Uma pequena capela histórica na 21st Street, em Ogden, Utah, revela uma história profunda de fé, serviço e inclusão.

Construída em 1917 para a Ogden Branch for the Deaf, foi um dos primeiros edifícios no oeste dos EUA projetado para servir membros surdos da Igreja. Por 80 anos, foi ponto de encontro para esses membros e inspiração para outras congregações surdas da igreja.

Um novo capítulo: ministério prisional da Igreja

Desde 2001, a capela também passou a atender ao ministério prisional da igreja, acolhendo aqueles que foram encarcerados e buscam renovação espiritual após a libertação.

Após 18 meses de restauração, a capela foi reaberta no domingo, 27 de julho de 2025, em uma cerimônia que coincidiu com o Simpósio Surdo de 2025 em Orem, Utah.

“Muito mais do que um edifício”

Elder Jason Jensen, Setenta de Área em Utah, declarou:

“Este edifício é mais, muito mais do que um edifício. É um santuário. (…) Este edifício é o início da comunidade surda Santos dos Últimos Dias. Ele é o tronco, por assim dizer, e todos os ramos começaram a partir deste edifício.”

Memórias vivas de uma comunidade surda

Três gerações de membros surdos da capela de Ogden se reuniram com emoção na reabertura. Darlene Cochran, membro da terceira geração, compartilhou:

“É simplesmente inacreditável ver este edifício… o quanto ele está absolutamente lindo. […] Você se sente à vontade com pessoas que são surdas como você. Você sente essa conexão […] isso que é comunidade.” 

Inclusão visual e arquitetônica

Projetada pelo arquiteto Leslie Hodgson com apoio da comunidade surda, a capela apresenta piso inclinado, claraboias, janelas amplas e disposição de bancos que favorecem a visibilidade para quem se comunica em língua de sinais. Em 1950, foi feita uma extensão com salão cultural e salas de aula.

Restauração com propósito

Em 2024 até o início desse ano 2025, os sistemas elétrico, hidráulico e de incêndio foram modernizados. Novos bancos, iluminação, carpete, pintura e paisagismo revitalizaram o espaço, preservando detalhes históricos. Segundo Emily Utt, curadora de patrimônio da Igreja:

“As características históricas que destacam a contribuição da comunidade surda foram cuidadosamente preservadas.”

Um lugar para todos

Elder Jason Jensen reforçou a missão da capela:

“Que todos os que entrarem aqui — surdos ou ouvintes, livres ou encarcerados — sintam o Espírito de Jesus Cristo e saibam que pertencem, que são amados.”

Fonte: churchofjesuschrist.org

Veja também