Nenhum conjunto de presépios está completo sem o pequeno grupo de três Reis Magos, trazendo seus presentes de incenso, ouro e mirra.

No entanto, por mais integrais que sejam estes números nas nossas tradições de Natal, temos poucas informações confirmadas sobre quem eram ou de onde vieram. O evangelho de Mateus simplesmente afirma:

“E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”

Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Mas quem eram os três reis magos?

Conforme o Élder James E. Talmadge em Jesus, o Cristo, escreveu sobre os sábios:

“Na verdade, não temos qualquer informação quanto ao seu país, nação, ou tribo de origem. Não sabemos nem mesmo quantos eram, embora a tradição não autorizada os tenha designado “os três magos” e até lhes dado nomes, ainda que não sejam nomeados nas Escrituras, o único registro verdadeiro existente sobre eles, podendo ter sido apenas dois ou muitos”.

Então, quais são algumas dessas “tradições não autorizadas” sobre de onde esses sábios viajaram? A palavra “magos” dá a alguns estudiosos da Bíblia uma pista sobre a origem potencial desses visitantes.

Assim se usa a palavra no texto original grego do Livro de Mateus e pode se referir a uma classe sacerdotal hereditária nas antigas civilizações Persa e Medo.

Hoje, são o Irã e o Iraque modernos. Frequentemente associam esta classe sacerdotal a estudos e astrologia.

os três reis magos
Imagem: Pink frog, Getty Images

Reis, Magos ou Sábios

Portanto, em outras tradições da Igreja ocidental, os sábios vêm de um local diferente—Balthasar como rei da Arábia, Melchior como rei da Pérsia e Gaspar como rei da Índia. Seu status de Reis, em vez de cientistas ou sacerdotes, foi confundiu-se com profecias sobre Cristo, como encontradas em Salmos 68:29:

“Por causa do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.”

Assim, embora não tenhamos nenhuma maneira atual de verificar de onde vieram os sábios, quem eles eram, ou que tipo de vida eles levaram, podemos aprender com seu desejo de procurar o menino Jesus e adorá-lo.

Logo, eles são um símbolo de dedicação e adoração de nosso Senhor.

Fonte: LDS Daily

Leia também