fbpx

O que é um Assistente do Presidente da Igreja? Esse chamado existe hoje?

Esse é um chamado especial que foi necessário no começo de nossa dispensação. Mas não temos esse chamado na Igreja hoje.

“Em 5 de dezembro de 1834, o Profeta Joseph Smith ordenou Oliver Cowdery como Presidente Assistente da Igreja (ver History of the Church, vol. 2, p. 176). Ele estivera com o Profeta quando os Sacerdócios Aarônico e de Melquisedeque foram restaurados. Quando a Igreja de Jesus Cristo foi organizada em 1830, Oliver era a mais alta autoridade da Igreja depois de Joseph, na qualidade de ‘segundo élder’ (ver D&C 20:2–3).

Sempre que a autoridade ou as chaves do sacerdócio foram restauradas, Oliver estava com o Profeta Joseph.

‘Era necessário, de acordo com a divina lei das testemunhas, que Joseph Smith tivesse um companheiro que possuísse essas mesmas chaves’ (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 1994, vol. 1, p. 228, tradução atualizada).

Oliver Cowdery deveria não apenas auxiliar Joseph Smith a presidir a Igreja, mas também deveria erguer-se como segunda testemunha da Restauração (ver D&C 6:28; ver também 2 Coríntios 13:1).

Em 1838, Oliver Cowdery perdeu seu cargo de Presidente Assistente por apostasia e excomunhão, mas em 1841 o Senhor chamou Hyrum Smith para ocupar esse ofício (ver D&C 124:94–96). O Presidente e o Presidente Assistente, ou a primeira e a segunda testemunhas, viriam a selar seu testemunho com o próprio sangue na Cadeia de Carthage” (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2002, p. 153; grifo do autor).

O Presidente Joseph Fielding Smith (1876–1972) descreveu como a lei das testemunhas (ver 2 Coríntios 13:1) foi cumprida por Oliver Cowdery estando ele presente todas as vezes que as chaves do sacerdócio foram restauradas:

“O Senhor chamou Oliver Cowdery como segunda testemunha para ficar à testa desta dispensação, assistindo o profeta na retenção das chaves. Os registros nos informam que sempre que o Profeta recebeu autoridade e as chaves do sacerdócio dos céus, Oliver Cowdery compartilhava a outorga desses poderes com o Profeta. Houvesse permanecido fiel e sobrevivido ao Profeta nessas condições, Oliver Cowdery teria sido seu sucessor como Presidente da Igreja, em virtude de seu chamado” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 1994, vol. 1, pp. 230–231; grifo do autor, tradução atualizada).

Como Oliver não permaneceu fiel, em 19 de janeiro de 1841, “o Senhor instruiu Joseph Smith a ordenar Hyrum Smith, conferindo-lhe todas as chaves, autoridade e privilégios concedidos a Oliver Cowdery, e fazendo dele ‘o segundo Presidente’ da Igreja” (Doutrinas de Salvação, vol. 1, p. 238, tradução atualizada).

O Presidente Brigham Young (1801–1877) disse:

“Se Hyrum tivesse sobrevivido, ele não teria ocupado um cargo abaixo de Joseph e acima dos Doze, mas teria ficado no lugar de Joseph. O Profeta Joseph ordenou algum homem para ocupar seu lugar? Sim. Quem? Hyrum, mas ele morreu como mártir diante de Joseph. Se Hyrum tivesse sobrevivido, ele teria ocupado o lugar de Joseph” (“Conference Minutes” [Atas de Conferência], Times and Seasons, 15 de outubro de 1844, p. 683).

Hoje não temos mais esse chamado na Igreja, e o Presidente Joseph Fielding Smith (1876–1972) explicou por que:

“Às vezes, surge a pergunta: Se Oliver Cowdery foi ordenado para possuir as chaves juntamente com o Profeta e, após perdê-las por transgressão, essa autoridade foi conferida a Hyrum Smith, então por que não seguimos hoje a mesma ordem das coisas na Igreja, tendo um Presidente Assistente, além de dois conselheiros na Primeira Presidência?

A resposta é muito simples. Porque a condição peculiar que exige duas testemunhas para estabelecer a obra deixa de existir depois que a obra está estabelecida. Joseph e Hyrum Smith ficaram à testa desta dispensação, possuindo as chaves conjuntamente, como as duas testemunhas necessárias para cumprir a lei, conforme determinado por nosso Senhor em Sua resposta aos judeus (ver Mateus 18:16). Uma vez que o evangelho nunca mais será restaurado, essa condição jamais ocorrerá. Todos nós voltamos os olhos para as duas testemunhas especiais, chamadas a testificar em pleno acordo com a lei divina” (Doutrinas de Salvação, vol. 1, p. 240; grifo do autor, tradução atualizada).

Portanto, hoje esse cargo não existe mais.

Boa parte do texto deste artigo foi extraído do Manual “Ensinamentos dos Profetas vivos”, manual do estudante, capítulo 3.

Relacionado:

Oliver Cowdery – Pequena Biografia dos Apóstolos dos Últimos Dias

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Os santos dos últimos dias acreditam em dinossauros?
Acabou o FSY... e agora? 4 dicas para manter a chama do Espírito...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *