fbpx

Um olhar sobre o ministério profético de 5 anos do Presidente Russell M. Nelson

Presidente Russell M. Nelson

Em seu primeiro discurso público como o 17º profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proferido há quase cinco anos, o Presidente Russell M. Nelson humildemente desviou a atenção de si mesmo para Jesus Cristo e, em seguida, caracteristicamente seguiu em frente.

“O Senhor sempre instruiu e sempre vai instruir e inspirar seus profetas”, declarou ele.  “O Senhor está ao leme! Nós, que fomos ordenados a prestar testemunho de Seu santo nome em todo o mundo, continuaremos a procurar conhecer Sua vontade e segui-la.”

Ao falar em uma transmissão ao vivo do anexo do Templo de Salt Lake na manhã de terça-feira, 16 de janeiro de 2018, o Presidente Nelson falou de começar seu tempo como Presidente da Igreja com “o resultado final em mente”.

“O resultado final que cada um de nós almeja é ser investido com poder em uma casa do Senhor, selados como família, fiéis aos convênios feitos no templo que nos qualificam para o maior dom de Deus, que é a vida eterna”.

Enquanto milhões de pessoas em todo o mundo — dentro e fora da Igreja — se concentravam no Presidente Nelson, ele expressou gratidão ao Senhor, aos seus irmãos e às orações dos Santos dos Últimos Dias. Ele falou com uma humildade que o definiria sua liderança em todos os sentidos.

Em vez de compartilhar seu currículo impressionante e amplo, ele convidou os membros da Igreja a refletirem sobre “o majestoso modo pelo qual o Senhor governa Sua Igreja.”

Em vez de citar instruídos ou famosos, o Presidente Nelson citou um menino de 4 anos que orou para que ele fosse “valente e não tivesse medo.”

E em vez de direcionar o foco dos membros da Igreja para uma agenda ou plataforma pessoal, ele simplesmente pediu que eles permanecessem ou retornassem ao caminho do convênio.

“Seu compromisso de seguir o Salvador, ao fazer convênios com Ele e depois guardar tais convênios, vai abrir a porta para todos os privilégios e bênçãos espirituais disponíveis a mulheres, homens e crianças de todo o mundo”.

Preparação

Apóstolos em Roma

O Presidente Nelson, então com 93 anos, foi designado como 17º presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 14 de janeiro de 2018, depois de servir por 34 anos no Quórum dos Doze Apóstolos.

Ele trouxe uma vida inteira de preparação para sua nova posição. Um cirurgião de renome mundial e homem de tom perfeito que tocava órgão durante as reuniões do quórum, o Presidente Nelson visitou 133 países, participou nas dedicatórias de 31 desses países e abriu portas para a Igreja na Europa Oriental e na China.

Na sede, ele serviu como presidente de cada um dos três comitês administrativos da Igreja – o Conselho Executivo Missionário, o Conselho Executivo do Templo e História da Família e o Conselho Executivo do Sacerdócio e da Família

“Tenho visto o Senhor magnificá-lo, abençoá-lo e moldá-lo para este momento”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, em entrevista ao Church News.

“Ele deu ao Senhor um pacote maravilhoso de matéria-prima para trabalhar, mas eu vi o Senhor abençoá-lo e moldá-lo para se tornar o Profeta do Senhor que nós o sustentamos ser”.

‘Recebendo Revelação’

Presidente Nelson na NAACP

O Presidente Nelson, líder de quase 17 milhões de Santos dos Últimos Dias em todo o mundo, viajou para 35 nações, mudou a organização da Igreja, utilizou tecnologia, conduziu a Igreja durante uma pandemia, fez convites históricos e construiu pontes de entendimento.

Certamente seu ministério acelerado pegou pelo menos alguns fora da Igreja de surpresa. Em 3 de janeiro de 2018, a manchete do Wall Street Journal, anunciando a morte do Presidente Thomas S. Monson, acrescentou: “Provável sucessor. Improvável de alterar o curso da Igreja”.

O artigo não poderia estar mais fora da marca.

Durante o seu mandato como líder da Igreja, o Presidente Nelson dirigiu-se a centenas de milhares de Santos dos Últimos Dias, muitas vezes na sua própria língua, e apelou a reis, presidentes e Primeiros-Ministros.

Ele confortou vítimas de crimes e outras pessoas que sofrem, ensinou crianças, liderou a Igreja através de uma pandemia global e se uniu aos principais líderes da NAACP.

Por meio do sistema de conselhos da Igreja e com o total apoio da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos, Ele também promulgou várias mudanças políticas dentro da Igreja.

Sob sua liderança, os líderes santos dos últimos dias substituíram os mestres familiares e professoras visitantes pela ministração, ajustaram a programação das reuniões dominicais para acomodar o estudo do evangelho centrado no lar e apoiado pela Igreja e pediram aos membros que usassem o nome completo e correto da Igreja.

Ele mudou uma política da Igreja, permitindo que os filhos de pais que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros fossem abençoados quando crianças e batizados; descontinuou uma política exigindo que os casais que se casam civilmente esperassem um ano antes de serem selados no templo; substituiu o “acerto do dízimo” por “declaração do dízimo”; e estabeleceu uma política permitindo que as mulheres servissem como testemunhas de selamentos no templo e mulheres, jovens e crianças sirvam como testemunhas de ordenanças batismais.

“Uma das coisas que o Espírito tem repetidamente gravado em minha mente desde que fui chamado como presidente da Igreja é como o Senhor está desejoso de revelar Sua mente e Sua vontade”, disse o Presidente Nelson durante a conferência geral da Igreja em abril de 2018.

COVID-19

Presidente Nelson

Primeiro como cirurgião cardíaco pioneiro e depois como líder religioso mundial, o Presidente Nelson definiu o seu ministério como um exemplo de compreensão e de cumprimento das leis físicas e espirituais.

Em 2020, O Presidente Nelson abordou a pandemia da COVID-19 como um homem da ciência e como um homem de fé.

À medida que o coronavírus se espalhou pelo mundo, os líderes da Igreja, desejando ser cidadãos globais responsáveis, agiram imediatamente, cancelando as reuniões da Igreja, fechando os 168 templos dedicados da Igreja e retornando missionários aos seus países de origem.

Ainda assim, sob as circunstâncias únicas e difíceis, os líderes da Igreja continuaram, disse o Presidente M. Russell Ballard em uma entrevista ao Church News.

“O trabalho continua”, disse o Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos. “O Senhor nos forneceu a tecnologia para este momento”.

Em meio à pandemia, os líderes da Igreja olharam para frente com a fé que definiu a liderança do Presidente Nelson.

Milhares de jovens santos dos últimos dias aceitaram chamados missionárias, todos recebendo treinamento missionário no lar, em um centro virtual de treinamento missionário e muitos recebendo redesignações temporárias.

A Igreja promulgou com cautela e cuidado uma reabertura gradual dos templos com base nas circunstâncias locais e restrições governamentais; os líderes também iniciaram a construção de 21 novos templos em 2020.

Os líderes da Igreja também celebraram o bicentenário da Primeira Visão de Joseph Smith, não com uma grande celebração, mas convidando os santos dos últimos dias de todo o mundo a aprender a ouvir melhor, e com mais frequência, a voz do Senhor.

E a resposta dos Serviços de Caridade dos Santos dos Últimos Dias à pandemia da COVID-19 tornou-se a maior até à hoje na história da Igreja, com ajuda a ser prestada em mais de 150 países

Em uma entrevista de maio de 2020 ao The Church News, o Presidente Nelson disse: “Mesmo em meio a nuvens de tristeza, o lado bom pode ser encontrado”.

“O propósito da Igreja é trazer as bênçãos de Deus aos Seus filhos dos dois lados do véu”, disse ele.

Em agosto de 2022, o Presidente Nelson viajou para fora de Utah pela primeira vez desde que a pandemia se intensificou em março de 2020.

Depois de rededicar o renovado Templo de Washington D.C., ele deu uma entrevista. “É maravilhoso estar novamente com o povo”, disse ele com grande ênfase, “mas na verdade, eu nunca os deixei”.

O lado positivo da pandemia, disse ele, foi aprender a se envolver com os santos dos últimos dias sem entrar em um avião.

Nos meses que antecederam a rededicação do templo, por exemplo, o Presidente Nelson dirigiu-se, através da tecnologia, aos santos dos últimos dias na Venezuela e na Europa, bem como à Califórnia, Canadá e Oklahoma. Ele também falou com jovens adultos em todo o mundo.

‘Tudo é possível’

Presidente Nelson e Papa Francisco

Em uma entrevista histórica em Roma, Itália, em março de 2019, o Presidente Nelson chamou a dedicação do Templo de Roma Itália de “um momento decisivo na história da Igreja”.

Ele acrescentou: “As coisas estarão avançando num passo acelerado.  A Igreja terá um futuro sem precedentes, inigualável.  Só estamos desenvolvendo para o que está a frente agora.

A irmã Wendy Nelson disse em uma entrevista à imprensa em Brasília, Brasil, em 30 de agosto de 2019, que quanto mais o Presidente Nelson envelhece, mais ele fica “encantado com o futuro”. Ele tem uma urgência contínua sobre tudo o que está fazendo, acrescentou ela. “Sim, há uma urgência.”

O presidente Nelson disse na entrevista que não passa muito tempo olhando para trás. “Há coisas emocionantes pela frente”, explicou. “Este trabalho está avançando em um ritmo acelerado”.

E quando o mundo foi absorvido pela pandemia em novembro de 2020, o Presidente Nelson ofereceu um remédio surpreendente, um que “vai contra as nossas intuições naturais”, para tudo o que aflige o mundo: gratidão.

Bênçãos do templo para os filhos do Senhor

Na Conferência Geral de outubro de 2021, o Presidente Nelson compartilhou um vídeo gravado em frente à fundação do histórico Templo de Salt Lake, que atualmente está em reforma.

“Agora é o momento de cada um de nós implantar medidas extraordinárias, talvez medidas jamais tomadas, para fortalecer nosso alicerce espiritual, disse ele. “Tempos sem precedentes exigem medidas sem precedentes”.

Quando o fundamento espiritual de um indivíduo é construído solidamente sobre Jesus Cristo, vocês não precisam temer. “Ao serem fiéis aos convênios que fizeram no templo, vocês serão fortalecidos pelo poder de Jesus Cristo”.

Como líder de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Presidente Nelson anunciou 118 novos templos, elevando o número total de templos anunciados, dedicados ou em construção para 300.

Na Conferência Geral de outubro de 2022, ele também anunciou planos para construir “vários templos em determinadas áreas metropolitanas em que o tempo de locomoção para um templo já existente seja um grande desafio”, incluindo quatro novos templos na área da cidade do México, México.

“Que nunca percamos de vista o que o Senhor está fazendo por nós agora”, disse Presidente Nelson.

“Ele está tornando Seus templos mais acessíveis. Ele está acelerando o ritmo em que estamos construindo templos.  Ele está aumentando nossa capacidade de ajudar a coligar Israel.  Ele também está tornando mais fácil para cada um de nós nos tornarmos espiritualmente refinados”.

Ele acrescentou: “Prometo que, ao passarem mais tempo no templo, sua vida será mais abençoada do que de qualquer outra maneira.”

Esta é a mensagem desde os primeiros dias da sua presidência histórica de cinco anos.

“Nossa mensagem ao mundo é simples e sincera: Convidamos todos os filhos de Deus, de ambos os lados do véu, a virem a seu Salvador, receberem as bênçãos do templo sagrado, terem alegria duradoura e se qualificarem para a vida eterna”, disse ele.

Fonte: Newsroom

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *