fbpx

Como ensinar os filhos sobre sexualidade de modo saudável

falar de sexualidade com os filhos

Mães e pais precisam conversar com seus filhos sobre a beleza da sexualidade saudável. Muitas vezes, logo antes do casamento, o pai vai falar com o filho que está prestes a se casar, e a mãe vai falar com a filha que está prestes a se casar.

Eu recomendo que ambos os pais tenham para falar com o filho/filha prestes a se casar. Por exemplo, a mãe pode ajudar seu futuro genro a entender que um corpo feminino é diferente do masculino e que a mulher precisa de estimulação física diferente para chegar ao clímax sexual. Ela pode ajudar seu filho a saber que as mulheres geralmente desejam uma conexão emocional antes de atingirem o desejo de contato físico sexual. Um pai pode explicar para o filho que está prestes a se casar qual o seu papel no quarto conjugal. Ele pode explicar que seu filho deve proteger sua nova esposa, respeitá-la e nunca a forçar a fazer nada no quarto que a deixe desconfortável. Um pai pode explicar a sua filha que ela pode esperar para ser protegida por seu marido e que em nenhum momento ela deve ser forçada a fazer qualquer coisa que a deixe desconfortável.

Um pai pode explicar de forma semelhante à sua filha o que a sexualidade saudável significa para um homem. Ele pode ensinar que parte da maneira de um marido de se conectar com sua esposa é por meio de relações físicas. Uma mãe pode explicar à sua filha que ela é realmente uma pessoa atraente e que a sexualidade saudável é tão importante para ela como é para seu futuro marido. Uma mãe pode enfatizar que é bom ter sentimentos sexuais, desejo de exploração sexual e aprender juntos o que tanto o marido e a mulher desfrutem dos momentos de intimidade. Os pais podem explicar que juntos, com respeito mútuo, a noiva e noivo podem desfrutar deste maravilhoso e belo presente reservado para marido e mulher que são casados e desejam ser um.

Envolver o evangelho na conversa

O ensino da sexualidade saudável naturalmente precisa ser entrelaçado com a bela bênção da expiação de Jesus Cristo. É muito importante para os jovens saberem que a bela e surpreendente expiação de Jesus Cristo lhes confere o privilégio de um perdão completo na área das transgressões sexuais e do pecado sexual. Quando os jovens entendem e abraçam essa verdade, que podem e são perdoados de relações sexuais fora dos laços do matrimônio por meio da expiação de Jesus Cristo, então a vergonha é removida, o que permite que os jovens sintam o verdadeiro remorso por suas ações enquanto tomarem os passos importantes no processo de arrependimento. Como pais e líderes, podemos ajudar os jovens a compreenderem o processo de arrependimento completo e o perdão é uma jornada bela, que purifica e cura e que os levará para mais perto de seu Salvador Jesus Cristo. É Ele que oferece a eles, por meio de Sua expiação, amor, aceitação e remoção da vergonha, permitindo a responsabilização por meio do amor e do processo de arrependimento pessoal.

Ensinar sexualidade saudável significa ensinar nossos filhos sobre como é surpreendente o dom da sexualidade em nossa vida. Devemos ensinar desde tenra idade que:

  • A sexualidade é destinada a ser explorada e vivida no momento certo com a pessoa certa.
  • Não há vergonha na sexualidade saudável.
  • A sexualidade é uma parte natural e bonita da vida. Não é segredo.
  • A sexualidade saudável é destinada a ser preparada para e vivida quando uma experiência sexual puder ser emocionalmente processada, explorada e apreciada dentro dos laços do casamento.

O Pai Celestial deu a Seus filhos o dom da sexualidade não só para procriar, mas também para unificar um marido e esposa e com o propósito de agradar e edificarem-se mutuamente de formas sagradas e belas que devem ser protegidas, nutridas e respondidas. Nós temos a oportunidade e a responsabilidade únicas como pais de ensinar princípios corretos sobre a sexualidade saudável para nossos filhos e ajudá-los a preparar-se para o dia em que viverão este belo presente de Deus dentro dos laços do sagrado matrimônio.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Os perigos do uso de metáforas ao ensinar os jovens sobre sexualidade

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *