fbpx

Dicas para conversar sobre o evangelho com os filhos

falar do evangelho com os filhos

Vamos falar a verdade, temos todos os tipos de conversas com nossos filhos durante o curso do dia, mas às vezes ainda pode ser estranho falar de temas mais profundos do evangelho, se não é algo que estamos acostumados a fazer. No entanto, em um mundo onde mensagens de todos os tipos (muitas vezes contrárias às nossas crenças) estão sendo transmitidas para nossas famílias de várias formas de mídia, é ainda mais importante ter discussões frequentes sobre as verdades do evangelho com nossos filhos. Aqui estão algumas dicas para os pais que necessitam de orientação sobre falar com os filhos de modo bem-sucedido sobre tópicos do evangelho:

1. Espontaneidade

Às vezes queremos discutir algo realmente sério, temos que reservar um tempo especial, colocar nossa roupa de domingo e sentar compostura como se fôssemos fazer uma entrevista de trabalho. Não é assim que funciona, principalmente quando se lida com nossos filhos. Na maioria das vezes, uma mensagem é melhor recebida quando nossa guarda abaixada e nos sentimos à vontade. Isso significa que podemos puxar uma conversa sobre o casamento do templo ou a distância de Kolob durante uma viagem pela estrada ou conversando tarde da noite. O Élder Tad Callister menciona: “Lembro-me das perguntas e discussões do evangelho na mesa de jantar”. Então não subestime o poder da espontaneidade — o Espírito irá segui-lo até a discussão improvisada e ajudar a mensagem a penetrar o coração de seu filho.

2. Permita-os ter dúvidas

Dúvidas (e perguntas) podem ser um meio de fortalecer a fé. Não suprima o desejo do seu filho de expressar as dúvidas. Colocar de lado perguntas é, de fato, uma maneira de impedir que seus filhos se sintam seguros o bastante para fazer mais perguntas. E como a adolescência é um momento crucial para que eles desenvolvam um testemunho, é ainda mais importante que você trate as perguntas deles com cuidado.

3. Buscar respostas juntos

Não ignorar perguntas é extremamente importante para mostrar a seus filhos que você não tem todas as respostas. Por quê? Porque você terá a oportunidade de demonstrar o verdadeiro estudo do evangelho e ensinar a arte de ponderar. Quando seus filhos o observarem buscando respostas nas escrituras e por meio da oração e do jejum, ao invés de apenas consultar o Google, eles verão um padrão que os servirão bem ao longo da vida.

4. “O prefeito amor lança fora todo o medo”

Mesmo quando as opiniões diferem, mostrar amor aos filhos é o que há de melhor a se fazer. Manter uma relação estreita, não importa o que aconteça, vai ajudar seus filhos a ver que você os valoriza e vai motivá-los a vir para você quando eles estiverem confusos ou precisarem de ajuda para lidar com questões espirituais.

5. Identifique a presença do Espírito Santo

Não importa como termina sua discussão, seja com mais perguntas ou todas as respostas, seu filho vai se sentir consolado sabendo que o Espírito Santo nos guia quando permitimos. Quando indicamos que a nossa “bússola” para a discussão tem sido o Espírito, nossos filhos vão anotar mentalmente. Com o tempo, esse princípio se tornará uma âncora na vida deles e fornecerá segurança espiritual em um mundo cada vez mais espiritualmente transitório.

Você tem alguma boa dica para falar com seus filhos sobre o evangelho? Compartilhe nos comentários!

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Como ensinar os filhos sobre sexualidade de modo saudável

 

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *