família e a reunião de noite familiar, ou simplesmente nos divertindo juntos. No relacionamento familiar, o amor se soletra assim: t-e-m-p-o, tempo. Reservar tempo para passar uns com os outros é a chave para a harmonia no lar. Temos que conversar uns com os outros, em vez de falar uns dos outros. Aprendemos uns com os outros e valorizamos nossas diferenças e também as coisas que temos em comum. Estabelecemos um vínculo divino uns com os outros ao achegar-nos a Deus juntos, por meio da oração familiar, do estudo do evangelho e da adoração aos domingos.” (“As Coisas Que Mais Importam”, Conferência Geral outubro de 2010)

Ao seguirmos os princípios do evangelho teremos sucesso. Seremos felizes a despeito das dificuldades da vida, pois teremos garantida a vida eterna com nosso Deus. Se buscarmos primeiro as coisas de Deus – o sucesso em Deus, as demais coisas nos serão acrescentadas, no tempo e modo Dele.

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Vem e Segue-me – Lição 20 – “Que me falta ainda?” – Mt...
orar
Sugestões da irmã Christofferson que mudarão o que você entende...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *